17646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Todo trabalho é digno!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Todo trabalho é digno!

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a impressão do documento contendo o roteiro para a entrevista, do documento contendo o modelo do jogo da memória (em papel 60k), folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as profissões para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uA345fSkP5VRGphn4wA39GF7DRyjuc4Qpb4qEvx3k24Dyqq6E6xqakE7sQTV/his3-08und04-slide-da-problematizacao.pdf
  • Diga aos alunos que, em grupo, eles farão uma coleta de informações sobre as profissões que foram mencionadas nas entrevistas feitas.
  • Distribua uma folha sulfite para cada grupo.
  • Eles deverão registrar:
  • Todas as profissões citadas nas entrevistas.
  • Quais profissões são exercidas: no meio rural, no meio urbano, ou nos dois ambientes (e o total de cada meio).
  • Se houve alguma profissão que apareceu em várias entrevistas. Qual (Quais)?
  • Se foi citada alguma profissão: que não existe mais; que é antiga, mas ainda existe; que é chamada de profissão do futuro.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

Fonte da imagem:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a impressão do documento contendo o roteiro para a entrevista, do documento contendo o modelo do jogo da memória (em papel 60k), folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as profissões para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uA345fSkP5VRGphn4wA39GF7DRyjuc4Qpb4qEvx3k24Dyqq6E6xqakE7sQTV/his3-08und04-slide-da-problematizacao.pdf
  • Diga aos alunos que, em grupo, eles farão uma coleta de informações sobre as profissões que foram mencionadas nas entrevistas feitas.
  • Distribua uma folha sulfite para cada grupo.
  • Eles deverão registrar:
  • Todas as profissões citadas nas entrevistas.
  • Quais profissões são exercidas: no meio rural, no meio urbano, ou nos dois ambientes (e o total de cada meio).
  • Se houve alguma profissão que apareceu em várias entrevistas. Qual (Quais)?
  • Se foi citada alguma profissão: que não existe mais; que é antiga, mas ainda existe; que é chamada de profissão do futuro.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

Fonte da imagem:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano