GEO9_18UND04 - Ação Propositiva - Atividades Fontes energéticas
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação de matrizes energéticas: análise comparativa no recorte Europa, Ásia e Oceânia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE04 - Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
EF09GE07 - Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
EF09GE16 - Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Além disso esse plano aborda a unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, Ásia e Oceania (página 392 da BNCC).
Contextos prévios: É importante que o estudante tenha conhecimento sobre as diferentes fontes de energia e a diferença entre fontes renováveis e não-renováveis.
Materiais necessários:
- Cópias dos gráficos coloridos (1 conjunto de gráficos por grupo de trabalho);
- Cópias dos questionários (1 questionário por grupo de trabalho);
- Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)
Materiais complementares:
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3DaF9eJq4DgvUtHEabBpKeqe7uY7Bzgw9tzdpqW93wsdQh6mcy6Y2ypUdsQ/geo9-18und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GduUuXwRZWSgcccAqDF5MYSXcY7Aa3rmgEpY3QBWTyNQsYYAxNZsKh6Bj5DE/geo9-18und04-acao-propositiva-atividades-fontes-energeticas.pdf
Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7p4VaXYHEx7jMaTddag23zyj3YHN5krrGJCCEacwF2mzawDK9BV3NH7sbdcK/geo9-18und04-acao-propositiva-gabarito-atividades.pdf
Para você saber mais:
“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm - Acesso em 24/Fev de 2018
Origem dos dados:
“BP statistical report of world energy” - Disponível em: https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/statistical-review/bp-stats-review-2018-full-report.pdf - Acesso em 24/Fev de 2018
“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 24/Fev de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide e explicite o tema da aula (Comparação de matrizes energéticas) e explique que o modo de vida contemporâneo demanda consumo de muita energia e que cada país exibe uma configuração no seu sistema de produção energético (principalmente para suprir a sua produção de eletricidade) e que essa aula tem como objetivo comparar as matrizes energéticas no recorte geográfico Europa, Ásia e Oceania. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar em grupos de cinco indivíduos para fazerem a atividade proposta e que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.
Direitos autorais da imagem: “The earth at night time” - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/The_earth_at_night_%282%29.jpg - Acesso em 04/Mar de 2019
Como adequar à sua realidade: Seria interessante fazer uma relação nessa aula com as fontes de energia presentes na paisagem local. Assim questione os estudantes se eles conhecem a origem da energia que chega à cidade. Caso conheçam conversem um pouco sobre a relação entre energia e meio ambiente. Procure indicar a existência, se for o caso, de fontes renováveis que são utilizadas também (mesmo que seja em pequena escala como as placas fotovoltaicas que muitas residências possuem). Caso não conheçam a origem da energia que chega à cidade, os incentive a pesquisar.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide e explique que o mundo é muito heterogêneo, que cada país ou região possui características muito particulares nos âmbitos sociais, étnicos, econômicos, de escala etc. E que o consumo e geração de energia não são diferentes. Ou seja, cada país ou região do mundo decidiu uma forma de produzir energia, algo essencial para o desenvolvimento econômico no século XXI.
Enfatize que existem vários meios de um país suprir sua indústria e população de energia e que para isso é preciso um processo industrial de geração que consome esforços ou/e recursos para a produção energética e que essas características são regionais. Exemplifique o acesso à produção de energia hídrica: Pergunte se todas as regiões/países do mundo podem gerar energia hídrica? Logicamente que não pois nem todas as paisagens do mundo possuem as características para esse tipo de geração (rios com grande volume de água e em terreno irregular de planaltos). Explique que o uso de hidrelétricas é importantíssimo no Brasil e descreva a imagem do slide: A hidrelétrica de Itaipu, a usina com a segunda maior capacidade de geração de hidroeletricidade do mundo (14000 Megawatts) 8400 Megawatts a menos que a usina chinesa de Três Gargantas. Continue com outra pergunta: Todas as regiões/países podem gerar energia consumindo petróleo? A resposta esperada é que seja uma negativa, porém explique que as condições para o consumo de petróleo se concentram nos aspectos econômicos devido os preços no mercado global e que mesmo países sem nenhuma produção, podem consumir esse recurso desde que os fatores econômicos não sejam proibitivos.
Dessa forma explique que os custos de produção são o principal fator na escolha das matrizes energéticas.
Como adequar à sua realidade: Se existir alguma planta de geração energética na sua região é possível discutir as características dessa usina.
Direitos autorais da imagem: ”Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional” https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Usina_Hidroel%C3%A9trica_Itaipu_Binacional_-_Itaipu_Dam_%2817174796329%29.jpg - Acesso em 24/Fev de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide e faça a seguinte pergunta para a sala: Quais matrizes energéticas estão em declínio e quais são cada vez mais utilizadas? Essas mudanças são positivas?. Explique que é possível respondê-la numa escala global por meio da análise das médias de consumo energético de todos os países do mundo, ou agrupando os dados de vários países em regiões. Explique que para responder tais questionamentos é preciso ler e analisar criticamente informações e dados para que o julgamento são seja apenas de opinião e sim amparado pela análise de dados. Coloque para a sala que é exatamente isso que eles farão.
Direitos autorais da imagem: “Middelgrunden wind farm” - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Middelgrunden_wind_farm_2009-07-01_edit_filtered.jpg - Acesso em 24/Fev de 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Material complementar:
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3DaF9eJq4DgvUtHEabBpKeqe7uY7Bzgw9tzdpqW93wsdQh6mcy6Y2ypUdsQ/geo9-18und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GduUuXwRZWSgcccAqDF5MYSXcY7Aa3rmgEpY3QBWTyNQsYYAxNZsKh6Bj5DE/geo9-18und04-acao-propositiva-atividades-fontes-energeticas.pdf
Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7p4VaXYHEx7jMaTddag23zyj3YHN5krrGJCCEacwF2mzawDK9BV3NH7sbdcK/geo9-18und04-acao-propositiva-gabarito-atividades.pdf
Direitos autorais da imagem: “Tihange Nuclear Power Station” https://en.wikipedia.org/wiki/Tihange_Nuclear_Power_Station#/media/File:Tihange_-_nuclear_power_plant.JPG - Acesso em 24/Fev de 2019
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em grupos de aproximadamente 5 pessoas e distribua a atividade e os gráficos. Explique que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização das informações coletadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Cesse a atividade e faça a correção das atividades de forma coletiva e participativa. Incentive os estudantes a lerem suas respostas. As respostas disponibilizadas no gabarito são muito completas porém é de esperar uma produção mais simples por parte dos estudantes. A sistematização deve focar principalmente na questão n°. 5 pois ela sistematiza as relações das ações antrópicas, principalmente relacionadas às problemáticas de mudanças climáticas e traça um entendimento geral da degradação das paisagens naturais já que a questão trata da produção de energias renováveis e sobre consciência ambiental. Importante salientar que a simples correção não é uma sistematização porém a leitura e constatações que os estudantes fizeram dão suporte para uma reflexão mais profunda sobre a questão do consumo consciente de energia e uma visão regionalizada.
Possibilidades de respostas:
Atividades - Fontes energéticas
Discuta com os colegas e responda às seguintes perguntas por meio da leitura dos gráficos.
- É possível observar tendências ao aumento dessa fontes energéticas no século XXI? Quais os possíveis motivos desse comportamento?
O gráfico “Produção mundial de energia de fontes renováveis (exceto hidroeletricidade)” mostra que até o final dos anos 80 do século XX o uso dessas matrizes energéticas aumentaram muito pouco. Porém nos anos 90 em diante a quantidade de produção aumentou vertiginosamente, especialmente nos anos 2000, um crescimento quase exponencial. Vários são os motivos para esse aumento porém sem dúvida a educação ambiental trouxe a vista os impactos que o estilo de vida contemporâneo nos ambientes naturais, ou seja, existe um movimento político que critica os modos de produção e consumo de energia convencionais para o uso mais consciente dos recursos naturais, inclusive energéticos além do desenvolvimento tecnológico.
2. Observando o gráfico “Consumo mundial de energia”. Ordene as matrizes energéticas das mais importantes para as menos utilizadas. Que outras informações são possíveis de serem lidas nesse gráfico?
As matrizes energéticas mais utilizadas são: Petróleo, carvão mineral, gás natural, hidroeletricidade, energia nuclear e por último as renováveis. Percebe que a produção de todas elas aumentaram nos últimos 25 anos porém algumas com maior velocidade que outras. A produção nuclear por exemplo quase não mostrou incremento enquanto as renováveis mostraram rápida expansão no século XXI. Também é possível perceber que as três fontes mais utilizadas são fósseis o que é um problema pensando num modelo mais sustentável de produção para o século XXI.
3. Lendo os dois gráficos “Consumo de energia por região (2017)” compare as informações dos seguintes recortes regionais:
- Europa X Ásia Pacífico: O continente europeu mostra os maiores níveis de consumo de energia renovável e nuclear do mundo do mundo, já a região Ásia Pacífico mostram uma parcela bem inferior nessas matrizes. Fica claro como a principal fonte energética se concentra no uso carvão (quase 50% do total produzido).
- Oriente médio e América do Sul e Central: É notório como a região do Oriente médio é dependente de petróleo e gás natural. Quase 95% de toda a produção do país vem da queima de petróleo e gás natural, combustíveis fósseis que lançam muito carbona na atmosfera. Na América do Sul e Central fica claro a importância da Hidroeletricidade (as maiores porcentagens do mundo).
4. Lendo o gráfico “Consumo de energia por região” Qual região mostrou o maior aumento no consumo de hidroeletricidade do mundo?
Fica claro que a hidroeletricidade mostrou maior avança em relação às outras matrizes que mantiveram um aumento sem grandes variações.
5. Lendo o gráfico “Geração de energia com fontes renováveis” qual região mostrou o maior incremento de produção de energia renovável? Quais os motivos para tanto?
A região européia mostrou essa característica. Com índices de desenvolvimento econômico, social e educacionais mais avançados que as outras regiões é de se esperar uma conscienciência ambiental também mais desenvolvida. Do ponto de vista econômico fica claro que é uma das regiões do planeta que possuem capacidade de consumir energias alternativas em maior quantidade mesmo que isso represente certo incremento no custo de produção. Vale ressaltar que os custos mais elevados de produção podem compensar pelas características de reduzirem os impactos ambientais e melhorando inclusive espaços de uso concentrado da sociedade como os espaços urbanos reduzindo os gastos sociais da população viver em espaços altamente poluídos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_18UND04
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o panorama geral do uso de recursos energéticos no recorte Europa, Ásia e Oceânia. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para começar a aula, apresente a imagem para os alunos. Explique que o modo de vida contemporâneo demanda consumo de muita energia e que cada país exibe uma configuração no seu sistema de produção energético (principalmente para suprir a sua produção de eletricidade). Projete a imagem para os alunos. explique que o mundo é muito heterogêneo, que cada país ou região possui características muito particulares nos âmbitos sociais, étnicos, econômicos, de escala etc. E que o consumo e geração de energia não são diferentes. Ou seja, cada país ou região do mundo decidiu uma forma de produzir energia, algo essencial para o desenvolvimento econômico no século XXI. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado 10 minutos.
Problematização
Apresente a imagem para os alunos e pergunte: Quais matrizes energéticas estão em declínio e quais são cada vez mais utilizadas? Essas mudanças são positivas? Explique que é possível respondê-la numa escala global por meio da análise das médias de consumo energético de todos os países do mundo, ou agrupando os dados de vários países em regiões. Explique que para responder tais questionamentos é preciso ler e analisar criticamente informações e dados para que o julgamento são seja apenas de opinião e sim amparado pela análise de dados. Coloque para a sala que é exatamente isso que eles farão. Tempo estimado 15 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Envie os gráficos e a atividade. Solicite que eles se organizem pelo próprio Google Meet ou pelo WhatsApp. Professor, aqui você tem o gabarito. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Cesse a atividade e faça a correção das atividades de forma coletiva e participativa. Incentive os estudantes a lerem suas respostas. As respostas disponibilizadas no gabarito são muito completas porém é de esperar uma produção mais simples por parte dos estudantes. A sistematização deve focar principalmente na questão n°. 5 pois ela sistematiza as relações das ações antrópicas, principalmente relacionadas às problemáticas de mudanças climáticas e traça um entendimento geral da degradação das paisagens naturais já que a questão trata da produção de energias renováveis e sobre consciência ambiental. Importante salientar que a simples correção não é uma sistematização porém a leitura e constatações que os estudantes fizeram dão suporte para uma reflexão mais profunda sobre a questão do consumo consciente de energia e uma visão regionalizada. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre recursos energéticos. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lopes
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Entender o panorama geral do uso de recursos energéticos no recorte Europa, Ásia e Oceânia
Habilidade (s) da Base: (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
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