Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE17 de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta e folha de papel A4.
Material complementar:
Mapa do Mediterrâneo (Contextualização):
Manchetes (Problematização):
Para você saber mais:
Nos últimos anos a Europa sofreu com grandes incêndios florestais, principalmente na porção sul do continente (Portugal, Espanha, Grécia e Itália), para grande parte da sociedade esses acidentes naturais são causados pelas temperaturas altas e pela aridez do clima.
No entanto, com o advento dos constantes incêndios, pesquisas têm demonstrado que as alterações da paisagem mediterrânea pode ter relação com os incêndios. Parte da comunidade científica tem relacionado o aumento das queimadas florestais com o avanço das grandes monoculturas de eucalipto e Pinheiro Bravo. Ademais, as mudanças climáticas têm alterado a temperatura dos verões europeus, que vem atingindo temperaturas muito superiores às médias climatológicas verificadas.
Selecionamos alguns textos para você aprofundar:
BARBOSA, Vanessa. Mudanças Climáticas podem colocar a Europa em chamas. Revista Exame. Disponível em <https://exame.abril.com.br/mundo/mudancas-climaticas-podem-colocar-a-europa-em-chamas/>. Acesso em: 25 mar 2019.
“Epidemia” de eucaliptos tem de ser controlada para se evitar incêndios como os de 2017. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/epidemia-de-eucaliptos-tem-de-ser-controlada-para-se-evitar-incendios-como-os-de-2017-9399215.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
FILHO, M. Incêndio em Portugal gera debates sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em: 25 mar 2019.
Incêndios: Quase 90% da área ardida em 2017 foi de pinheiro-bravo e eucalipto. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/incendios-quase-90-da-area-ardida-em-2017-foi-de-pinheiro-bravo-e-eucalipto-9202313.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento do plano é necessário que ao aluno já tenha conhecimento sobre os biomas mundiais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o escreva no quadro a temática da aula. Questione os alunos se eles tiveram conhecimento sobre os grandes incêndios que atingiram a região do sul da Europa nos anos de 2017 e 2018. Relacione os incêndios da Europa com as queimadas que temos em território nacional, principalmente em época de seca.
Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo fazer sentido para o aluno, utilize elementos da sua região, procure saber sobre grandes incêndios ou queimadas no meio natural próximo a sua região.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Exiba o vídeo para os alunos. O pequeno vídeo é uma reportagem sobre os incêndios que atingiram o sul da Europa. Após a exibição da reportagem faça duas simples questões:
- Quais são os países afetados pelos incêndios?
- Quais as causas desses incêndios?
Para facilitar a localização da região, utilize o mapa da região do Mediterrâneo no link abaixo:
Mapa do Mediterrâneo:
Vídeo: Na Europa, França e Portugal enfrentam incêndios florestais. Youtube, 2017 (1min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VgV_yX8WIWg>. Acesso em: 26 abr 2017.
Caso não seja possível utilizar exibir o vídeo, selecionamos um pequeno texto para serem distribuídos aos alunos:
Violentos incêndios florestais atingem o sul da Europa. Correio Braziliense, 18/07/2017. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2017/07/18/interna_mundo,610610/incendio-florestal-atinge-o-sul-da-europa.shtml>. Acesso em: 30 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Exiba o vídeo para os alunos. O pequeno vídeo é uma reportagem sobre os incêndios que atingiram o sul da Europa. Após a exibição da reportagem faça duas simples questões:
- Quais são os países afetados pelos incêndios?
- Quais as causas desses incêndios?
Para facilitar a localização da região, utilize o mapa da região do Mediterrâneo no link abaixo:
Mapa do Mediterrâneo:
Vídeo: Na Europa, França e Portugal enfrentam incêndios florestais. Youtube, 2017 (1min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VgV_yX8WIWg>. Acesso em: 26 abr 2017.
Caso não seja possível utilizar exibir o vídeo, selecionamos um pequeno texto para serem distribuídos aos alunos:
Violentos incêndios florestais atingem o sul da Europa. Correio Braziliense, 18/07/2017. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2017/07/18/interna_mundo,610610/incendio-florestal-atinge-o-sul-da-europa.shtml>. Acesso em: 30 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou entregue as manchetes impressas para os alunos. De forma oral, faça as seguinte para os alunos:
- Qual é o problema indicado pelas manchetes?
- Quais os motivos para que o eucalipto seja considerado um dos vilões das queimadas na Europa?
Nesse momento não entregue nenhum material extra, espere que os estudantes criem ideias genuínas com seus conhecimentos prévios.
Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo ficar mais interessante para os alunos, você pode fazer uma pesquisa de manchetes de incêndios florestais em seu município ou arredores. A comparação entre as duas realidades podem trazer familiaridade do aluno com a temática envolvida.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue em versão impressa aos grupos de no máximo 4 alunos. Os grupo terá que escrever um texto dissertativo relacionando as mudanças na paisagem das regiões do sul da Europa com o crescimento dos incêndios no últimos anos. Para o trabalho é interessante, que se possível, os alunos tenham acesso à internet para pesquisa. Caso isso não seja possível foi feito uma seleção de textos jornalísticos para subsidiar o trabalho.
Para você saber mais: As regiões do sul da Europa tinham, originariamente, a vegetação mediterrânea que tem características de uma flora xerófita com plantas adaptadas a suportarem longos períodos de estiagem. No entanto, grande parte dessa vegetação foi removida e trocada pela monocultura do eucalipto e do pinheiro bravo. Segundo vários especialistas, os incêndios florestais dos últimos anos tem relação direta com a troca da paisagem original, uma vez que, o eucalipto e o pinheiro bravo são plantas exóticas e não adaptadas às condições climáticas do mediterrâneo, ademais, são plantas oleaginosas o que as tornam altamente inflamáveis.
CAMARGO, João. Eucalipturgal, o ecocídio da floresta nacional. Disponivel em: <http://visao.sapo.pt/ambiente/opiniaoverde/joaocamargo/eucaliptugal-o-ecocidio-da-floresta-nacional=f752575>. Acesso em: 30 mar 2019.
DURO, Jacinto Silva. Portugal é o país com maior área de eucalipto. Disponível em: <https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/portugal-e-o-pais-com-maior-area-de-eucalipto-6816>. Acesso em: 30 mar 2019.
FILHO, Mamede. Incêndio em Portugal gera debate sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponivel em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em 30 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta da sistematização. Após a construção dos textos os alunos devem apresentar de forma breve os principais pontos do texto.