10383
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Quadriláteros: trapézio isósceles e paralelogramo

Plano de aula de Matemática com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Propriedades de quadriláteros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_16GEO01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, esquadros, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL (parte 2) + RAIO X

Aquecimento
O aquecimento traz apenas uma reflexão. Você pode usá-lo nas orientações.

Atividade principal
Na atividade há duas construções propostas: um paralelogramo e um trapézio isósceles. A construção é processual e exige conhecimentos geométricos na prática de tracejar figuras, utilizando instrumentos, bem como na linguagem matemática necessária para explicar as propriedades. Se sua turma não possuir tais habilidades, sugerimos que você grave um vídeo, seguindo a proposta de construção da atividade com o paralelogramo, por exemplo. Em seguida, você propõe, a construção do trapézio, e após discussão dessa etapa, a realização do Raio X. Faça a comunicação por WhatsApp ou em outra plataforma de comunicação como as indicadas nas Discussões. Mantenha um canal de comunicação permanente com sua turma e solicite que os alunos encaminhem as respostas da atividade para posterior discussão.
Sugestão: proponha um glossário aos alunos.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons

No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie

Discussão das soluções
Essa proposta de atividade exige idas e vindas nas discussões. Assim, cada atividade proposta (Atividade principal, Raio X, atividades complementares) requer novas discussões para consolidação das aprendizagens. Retome as produções dos alunos para dar um feedback considerando os equívocos, acertos e dúvidas. Use informações do Encerramento e da Sistematização do conceito. No caso de construções geométricas, seria mais interessante que seu feedback fosse por meio de um vídeo curto, mas você pode optar por áudio ou registros escritos.
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Mas, não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão e também de sugerir a realização das demais atividades desse plano (atividades complementares e Raio X).

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas orientações e/ou discussões

Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões

Raio X
Use o Raio X como complemento à Atividade principal. Não esqueça também de propor a realização das atividades complementares.

Convite às famílias
xxxx

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_16GEO01

(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas