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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A relação entre o zoom e a escala cartográfica

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Estabelecer relação entre o zoom e a dimensão de escala cartográfica por meio de tecnologia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_08UND04

Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Google Maps

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
A relação entre o zoom e a escala cartográfica. Para apresentar o tema aos estudantes os convide a conhecer o Google Maps (disponível aqui) Estimule-os, inicialmente, a navegarem à vontade no Google Maps para que eles conheçam as possibilidades de uso dessa ferramenta.

Contextualização
A contextualização proposta no plano de aula é possível de ser realizada no ensino remoto. A única adaptação necessária é um detalhamento maior das orientações que deve ser enviada por mensagem por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Pode ser enviado também, junto com a mensagem abaixo, as imagens de orientação para a navegação no Google Maps. Sugerimos a seguinte mensagem aos alunos:


Caras e Caros estudantes,
Vamos navegar no Google Maps e descobrir como ele pode nos ajudar a entender um importante elemento da linguagem cartográfica?
Ao abrir o site, uma imagem de satélite do Brasil será aberta. Cliquem na opção “Satélite”, no canto inferior esquerdo da tela. Você verá as imagens da Terra por meio de satélite. Existem outras formas de captação de informações da Terra, como por meio do sensoriamento remoto e por meio, mais recentemente, de drones, mas as imagens de satélite têm sido as mais utilizadas, principalmente por meio da utilização de novas tecnologias, como aplicativos de localização em celulares e computadores. Identifiquem, sem mexer no mouse, a escala cartográfica do mapa. Ela está localizada no canto inferior direito da tela. Aumentem o zoom da tela e observem novamente o que aconteceu com a escala. Faça isso algumas vezes e sempre observe a escala. Mudou? Ficou igual? Escreva no seu caderno de Geografia o que você conseguiu concluir sobre a escala cartográfica com a alteração do zoom do Google Maps.

Peça, professor, que os estudantes enviem para você esse parágrafo escrito. Isso pode ser feito por meio textual em e-mail ou WhatsApp. Também pode ser solicitado que o estudante explique em um áudio e envie para você.

Ação propositiva
A ação propositiva também pode ser uma pequena adaptação da proposta original da atividade. Feita a contextualização com êxito (ou seja, o estudante, com a ajuda de um familiar, conseguir mexer no Google Maps) tem totais condições de realização a ação propositiva. Novamente, a única adaptação necessária é o envio da comanda da atividade por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Nesse envio, oriente também o estudante a solicitar supervisão de um familiar.

Sistematização
A sistematização é a finalização do mapa produzido na ação propositiva. Além da orientação, que já está no plano original da aula, acrescente a solicitação de envio do mapa finalizado por e-mail ou como imagem no WhatsApp. Caso seja possível, professor, organize todos os mapas em slides, com uso do Powerpoint ou Google Apresentações, e retorne para a turma. Será uma exposição de mapas online!

Convite às famílias
Está disponível no site do IBGE um Atlas Escolar que apresenta alguns conteúdos geográficos através de animações que auxiliam a compreender a dinâmica de captação de informações por satélites, como por exemplo o GPS (Sistema de Posicionamento Global), Sensoriamento Remoto, Aerofotogrametria, dentre outros assuntos relacionados à cartografia, inclusive a escala cartográfica. Ele está disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_08UND04

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.


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