Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir acerca dos desafios enfrentados pela população indígena na América Latina desde a sua colonização pelos europeus.
Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, folha de sulfite A4 (uma por grupo), revistas, cola, tesoura, lápis preto, borracha, canetinhas, lápis de cor.
Material complementar:
Material Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSGXPzDd7Gwssvrszymt5Fc5NxJ6whpWfQ983DjR55fgwMHdKymfr3mxyar8/geo08-03und05-material-contextualizacao.pdf
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHeYUg565SB6A3egbGhC8rdjYu8Ux8VTd4aH9EFCvg4cpEMqeFn7HkPrFmaM/geo8-03und05-material-problematizacao.pdf
Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTT5pb3wQzRcEt7Vw6rke8XQwNpjkeDutFDD2qAQkyZwXaBNPvVsYyM8yHrC/geo8-03und05-material-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
ALMEIDA, Rodolfo; MARIANI, Daniel; DEMASI, Beatriz. Risco de Extinção: o mapa das línguas indígenas no Brasil. Nexo. 09 mai. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/05/09/Risco-de-extin%C3%A7%C3%A3o-o-mapa-das-l%C3%ADnguas-ind%C3%ADgenas-no-Brasil> Acesso em 20 abr. 2019.
Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina. 2009. Disponível em: <https://www.unicef.org/honduras/tomo_1_atlas.pdf> Acesso em 19 abr. 2019.
CAMPOS, Ana Cristina. Relatório da ONU aponta aumento do número de indígenas na América Latina. Agência Brasil. 22 set. 2014. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/relatorio-da-onu-aponta-aumenta-do-numero-de-indigenas-na-america> Acesso em 19 abr. 2019.
FÁBIO, André Cabette. Mapa mostra onde ocorrem mortes violentas de indígenas no Brasil. Nexo. 11 out. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/11/Mapa-mostra-onde-ocorrem-mortes-violentas-de-ind%C3%ADgenas-no-Brasil> Acesso em 20 abr. 2019.
GOUSSINSKY, Eugenio. Brasil é líder disparado no genocídio de índios na América Latina. R7. 23 abr. 2018. Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/nosso-mundo/brasil-e-lider-disparado-no-genocidio-de-indios-na-america-latina-24042018> Acesso em 18 abr. 2019.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf> Acesso em 19 abr. 2019.
ONU; CEPAL. Os povos indígenas na América Latina: Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos. 2015. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37773/1/S1420764_pt.pdf> Acesso em 21 abr. 2019.
A diversidade dos povos indígenas na América Latina. DW. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962> Acesso em 19 abr. 2019.
Um em cada quatro indígenas latino-americanos vive na pobreza. Carta Capital. 16 fev. 2016. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/um-em-cada-quatro-indigenas-latino-americanos-vive-na-pobreza/> Acesso em 18 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão discutir acerca dos desafios enfrentados pela população indígena na América Latina.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou imprima a imagem e o mapa para os alunos. Caso não seja possível, outra imagem e mapa que mostrem a diversidade de povos indígenas na América antes da chegada dos europeus presentes no livro didático ou em outra material a que tenha acesso podem ser utilizados. A proposta é levantar os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito dos povos indígenas. Peça inicialmente para que observem a montagem de imagens e o mapa e expressem o que eles representam. Espera-se que eles destaquem a diversidade existente e também sua distribuição por todo o continente. Comente com os alunos que segundo o Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina (2009), publicado pela Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83 grupos), México (67 grupos) e Peru (43 grupos).
Por questões de espaço, não foi possível incluir o nome de todos os povos indígenas no slide junto com o mapa, mas eles estão no material anexo caso tenham curiosidade em saber a qual grupo cada número se refere.
Material complementar
Material Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSGXPzDd7Gwssvrszymt5Fc5NxJ6whpWfQ983DjR55fgwMHdKymfr3mxyar8/geo08-03und05-material-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso o município tenha a presença de grupos indígenas é possível traçar paralelos com essa realidade vivida, tanto no que se refere à diversidade quanto ao espaço ocupado.
Para você saber mais:
Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina. 2009. Disponível em: <https://www.unicef.org/honduras/tomo_1_atlas.pdf> Acesso em 19 abr. 2019.
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima a imagem e o mapa para os alunos. Caso não seja possível, outra imagem e mapa que mostrem a diversidade de povos indígenas na América antes da chegada dos europeus presentes no livro didático ou em outra material a que tenha acesso podem ser utilizados. A proposta é levantar os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito dos povos indígenas. Peça inicialmente para que observem a montagem de imagens e o mapa e expressem o que eles representam. Espera-se que eles destaquem a diversidade existente e também sua distribuição por todo o continente. Comente com os alunos que segundo o Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina (2009), publicado pela Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83 grupos), México (67 grupos) e Peru (43 grupos).
Por questões de espaço, não foi possível incluir o nome de todos os povos indígenas no slide junto com o mapa, mas eles estão no material anexo caso tenham curiosidade em saber a qual grupo cada número se refere.
Material complementar
Material Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSGXPzDd7Gwssvrszymt5Fc5NxJ6whpWfQ983DjR55fgwMHdKymfr3mxyar8/geo08-03und05-material-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso o município tenha a presença de grupos indígenas é possível traçar paralelos com essa realidade vivida, tanto no que se refere à diversidade quanto ao espaço ocupado.
Para você saber mais:
Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina. 2009. Disponível em: <https://www.unicef.org/honduras/tomo_1_atlas.pdf> Acesso em 19 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem do monumento Mão, de Oscar Niemeyer, presente na praça Memorial da América Latina ou então a imprima e leia a explicação do próprio arquiteto sobre a escultura. Questione os alunos:
- Já conheciam este monumento?
- O que ele representa?
- Qual a relação da escultura com a frase do próprio arquiteto?
Espera-se que os alunos consigam identificar que o desenho na palma da mão em vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.
Na sequência, projete, imprima ou apenas leia o trecho da música Índios, do Legião Urbana. Caso tenho disponibilidade, é possível deixar que os alunos escutem este trecho da música (a letra completa está disponível no material em anexo). Questione-os então:
- Qual a relação deste trecho da música com a escultura anterior?
- A qual período da história desta porção do continente ela faz referência?
Espera-se que os alunos comentem que o trecho em questão está relacionado ao processo de colonização europeia e à maneira como os indígenas foram tratados pelo brancos, que os exploraram, dizimaram e levaram suas riquezas e que esse "sangue" derramada está representado na escultura.
Por fim, projete ou imprima o mapa que mostra a Distribuição dos povos indígenas atualmente e peça aos alunos que observem suas quantidades e distribuição. A partir da observação, questione-os:
- Em quais áreas observamos uma menor quantidade de indígenas?
- Quais suas hipóteses?
Espera-se que observem o Brasil e que algumas das hipóteses sejam relacionadas ao genocídio, em que o Brasil, segundo reportagens, é o líder disparado na América Latina. Além disso as perdas culturais e linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHeYUg565SB6A3egbGhC8rdjYu8Ux8VTd4aH9EFCvg4cpEMqeFn7HkPrFmaM/geo8-03und05-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Música Índios - Legião Urbana. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/92/> Acesso em 19 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Projete a imagem do monumento Mão, de Oscar Niemeyer, presente na praça Memorial da América Latina ou então a imprima e leia a explicação do próprio arquiteto sobre a escultura. Questione os alunos:
- Já conheciam este monumento?
- O que ele representa?
- Qual a relação da escultura com a frase do próprio arquiteto?
Espera-se que os alunos consigam identificar que o desenho na palma da mão em vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.
Na sequência, projete, imprima ou apenas leia o trecho da música Índios, do Legião Urbana. Caso tenho disponibilidade, é possível deixar que os alunos escutem este trecho da música (a letra completa está disponível no material em anexo). Questione-os então:
- Qual a relação deste trecho da música com a escultura anterior?
- A qual período da história desta porção do continente ela faz referência?
Espera-se que os alunos comentem que o trecho em questão está relacionado ao processo de colonização europeia e à maneira como os indígenas foram tratados pelo brancos, que os exploraram, dizimaram e levaram suas riquezas e que esse "sangue" derramada está representado na escultura.
Por fim, projete ou imprima o mapa que mostra a Distribuição dos povos indígenas atualmente e peça aos alunos que observem suas quantidades e distribuição. A partir da observação, questione-os:
- Em quais áreas observamos uma menor quantidade de indígenas?
- Quais suas hipóteses?
Espera-se que observem o Brasil e que algumas das hipóteses sejam relacionadas ao genocídio, em que o Brasil, segundo reportagens, é o líder disparado na América Latina. Além disso as perdas culturais e linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHeYUg565SB6A3egbGhC8rdjYu8Ux8VTd4aH9EFCvg4cpEMqeFn7HkPrFmaM/geo8-03und05-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Música Índios - Legião Urbana. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/92/> Acesso em 19 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Projete a imagem do monumento Mão, de Oscar Niemeyer, presente na praça Memorial da América Latina ou então a imprima e leia a explicação do próprio arquiteto sobre a escultura. Questione os alunos:
- Já conheciam este monumento?
- O que ele representa?
- Qual a relação da escultura com a frase do próprio arquiteto?
Espera-se que os alunos consigam identificar que o desenho na palma da mão em vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.
Na sequência, projete, imprima ou apenas leia o trecho da música Índios, do Legião Urbana. Caso tenho disponibilidade, é possível deixar que os alunos escutem este trecho da música (a letra completa está disponível no material em anexo). Questione-os então:
- Qual a relação deste trecho da música com a escultura anterior?
- A qual período da história desta porção do continente ela faz referência?
Espera-se que os alunos comentem que o trecho em questão está relacionado ao processo de colonização europeia e à maneira como os indígenas foram tratados pelo brancos, que os exploraram, dizimaram e levaram suas riquezas e que esse "sangue" derramada está representado na escultura.
Por fim, projete ou imprima o mapa que mostra a Distribuição dos povos indígenas nas Américas atualmente e peça aos alunos que observem suas quantidades e distribuição. A partir da observação, questione-os:
- Em quais áreas observamos uma menor quantidade de indígenas?
- Quais suas hipóteses?
Espera-se que observem o Brasil e que algumas das hipóteses sejam relacionadas ao genocídio, em que o Brasil, segundo reportagens, é o líder disparado na América Latina. Além disso as perdas culturais e linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHeYUg565SB6A3egbGhC8rdjYu8Ux8VTd4aH9EFCvg4cpEMqeFn7HkPrFmaM/geo8-03und05-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Música Índios - Legião Urbana. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/92/> Acesso em 19 abr. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A atividade proposta chama-se Mural de fatos e notícias (adaptado de CAMARGO; DAROS, 2018), que possibilita aos alunos discutirem ou debaterem assuntos relacionados à determinado tema, notícia ou fato real. O objetivo é proporcionar uma visão e reflexão maiores a respeito do tema ou assunto (no caso, os desafios enfrentados pela população indígena), formando ideias e conceitos. Trabalha, ainda, competências de comunicação, argumentação, troca de informações, análise e comparação e associação e desenvolvimento de ideias.
Inicialmente, divida a sala em grupos de quatro alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem e habilidades, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Cada grupo deve, então, receber uma folha de papel sulfite tamanho A4 onde deverá ser escrita a notícia. Caso tenha disponibilidade, poderá distribuir revistas para os grupos a fim de que possam utilizar na ilustração ou composição da notícia. Os alunos também poderão elaborar ilustrações próprias. É interessante que os grupos se organizem internamente a fim de dividir tarefas para conseguirem finalizar dentro do prazo estipulado. É possível optar por duas formas de ação: uma com tema livre para os grupos decidirem sobre qual desafio/problemas escrever ou então direcioná-los e cada grupo ter um tema definido como, por exemplo, genocídio, perdas linguísticas, extinção, perdas de terras para a agricultura/pecuária, discriminação social entre outros.
O gênero notícia constitui um texto em que se divulga um fato ou acontecimento, muito presente em jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Esses textos são dinâmicos e atuais e precisa despertar o interesse do leitor. No caso desta atividade, os alunos criarão notícias fictícias (porém com caráter verídico) a partir do que foi discutido anteriormente sobre os desafios enfrentados pela população indígena ainda nos dias de hoje.
A notícia deverá conter um título e subtítulo (se desejar) que desperte o interesse no leitor; um primeiro parágrafo no qual serão apresentadas as informações essenciais do fato noticiado (o ocorrido, quando, onde, etc.) que serão mais detalhadas nos próximos parágrafos. Devido ao tempo, não é necessário que a notícia seja longa. Cerca de dois ou três parágrafos já são suficientes. As ilustrações também são importantes em uma notícia e costumam ser representativas do fato descrito.
Como adequar à sua realidade: Caso o município tenha a presença de grupos indígenas é possível elaborar notícias com o que é vivenciado localmente, inclusive separando reportagens recentes sobre essa temática, que o professor poderá selecionar previamente e levar para a sala de aula no momento da atividade.
Para você saber mais:
ALMEIDA, Rodolfo; MARIANI, Daniel; DEMASI, Beatriz. Risco de Extinção: o mapa das línguas indígenas no Brasil. Nexo. 09 mai. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/05/09/Risco-de-extin%C3%A7%C3%A3o-o-mapa-das-l%C3%ADnguas-ind%C3%ADgenas-no-Brasil> Acesso em 20 abr. 2019.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
FÁBIO, André Cabette. Mapa mostra onde ocorrem mortes violentas de indígenas no Brasil. Nexo. 11 out. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/11/Mapa-mostra-onde-ocorrem-mortes-violentas-de-ind%C3%ADgenas-no-Brasil> Acesso em 20 abr. 2019.
GOUSSINSKY, Eugenio. Brasil é líder disparado no genocídio de índios na América Latina. R7. 23 abr. 2018. Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/nosso-mundo/brasil-e-lider-disparado-no-genocidio-de-indios-na-america-latina-24042018> Acesso em 18 abr. 2019.
ONU; CEPAL. Os povos indígenas na América Latina: Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos. 2015. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37773/1/S1420764_pt.pdf> Acesso em 21 abr. 2019.
A diversidade dos povos indígenas na América Latina. DW. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962> Acesso em 19 abr. 2019.
Um em cada quatro indígenas latino-americanos vive na pobreza. Carta Capital. 16 fev. 2016. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/um-em-cada-quatro-indigenas-latino-americanos-vive-na-pobreza/> Acesso em 18 abr. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a finalização das reportagens, elas devem ser coladas no mural, que ficará exposto na sala de aula. Caso a sala de aula não possua um, ele poderá ser montado para a atividade. Depois da montagem, é interessante que os grupos comentem suas notícias e promovam um pequeno debate acerca do que refletiram sobre os desafios enfrentados pela população indígena na América Latina e como podemos contribuir para minimizar alguns deles. Para finalizar, projete ou apenas leia o próximo slide com alguns artigos da "Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas", adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2007 a fim de contribuir com essa reflexão sobre nosso papel enquanto sociedade e o quanto estamos seguindo com o que foi estabelecido.
Material complementar
Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTT5pb3wQzRcEt7Vw6rke8XQwNpjkeDutFDD2qAQkyZwXaBNPvVsYyM8yHrC/geo8-03und05-material-sistematizacao.pdf
Sistematização
Orientações: Após a finalização das reportagens, elas devem ser coladas no mural, que ficará exposto na sala de aula. Caso a sala de aula não possua um, ele poderá ser montado para a atividade. Depois da montagem, é interessante que os grupos comentem suas notícias e promovam um pequeno debate acerca do que refletiram sobre os desafios enfrentados pela população indígena na América Latina e como podemos contribuir para minimizar alguns deles. Para finalizar, projete ou apenas leia o próximo slide com alguns artigos da "Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas", adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2007 a fim de contribuir com essa reflexão sobre nosso papel enquanto sociedade e o quanto estamos seguindo com o que foi estabelecido.
Material complementar
Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTT5pb3wQzRcEt7Vw6rke8XQwNpjkeDutFDD2qAQkyZwXaBNPvVsYyM8yHrC/geo8-03und05-material-sistematizacao.pdf
Sistematização
Orientações: Após a finalização das reportagens, elas devem ser coladas no mural, que ficará exposto na sala de aula. Caso a sala de aula não possua um, ele poderá ser montado para a atividade. Depois da montagem, é interessante que os grupos comentem suas notícias e promovam um pequeno debate acerca do que refletiram sobre os desafios enfrentados pela população indígena na América Latina e como podemos contribuir para minimizar alguns deles. Para finalizar, projete ou apenas leia o próximo slide com alguns artigos da "Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas", adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2007 a fim de contribuir com essa reflexão sobre nosso papel enquanto sociedade e o quanto estamos seguindo com o que foi estabelecido.
Material complementar
Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTT5pb3wQzRcEt7Vw6rke8XQwNpjkeDutFDD2qAQkyZwXaBNPvVsYyM8yHrC/geo8-03und05-material-sistematizacao.pdf