17555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Branqueamento de Corais: a degradação das paisagens de recife de corais

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender a degradação das paisagens de recifes de corais relacionando com aspectos da produção industrial (geração de energia e mineração) e agropecuária.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_18UND03

Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender a degradação das paisagens de recifes de corais relacionando com aspectos da produção industrial (geração de energia e mineração) e agropecuária. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Comece a aula projetando a imagem para os alunos. Explicite o tema da aula (branqueamento de corais), explique que as paisagens de recifes de corais são encontradas em todos os continentes (exceto o continente antártico) e que concentram a maior biodiversidade dos oceanos pois mesmo que ocupem apenas 1% da área total de oceanos, aproximadamente metade de todas as espécies de peixes marinhos encontram-se nestas águas tropicais. Projete o slide e explique que os corais são uns dos animais mais antigos da Terra, com os primeiros registros fósseis com datação de mais de 540 milhões de anos (Cambriano). Espécies capazes de criar recifes de corais como os atuais são um pouco mais recentes, com o registro fóssil mostrando uma idade de 240 milhões de anos. Explique que esses animais vivem em simbiose com várias espécies de algas unicelulares que vivem dentro do animal, elas dão cor ao coral e são essenciais para a saúde desse tipo de organismo, essas algas são denominadas zooxantelas. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Pergunte aos alunos: Como a produção industrial interfere nas paisagens de recifes de corais? Incentive-os a discutir a questão. Depois explique que as atividades humanas intervém intensamente nas paisagens naturais do planeta de forma negativa, ou seja, degradando os ambientes naturais. Cada paisagem natural do mundo é exposta às ações humanas de forma muito particular. Florestas são desmatadas para abrir espaço para atividades de agropecuária. Rios, lagos e mares são poluídos por esgoto residencial e industrial levando muitas vezes a espécies à extinção. As paisagens de recife de corais não são diferentes, elas são degradadas por ações antrópicas principalmente relacionadas às mudanças nos parâmetros da água oceânica devido à poluição e variações de temperatura. Tempo estimado 15 minutos.

Ação propositiva
Para essa etapa envie as imagens e as atividades. Peça para que a turma se organize em grupos de aproximadamente 4 indivíduos e distribua os 4 mapas para cada grupo e peça que respondam às questões de forma coletiva. Explique que na última etapa serão utilizados para a correção e sistematização da atividade. Professor, aqui você tem o gabarito das atividades. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Cesse a atividade e faça a correção das atividades de forma coletiva e participativa. Incentive os estudantes a lerem suas respostas. As respostas disponibilizadas no gabarito são muito completas porém é de esperar uma produção mais simples por parte dos estudantes. O importante não é focar o fechamento e sistematização da aula apenas com a correção que os estudantes percebam as conclusões que chegaram por meio da análise cartográfica. A correção deve focar na questão n°. 4 pois ela sistematiza as relações das ações antrópicas, principalmente relacionadas às problemáticas de mudanças climáticas e traça um entendimento geral da degradação dessas paisagens naturais. Projete os mapas dos próximos slides ao fazer a correção coletiva da ação propositiva. Alterne os mapas para deixar claro a relação entre eles. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o documentário sobre corais. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_18UND03

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas