17645
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Os meios de transporte e seus problemas

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Os meios de transporte e seus problemas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos para a Sistematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre transportes e sua evolução para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de transportes que circulam na cidade onde moram e dos demais transportes que conhecem.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND03 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkDusXhMb6UyzahZwKdUyvuz3HwkY4TubvfhySj6Xg8mDyCmFp6BS7kWHwtV/his3-08und03-slide-da-problematizacao.pdf
  • Diga aos alunos que apesar da invenção e evolução dos meios de transporte ainda nos dias de hoje muitas comunidades, principalmente as rurais, não têm acesso a esse serviço e que o serviço público de transporte é oferecido, mas que muitas vezes ele é precário, ineficiente.
  • Leia para os alunos as manchetes dos jornais.
  • Diga aos alunos que tanto no meio urbano quanto no meio rural os problemas com relação ao transporte é algo que o poder público deve se preocupar e buscar soluções.
  • Peça aos alunos que citem quais problemas existem em seus bairros e cidade com relação aos meios de transporte. Espera-se que eles citem: ônibus mal conservados, poucos veículos nas frotas para atendimento à população, superlotação nos ônibus em horários de pico, congestionamentos, poluição, desrespeito aos pedestres, falta de sinalização adequada, falta de transporte para algumas localidades que fazem com que a população ande por vários quilômetros a pé, vias públicas (ruas e estradas) em má conservação ou inexistentes, dentre outras situações.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos para a Sistematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre transportes e sua evolução para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de transportes que circulam na cidade onde moram e dos demais transportes que conhecem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND03 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkDusXhMb6UyzahZwKdUyvuz3HwkY4TubvfhySj6Xg8mDyCmFp6BS7kWHwtV/his3-08und03-slide-da-problematizacao.pdf
  • Diga aos alunos que apesar da invenção e evolução dos meios de transporte ainda nos dias de hoje muitas comunidades, principalmente as rurais, não têm acesso a esse serviço e que o serviço público de transporte é oferecido, mas que muitas vezes ele é precário, ineficiente.
  • Leia para os alunos as manchetes dos jornais.
  • Diga aos alunos que tanto no meio urbano quanto no meio rural os problemas com relação ao transporte é algo que o poder público deve se preocupar e buscar soluções.
  • Peça aos alunos que citem quais problemas existem em seus bairros e cidade com relação aos meios de transporte. Espera-se que eles citem: ônibus mal conservados, poucos veículos nas frotas para atendimento à população, superlotação nos ônibus em horários de pico, congestionamentos, poluição, desrespeito aos pedestres, falta de sinalização adequada, falta de transporte para algumas localidades que fazem com que a população ande por vários quilômetros a pé, vias públicas (ruas e estradas) em má conservação ou inexistentes, dentre outras situações.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano