17526
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As paisagens de um campo de refugiados

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender as mudanças nas paisagens produzidas pelos campos de refugiados, relacionado ao modo de vida desses povos, em especial, os sírios que vivem em Zaatari.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens decorrentes dos campos de refugiados, especificamente, o Campo de Refugiados Zaatari, construído em 2012, na Jordânia e atualmente conta com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios.

Nessa aula haverá uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares, resultado de relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, caderno e caixa de som. Caso não seja possível utilizar o projetor de imagens, utilize uma televisão para exibição do trailer sugerido e os materiais sugeridos impresso.

Material complementar:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf

Imagens para Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Imagem para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8kgJ3SjzFGPAfK3DTCzcJBFCnYzuZ9hVFxedu98uHeBadEzTUj8syAWGdEH/geo9-04und04-imagem-sistematizacao.pdf

Link para o trailer sugerido na Sistematização:

Zaatari: Memórias do labirinto. 2018 (3min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 de fevereiro de 2018.

Para você saber mais:

Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).

Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Para mais informações acesse:

Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: O campo de refugiados de Zaatari, no deserto da Jordânia, é um dos maiores do mundo, com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios. Para saber mais acesse os links disponíveis em:

KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e refugiados.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Explique que nessa aula irá trabalhar com as paisagens produzidas e transformadas pelos campos de refugiados, especificamente, em Zaatari. Construído em 2012 na Jordânia, é um dos maiores campos de refugiados do mundo, onde se abrigam cerca de 80 mil pessoas, em sua grande maioria sírios.

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode trabalhar com paisagens da sua cidade ou região que também sofreram mudanças recentes com instalações de alguns grupos, como por exemplo, assentamentos rurais, imigrantes recentes, como os chineses, cubanos, venezuelanos, entre outros.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento de contextualização, é importante que inicie com a definição de refugiados. É importante que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre esse conceito, pois haverá uma breve retomada do conceito, sem aprofundamentos. Esclareça aos alunos que diferentemente dos imigrantes, que são pessoas que migram por vontade própria, em busca de melhores condições de vida, em especial econômicas, os refugiados são pessoas que são obrigados a saírem de seus países de origem, devido a perseguições de cunho religioso, de raça, de nacionalidade, de pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, que sofrem violações de direitos humanos ou conflitos armados. Caso não seja possível projetar a definição apresentada, escreva no quadro o conceito, em seguida, converse com os alunos as principais causas do refúgio.

Para saber mais:

Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Para mais informações acesse o link disponível em:

Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a imagem de satélite do campo de Refugiados Zaatari, fazendo uma leitura conjunta do que os alunos observam nessa imagem. Espera-se que os alunos sejam capazes de observar a área ocupada pelos refugiados e as paisagens ao redor, relacionando a presença do campo de refugiado, com a apropriação do homem, área ocupada e ao seu redor com a paisagem do deserto de Mafrak, na fronteira da Síria com a Jordânia.

Converse com os alunos sobre a nova cartografia que está sendo configurada nesse espaço, caracterizada por ser um espaço de resistência e de memórias. Caso não seja possível a projeção da imagem, disponibilize-a impressa aos alunos.

Para impressão acesse o link, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf

Para saber mais:

KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento apresente os dois questionamentos aos alunos:

  • Como deve ser a paisagem de um campo de refugiado?
  • Como vivem essas pessoas?

É importante que os alunos respondam o que eles pensam sobre essas questões, motivando-os a pensar nos aspectos de habitação e moradia, hábitos e infraestrutura presentes nos campos de refugiados. As perguntas devem servir de ligação para a ação propositiva, portanto, não devem ser respondidas pelo professor.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A segunda imagem apresenta um cenário desértico com instalações de tendas, moradias instaladas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, sigla em inglês, ou ACNUR, sigla em português). Outro elemento de destaque nessa imagem são as crianças carregando recipientes para coleta de água, ressaltando a necessidade de organização e ajuda humanitária em lugares como os campos de refugiados.

Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Para saber mais:

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A terceira imagem mostra as transformações ocorridas na paisagem, como a instalação de comércios, no caso uma padaria, trazendo para o campo características de uma cidade, logo após três anos de sua instalação. É importante que os alunos percebam que em apenas três anos de instalação do campo de refugiados de Zaatari, uma nova configuração é instalada, ao invés de tendas cedidas pela ONU, moradia temporária, é instalada habitações de características permanentes e até mesmo a instalação de comércios, como a retratada.

Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma análise das paisagens apresentadas, a partir das 3 (três) questões. Caso não seja possível projetar as questões, escreva no quadro.

Se necessário, esclareça a diferença entre elementos naturais e culturais (definição no item saiba mais). Espera-se que os alunos identifiquem como elemento natural da paisagem, o deserto, representado pela areia ou falta de vegetação.

Já os elementos culturais que poderão ser observados pelos alunos estão ligados a apropriação do homem nesse espaço, como por exemplo, a instalação de tendas, que servem de moradia, presença de comércio, a presença de ruas e postes ou até mesmo a forma de retificação do campo de refugiados, semelhantes a umas cidades, com retificações em ruas e quadras.

Por fim, as moradias apresentadas demonstram o modo de vida dos refugiados, que se estabelece como um refúgio temporário, como na imagem das tendas instaladas pela ONU (2º imagem) que aos poucos são trocadas por construções mais permanentes, pelo fato dos refugiados não se sentirem em condições de retornarem para seus países de origem.

Nesse momento, promova a discussão das duplas e solicite que suas respostas sejam registradas no caderno, circulando pela sala e tirando dúvidas durante a atividade.

Para você saber mais:

Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc.). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc.).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.

Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.

Para você saber mais:

VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.

Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.

Para você saber mais:

VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, promova uma reflexão final, pautada na questão central apresentada no slide. Espera-se que os alunos relacionem o fato das pessoas se apresentarem com as mãos sobre os olhos, trazendo uma simbologia de não querer ver o que está sua frente ou até mesmo de um povo que tem medo de falar, devida às perseguições que são submetidas.

Os alunos podem também relacionar a um gesto que remete a memórias. As memórias mencionadas referem-se aos gestos, vestimentas e paisagens repletas de simbologias e valores, que estão na Síria antes da guerra e dos conflitos, que são mencionadas nas falas: muros de pedras, hortas, oliveiras verdes, árvores para escalar e a cor cinza da escola da jovem.

Por fim, chame atenção dos alunos para o encerramento do trailer, que traz a imagem de uma criança nascendo, símbolo de uma vida, fonte de esperança a essas pessoas que estão num lugar que não gostaria, mas que não tem opções diante do cenário de destruição e perseguição que estão submetidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens decorrentes dos campos de refugiados, especificamente, o Campo de Refugiados Zaatari, construído em 2012, na Jordânia e atualmente conta com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios.

Nessa aula haverá uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares, resultado de relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, caderno e caixa de som. Caso não seja possível utilizar o projetor de imagens, utilize uma televisão para exibição do trailer sugerido e os materiais sugeridos impresso.

Material complementar:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf

Imagens para Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Imagem para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8kgJ3SjzFGPAfK3DTCzcJBFCnYzuZ9hVFxedu98uHeBadEzTUj8syAWGdEH/geo9-04und04-imagem-sistematizacao.pdf

Link para o trailer sugerido na Sistematização:

Zaatari: Memórias do labirinto. 2018 (3min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 de fevereiro de 2018.

Para você saber mais:

Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).

Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Para mais informações acesse:

Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: O campo de refugiados de Zaatari, no deserto da Jordânia, é um dos maiores do mundo, com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios. Para saber mais acesse os links disponíveis em:

KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e refugiados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Explique que nessa aula irá trabalhar com as paisagens produzidas e transformadas pelos campos de refugiados, especificamente, em Zaatari. Construído em 2012 na Jordânia, é um dos maiores campos de refugiados do mundo, onde se abrigam cerca de 80 mil pessoas, em sua grande maioria sírios.

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode trabalhar com paisagens da sua cidade ou região que também sofreram mudanças recentes com instalações de alguns grupos, como por exemplo, assentamentos rurais, imigrantes recentes, como os chineses, cubanos, venezuelanos, entre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento de contextualização, é importante que inicie com a definição de refugiados. É importante que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre esse conceito, pois haverá uma breve retomada do conceito, sem aprofundamentos. Esclareça aos alunos que diferentemente dos imigrantes, que são pessoas que migram por vontade própria, em busca de melhores condições de vida, em especial econômicas, os refugiados são pessoas que são obrigados a saírem de seus países de origem, devido a perseguições de cunho religioso, de raça, de nacionalidade, de pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, que sofrem violações de direitos humanos ou conflitos armados. Caso não seja possível projetar a definição apresentada, escreva no quadro o conceito, em seguida, converse com os alunos as principais causas do refúgio.

Para saber mais:

Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Para mais informações acesse o link disponível em:

Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente a imagem de satélite do campo de Refugiados Zaatari, fazendo uma leitura conjunta do que os alunos observam nessa imagem. Espera-se que os alunos sejam capazes de observar a área ocupada pelos refugiados e as paisagens ao redor, relacionando a presença do campo de refugiado, com a apropriação do homem, área ocupada e ao seu redor com a paisagem do deserto de Mafrak, na fronteira da Síria com a Jordânia.

Converse com os alunos sobre a nova cartografia que está sendo configurada nesse espaço, caracterizada por ser um espaço de resistência e de memórias. Caso não seja possível a projeção da imagem, disponibilize-a impressa aos alunos.

Para impressão acesse o link, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf

Para saber mais:

KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento apresente os dois questionamentos aos alunos:

  • Como deve ser a paisagem de um campo de refugiado?
  • Como vivem essas pessoas?

É importante que os alunos respondam o que eles pensam sobre essas questões, motivando-os a pensar nos aspectos de habitação e moradia, hábitos e infraestrutura presentes nos campos de refugiados. As perguntas devem servir de ligação para a ação propositiva, portanto, não devem ser respondidas pelo professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.

Slide Plano Aula

Orientações: A segunda imagem apresenta um cenário desértico com instalações de tendas, moradias instaladas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, sigla em inglês, ou ACNUR, sigla em português). Outro elemento de destaque nessa imagem são as crianças carregando recipientes para coleta de água, ressaltando a necessidade de organização e ajuda humanitária em lugares como os campos de refugiados.

Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Para saber mais:

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.

https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: A terceira imagem mostra as transformações ocorridas na paisagem, como a instalação de comércios, no caso uma padaria, trazendo para o campo características de uma cidade, logo após três anos de sua instalação. É importante que os alunos percebam que em apenas três anos de instalação do campo de refugiados de Zaatari, uma nova configuração é instalada, ao invés de tendas cedidas pela ONU, moradia temporária, é instalada habitações de características permanentes e até mesmo a instalação de comércios, como a retratada.

Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma análise das paisagens apresentadas, a partir das 3 (três) questões. Caso não seja possível projetar as questões, escreva no quadro.

Se necessário, esclareça a diferença entre elementos naturais e culturais (definição no item saiba mais). Espera-se que os alunos identifiquem como elemento natural da paisagem, o deserto, representado pela areia ou falta de vegetação.

Já os elementos culturais que poderão ser observados pelos alunos estão ligados a apropriação do homem nesse espaço, como por exemplo, a instalação de tendas, que servem de moradia, presença de comércio, a presença de ruas e postes ou até mesmo a forma de retificação do campo de refugiados, semelhantes a umas cidades, com retificações em ruas e quadras.

Por fim, as moradias apresentadas demonstram o modo de vida dos refugiados, que se estabelece como um refúgio temporário, como na imagem das tendas instaladas pela ONU (2º imagem) que aos poucos são trocadas por construções mais permanentes, pelo fato dos refugiados não se sentirem em condições de retornarem para seus países de origem.

Nesse momento, promova a discussão das duplas e solicite que suas respostas sejam registradas no caderno, circulando pela sala e tirando dúvidas durante a atividade.

Para você saber mais:

Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc.). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc.).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.

Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.

Para você saber mais:

VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.

Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.

Para você saber mais:

VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar, promova uma reflexão final, pautada na questão central apresentada no slide. Espera-se que os alunos relacionem o fato das pessoas se apresentarem com as mãos sobre os olhos, trazendo uma simbologia de não querer ver o que está sua frente ou até mesmo de um povo que tem medo de falar, devida às perseguições que são submetidas.

Os alunos podem também relacionar a um gesto que remete a memórias. As memórias mencionadas referem-se aos gestos, vestimentas e paisagens repletas de simbologias e valores, que estão na Síria antes da guerra e dos conflitos, que são mencionadas nas falas: muros de pedras, hortas, oliveiras verdes, árvores para escalar e a cor cinza da escola da jovem.

Por fim, chame atenção dos alunos para o encerramento do trailer, que traz a imagem de uma criança nascendo, símbolo de uma vida, fonte de esperança a essas pessoas que estão num lugar que não gostaria, mas que não tem opções diante do cenário de destruição e perseguição que estão submetidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano