17704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - O período varguista e suas contradições: avanços e retrocessos

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O período varguista e suas contradições: avanços e retrocessos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, podendo imprimir, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar-se ainda mais no contexto histórico-social da Era Vargas, é possível consultar os planos do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 06, Plano 01 - HIS9_06UND01 e Plano 02 - HIS9_06UND02 que tratam de outras temáticas deste período histórico.

A ERA VARGAS: DOS ANOS 20 A 1945. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao>. Acesso em: 21 mar. 2019.

E ELE VOLTOU… O BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos>. Acesso em: 11 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

BERCITO, Sonia. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: 1990.

O QUE É MAPA MENTAL? MAPA MENTAL. Disponível em: <https://www.mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental/>. Acesso em: 03 abr. 2019.

COMO FAZER UM MAPA MENTAL PASSO A PASSO. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M>. Acesso em: 03 abr. 2019.

QUEREMISMO. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que durante a Era Vargas houve muitos avanços e retrocessos, pois ao passo que se consolidaram direitos, como os trabalhistas advindos da CLT, ao mesmo tempo nesse segmento, os sindicatos passaram a receber um maior controle estatal; nesse sentido, o período varguista foi marcado por progresso e desenvolvimento, mas em contrapartida foram criados mecanismos de controle e repressão da população. Por isso a figura de Getúlio Vargas é emblemática até os dias de hoje, pois muitos lhe consideram um presidente amigo das massas, pai dos pobres como era geralmente conhecido e outros lhe consideram amigo das elites oligárquicas e que governou a serviço delas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Nesse momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida. Mas é essencial que eles desenvolvam a reflexão de que houve inúmeros avanços e retrocessos durante o governo de Vargas, que ao passo que trouxe progresso para o Brasil, também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que demonstra a ambiguidade desse período.

Projete, imprima ou leia a proposta de atividade: produção coletiva de um quadro comparativo com as principais características, positivas e negativas do período varguista e as suas consequências para o país. Divida o quadro em 2 colunas, uma para características positivas e outra para características negativas e duas linhas, uma para escreverem quais são as características e outra para as suas consequências. Você pode ir escrevendo as sugestões dos estudantes no quadro ou solicitar que alguns deles escrevam as suas reflexões. Ao final, é esperado que os alunos apontem que fatores como a criação da CLT, de empresas estatais, voto feminino etc. foram pontos positivos do governo que tiveram como consequência o desenvolvimento do país e geraram apoio de parte da população ao presidente. E que apontem fatores como a censura dos meios de comunicação, a cassação de direitos políticos e liberdades individuais, extinção dos partidos políticos entre outros, como fatores negativos, que tiveram como consequência o retrocesso político e prejudicaram a população e o país, levando a que parte da população se opusesse ao seu governo e protestasse contra Vargas. Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, podendo imprimir, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar-se ainda mais no contexto histórico-social da Era Vargas, é possível consultar os planos do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 06, Plano 01 - HIS9_06UND01 e Plano 02 - HIS9_06UND02 que tratam de outras temáticas deste período histórico.

A ERA VARGAS: DOS ANOS 20 A 1945. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao>. Acesso em: 21 mar. 2019.

E ELE VOLTOU… O BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos>. Acesso em: 11 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

BERCITO, Sonia. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: 1990.

O QUE É MAPA MENTAL? MAPA MENTAL. Disponível em: <https://www.mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental/>. Acesso em: 03 abr. 2019.

COMO FAZER UM MAPA MENTAL PASSO A PASSO. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M>. Acesso em: 03 abr. 2019.

QUEREMISMO. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que durante a Era Vargas houve muitos avanços e retrocessos, pois ao passo que se consolidaram direitos, como os trabalhistas advindos da CLT, ao mesmo tempo nesse segmento, os sindicatos passaram a receber um maior controle estatal; nesse sentido, o período varguista foi marcado por progresso e desenvolvimento, mas em contrapartida foram criados mecanismos de controle e repressão da população. Por isso a figura de Getúlio Vargas é emblemática até os dias de hoje, pois muitos lhe consideram um presidente amigo das massas, pai dos pobres como era geralmente conhecido e outros lhe consideram amigo das elites oligárquicas e que governou a serviço delas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.

Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.

Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito em seus cartazes?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
  • Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.

Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

  • Que tipo de manifestação social a imagem representa?
  • O que aparece escrito na faixa?
  • Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.

Material complementar:

Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GCqy3MAdBd5S2DvvqQ747UAN74d9TSH7VggKe3Dwe2UkbKW6Wt4xktuzMg9m/his9-06und03-contexto-1-imagem-queremismo.pdf

Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYXp4Kycppq2dT9P9jAgNg4P9E7BBnbWdwkJWgbQu5keCxpkJH6V2ZeSbsRV/his9-06und03-contexto-2-imagem-manifestacao-anti-getulista.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.

Para você saber mais:

QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.

Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:

  • Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.

Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:

  • Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
  • Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?

É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.

Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.

Material complementar:

Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sJ7hQ2mdKPkguhcBKaAbnk2QrZrPRQfczcpdb5wHqmYbgd7ahaVdmCjTVUHq/his9-06und03-problematizacao-1-resumo-avancos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZpAHnEWFmGUvkrNJ7AwBufuk3yd3htm3GRSwGDnW6hHkrq4WAPfHPhSfbYR/his9-06und03-problematizacao-2-resumo-retrocessos-do-periodo-varguista.pdf

Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aG8BeapxSmgZgRWKHe7AwY2s3CyQjaC3STNzgK7DqEWn998YjhPsXjffFqDT/his9-06und03-problematizacao-3-trecho-do-texto-o-mito-vargas.pdf

Para você saber mais:

Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:

O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Nesse momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida. Mas é essencial que eles desenvolvam a reflexão de que houve inúmeros avanços e retrocessos durante o governo de Vargas, que ao passo que trouxe progresso para o Brasil, também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que demonstra a ambiguidade desse período.

Projete, imprima ou leia a proposta de atividade: produção coletiva de um quadro comparativo com as principais características, positivas e negativas do período varguista e as suas consequências para o país. Divida o quadro em 2 colunas, uma para características positivas e outra para características negativas e duas linhas, uma para escreverem quais são as características e outra para as suas consequências. Você pode ir escrevendo as sugestões dos estudantes no quadro ou solicitar que alguns deles escrevam as suas reflexões. Ao final, é esperado que os alunos apontem que fatores como a criação da CLT, de empresas estatais, voto feminino etc. foram pontos positivos do governo que tiveram como consequência o desenvolvimento do país e geraram apoio de parte da população ao presidente. E que apontem fatores como a censura dos meios de comunicação, a cassação de direitos políticos e liberdades individuais, extinção dos partidos políticos entre outros, como fatores negativos, que tiveram como consequência o retrocesso político e prejudicaram a população e o país, levando a que parte da população se opusesse ao seu governo e protestasse contra Vargas. Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano :

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano