GEO9_18UND03 - Ação Propositiva - Atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Branqueamento de Corais: a degradação das paisagens de recife de corais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE04 - Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
EF09GE07 - Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
EF09GE16 - Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Além disso esse plano aborda a unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania (página 392 da BNCC).
Essa aula pode se beneficiar de um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Biologia.
Materiais necessários:
Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro).
Materiais complementares:
- Mapas coloridos (4 mapas por grupo) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/33fV8SB7JByhSg6CdDCxbM7yDNyGc48K9nveAB2uJWZhdev6WDWBYa3PGxt7/geo9-18und03-acao-propositiva-mapas-branqueamento-de-corais.pdf
- Questionário - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uTk9WYBDwCtvtAcddqshmmcfajDPSWkUQ8zBbVsYJanKmkzmcdEE3keaDFmn/geo9-18und03-acao-propositiva-atividades.pdf
- Gabarito do questionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecVsWbdptvuHtdnt26JEDbDbQBhsRygZh3SPzgQTHVr2x5k6gT3WhgWzq54E/geo9-18und03-acao-propositiva-gabarito-das-atividades.pdf
Para você saber mais:
“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm - Acesso em 16/Fev de 2018
“Estudo mostra que lama de barragem em MG danificou corais de Abrolhos (BA)” https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/02/20/estudo-mostra-que-lama-de-barragem-em-mg-danificou-corais-de-abrolhos-ba.html - Acesso em 16/Fev de 2019
“Campanhas de Conservação da Biodiversidade Marinha” Disponível em: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zona-costeira-e-marinha/campanhas-de-conservacao-da-biodiversidade-marinha.html - Acesso em 16/Fev de 2019
“Atlas dos recifes de coral nas unidades de conservação brasileiras Disponível” em http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/images/abook/pdf/2016/agosto/Agos.16.27.pdf - Acesso em 16/Fev de 2019
Origem dos dados:
“Coral Bleaching During & Since the 2014-2017 Global Coral Bleaching Event Status and an Appeal for Observations” - https://coralreefwatch.noaa.gov/satellite/analyses_guidance/global_coral_bleaching_2014-17_status.php - Acesso em 16/Fev de 2019
“Extreme coral bleaching may be new normal by 2034” - https://www.climatescience.org.au/content/978-extreme-coral-bleaching-may-be-new-normal-2034 - Acesso em 16/Fev de 2019
“This summer’s sea temperatures were the hottest on record for Australia: here’s why” - http://theconversation.com/this-summers-sea-temperatures-were-the-hottest-on-record-for-australia-heres-why-56906 - Acesso em 16/Fev de 2019
“A Close-Up Look at the Catastrophic Bleaching of the Great Barrier Reef” - https://e360.yale.edu/features/inside-look-at-catastrophic-bleaching-of-the-great-barrier-reef-2017-hughes - Acesso em 16/Fev de 2019
“Great Barrier Reef bleaching would be almost impossible without climate change” - https://theconversation.com/great-barrier-reef-bleaching-would-be-almost-impossible-without-climate-change-58408 - Acesso em 16/Fev de 2019
“Four-Month Coral Bleaching Outlook” - https://coralreefwatch.noaa.gov/satellite/bleachingoutlook_cfs/outlook_cfs.php - Acesso em 16/Fev de 2019
“Plan to save Great Barrier Reef from encroaching farm pollution” - https://www.newscientist.com/article/2148247-plan-to-save-great-barrier-reef-from-encroaching-farm-pollution/ - Acesso em 16/Fev de 2019
“Zooxanthellae… What's That?” - https://oceanservice.noaa.gov/education/kits/corals/coral02_zooxanthellae.html - Acesso em 16/Fev de 2019
“What is coral bleaching?” - https://oceanservice.noaa.gov/facts/coral_bleach.html - Acesso em 16/Fev de 2019
Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Não requer uma preparação anterior do estudante para participar da aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide, explicite o tema da aula (branqueamento de corais), explique que as paisagens de recifes de corais são encontradas em todos os continentes (exceto o continente antártico) e que concentram a maior biodiversidade dos oceanos pois mesmo que ocupem apenas 1% da área total de oceanos, aproximadamente metade de todas as espécies de peixes marinhos encontram-se nestas águas tropicais. São expressivos economicamente no sentido de suportarem a atividade de pesca e turismo devido suas belezas naturais. Explique que os estudantes devem se organizar em grupos de aproximadamente 4 indivíduos para fazerem a atividade proposta e que no fim da aula haverá um momento de correção e reflexão. Comente com os alunos sobre o aquecimento global, explique que os principais fatores associados ao branqueamento dos recifes de coral estão relacionados às emissões de dióxido de carbono causados pelas atividades humanas. A intensificação do efeito estufa é o principal fator responsável pela elevação da temperatura média dos oceanos, além disso, o aumento da acidez das águas superficiais, ocorre devido à maior concentração do ácido carbônico que é uma das maiores ameaças às estruturas de coral.
Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/81/Hello_Nemo.jpg - Acesso em 18/Fev de 2019
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