17528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Diferenciar Internacionalização, mundialização e globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender situações e fatos a fim de diferenciar as características e aspectos da internacionalização, da mundialização e da globalização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
Google Meet

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
Diga à turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A sugestão é que sejam formados quatro ou cinco, dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é a compreensão dos termos internacionalização, mundialização e globalização. Comunique a eles esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema antes de desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévios podem ser feitos com o uso de ferramentas digitais, dicionário, livros etc. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis, evitando blogues e sites de informações compartilhadas, como a Wikipédia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos. Professor, nas orientações deste plano de aula há indicações de sites para a pesquisa. Envie um áudio à turma explicando que a aula será realizada no Google Meet, ou seja, de maneira assíncrona. Agende dia e horário com a turma e peça que todos preparem um ambiente de estudo adequado. Separe os grupos e peça que cheguem preparados para a aula, com a pesquisa realizada sobre os termos internacionalização, mundialização e globalização. Envie pelo WhatsApp da turma áudios para organização da aula assíncrona. Aproveite e peça que os grupos criem um grupo pelo WhatsApp que será usado depois (outra possibilidade é adaptar toda a aula para o WhatsApp). Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
No dia e horário agendados, abra o Google Meet (professor, para saber mais informações sobre este recurso, acesse os vídeos disponíveis aquiaqui). Quando todos estiverem conectados, envie a imagem disponível aqui. Comente que nesta aula a participação de todos é primordial. A participação, aliás, será o valor trabalhado; sem ela e o trabalho colaborativo a equipe poderá não ter bons resultados. Pergunte se eles concordam que há o uso recorrente dos termos, principalmente pela mídia. É importante compreenderem que sim, que é frequente, o que torna oportuno diferenciar a concepção de cada um deles. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Converse com os grupos trazendo a seguinte problematização: “Diante do uso dos termos globalização, mundialização e internacionalização, qual é a diferença entre essas expressões? Qual a característica predominante de cada uma delas?”. Organize as falas por grupos, e deixe que mais de um aluno por grupo explique o seu ponto de vista com base nas pesquisas realizadas antes da aula. Comente que, para ter a certeza que a compreensão sobre o uso dos termos está correta, as equipes irão participar de um desafio. Tempo estimado: 20 minutos.

Ação propositiva
Professor, envie o arquivo com as atividades, disponível aqui, pelo Google Meet. Explique que o desafio consiste em identificar 5 situações. Para tanto, eles terão 5 minutos para ler cada uma, discutir com o grupo e escolher a resposta entre globalização, mundialização e internacionalização. Só vale selecionar uma, sendo que duas delas se repetem. A resposta deverá ser mostrada por um dos membros de cada grupo, simultaneamente, ao final do tempo, mas lembre de avisá-los 15 segundos antes para que possam se preparar. Para ficar mais emocionante, faça uma contagem regressiva: 10, 9, 8..., e todos mostram simultaneamente a plaquinha/resposta selecionada. Assim que todos tiverem dado a resposta, revele a opção correta e anote um ponto para os grupos que acertarem. Nesse momento, você pode falar um pouco mais dos aspectos que envolvem a resposta correta, apontando a característica predominante. Peça para os alunos desativarem o microfone e conversarem pelo WhatsApp. Professor, nas orientações do plano de aula você encontra as respostas. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
A partir dos resultados obtidos, é o momento de os alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe. Além de socializar os resultados, é pertinente reforçar o conteúdo e incentivá-los a exemplificar processos de mundialização e internacionalização que acontecem no Brasil. Volte ao valor da aula, participação, e peça para fazerem uma autoavaliação sobre as participações deles nas atividades desenvolvidas. Tempo estimado: 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao vídeo “História das Coisas - Globalização + Capitalismo e seus efeitos”, disponível aqui. O vídeo aborda questões relacionadas à globalização, ao capitalismo e ao consumo.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_05UND03

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas