17420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Água um recurso essencial

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobreum comparativo da disponibilidade hídrica e o acesso à água potável, e a relação com a situação socioeconômica do continente americano e africano

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, lápis de cor, borracha, impressão dos materiais da Ação Propositiva, envelopes.

Material complementar:

Tema da Aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7M5fZYQxDC9JjxVbtKVH2VEmqWFxYZZU7KSe6MYVUjZ836FHR3hawVXbpzDH/geo8-20und05-tema-da-aula.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeRTewHCTJBEJuBU8eWZZwMa3yYVxSr2dWp2h9GxxVT7q2FhUG6t3DrpRgTB/geo8-20und05-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Soluções baseadas na natureza para a gestão da água. UNESCO, 2018. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261579_por/PDF/261579por.pdf.multi >. Acesso em: 21 fev 2019.

Vídeo disponível em:

A questão da água na América Latina. Disponível em: <http://www.mabnacional.org.br/artigo/quest-da-gua-na-am-rica-latina >. Acesso em: 25 fev 2019.

Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019

FREITAS, Eduardo de. Água Potável. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-potavel.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

______________. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 21 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresenta aos alunos a imagem em satélite com a parte do continente americano, mostrando a predominância da água. Explique ainda que a água doce representa apenas 2,08% do planeta, distribuída em geleiras, rios e águas subterrâneas. Neste sentido o continente americano, apresenta grandes quantidades de rios e aquíferos, como rio Amazonas o maior em volume de água, rio da Paraguai. Assim sendo, não vivemos um estresse hídrico como em muitos países do continente africano.

Tema da Aula:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7M5fZYQxDC9JjxVbtKVH2VEmqWFxYZZU7KSe6MYVUjZ836FHR3hawVXbpzDH/geo8-20und05-tema-da-aula.pdf

Para você saber mais:

Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019

FREITAS, Eduardo de. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/informacoes-basicas/tpos-de-agua/o-problema-da-escasez-de-agua-no-mundo/ >. Acesso em: 21 fev 2019.

Estresse hídrico: é uma expressão utilizada para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem a imagem de satélite, que mostra o continente africano e sua a extensa área. Chame atenção a região mais seca, o deserto do Saara e a faixa do Sahel que é uma área de transição fronteiriça entre o deserto localizado ao norte do continente africano e a zona mais úmida ao sul do continente. Observe que essa área tem um acelerado processo de degradação ambiental, devido à ação antrópica, com a poluição dos mananciais. Neste sentido, essa área estão localizados países como o Sudão, o Mali com elevadas taxas de pobreza, em uma área de penúria hídrica. Porém o continente também apresenta grandes volumes de água, em rios caudalosos como rio Nilo, rio Níger e rio Congo, evidenciando a distribuição geográfica irregular do recurso ao longo do continente.

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeRTewHCTJBEJuBU8eWZZwMa3yYVxSr2dWp2h9GxxVT7q2FhUG6t3DrpRgTB/geo8-20und05-contextualizacao.pdf

Como adequar a sua realidade: Você pode adaptar a aula e mostrar exemplos de seu município ou região sobre o estresse hídrico.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 alunos para resolver o enigma das águas. Antes da aula, espalhe pela escola as pistas que eles irão usar para resolver o enigma conforme o cronograma:

Local 1 - Sala de Aula (pista 1)

Local 2 - Cantina ou refeitório (pista 2)

Local 3 - Pátio da escola (pista 3)

O objetivo é que os alunos resolvam as tarefas que dará acesso às pistas, cada pista dá acesso a um local da escola, no local o aluno encontrará outra tarefa que dará acesso a outra pista. Para melhor organização cada grupo terá seu conjunto de pista individual, para isso use envelopes, por exemplo: se tiver 6 grupos de 4 pessoas, serão necessários 18 envelopes. Cada pista contém uma tarefa a ser realizada pelo grupo, logo, a pista só pode ser entregue se o grupo cumprir a tarefa do local. Sugiro ainda que selecione três alunos para funcionarem como fiscais, responsáveis pela entrega das pistas e tarefas em parceria com o professor.

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Questione os alunos o que eles acharam da premiação, é pouco ou é muito?

Sabendo que existe lugares na África que não acesso à água potável nas mesmas condições da água que chega a torneira da escola, assim irão refletir a importância em preservar o recurso. Solicite para que dois alunos apresente suas conclusões sobre como o recurso é tratado pela humanidade em função da utilização, com isso retomar o objetivo da aula, visualizando que os problemas associados à falta de água, a poluição e o acesso à água potável se agravam à medida que as condições socioeconômicas da população são precárias.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, lápis de cor, borracha, impressão dos materiais da Ação Propositiva, envelopes.

Material complementar:

Tema da Aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7M5fZYQxDC9JjxVbtKVH2VEmqWFxYZZU7KSe6MYVUjZ836FHR3hawVXbpzDH/geo8-20und05-tema-da-aula.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeRTewHCTJBEJuBU8eWZZwMa3yYVxSr2dWp2h9GxxVT7q2FhUG6t3DrpRgTB/geo8-20und05-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Soluções baseadas na natureza para a gestão da água. UNESCO, 2018. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261579_por/PDF/261579por.pdf.multi >. Acesso em: 21 fev 2019.

Vídeo disponível em:

A questão da água na América Latina. Disponível em: <http://www.mabnacional.org.br/artigo/quest-da-gua-na-am-rica-latina >. Acesso em: 25 fev 2019.

Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019

FREITAS, Eduardo de. Água Potável. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-potavel.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

______________. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 21 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresenta aos alunos a imagem em satélite com a parte do continente americano, mostrando a predominância da água. Explique ainda que a água doce representa apenas 2,08% do planeta, distribuída em geleiras, rios e águas subterrâneas. Neste sentido o continente americano, apresenta grandes quantidades de rios e aquíferos, como rio Amazonas o maior em volume de água, rio da Paraguai. Assim sendo, não vivemos um estresse hídrico como em muitos países do continente africano.

Tema da Aula:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7M5fZYQxDC9JjxVbtKVH2VEmqWFxYZZU7KSe6MYVUjZ836FHR3hawVXbpzDH/geo8-20und05-tema-da-aula.pdf

Para você saber mais:

Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019

FREITAS, Eduardo de. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.

O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/informacoes-basicas/tpos-de-agua/o-problema-da-escasez-de-agua-no-mundo/ >. Acesso em: 21 fev 2019.

Estresse hídrico: é uma expressão utilizada para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem a imagem de satélite, que mostra o continente africano e sua a extensa área. Chame atenção a região mais seca, o deserto do Saara e a faixa do Sahel que é uma área de transição fronteiriça entre o deserto localizado ao norte do continente africano e a zona mais úmida ao sul do continente. Observe que essa área tem um acelerado processo de degradação ambiental, devido à ação antrópica, com a poluição dos mananciais. Neste sentido, essa área estão localizados países como o Sudão, o Mali com elevadas taxas de pobreza, em uma área de penúria hídrica. Porém o continente também apresenta grandes volumes de água, em rios caudalosos como rio Nilo, rio Níger e rio Congo, evidenciando a distribuição geográfica irregular do recurso ao longo do continente.

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeRTewHCTJBEJuBU8eWZZwMa3yYVxSr2dWp2h9GxxVT7q2FhUG6t3DrpRgTB/geo8-20und05-contextualizacao.pdf

Como adequar a sua realidade: Você pode adaptar a aula e mostrar exemplos de seu município ou região sobre o estresse hídrico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 alunos para resolver o enigma das águas. Antes da aula, espalhe pela escola as pistas que eles irão usar para resolver o enigma conforme o cronograma:

Local 1 - Sala de Aula (pista 1)

Local 2 - Cantina ou refeitório (pista 2)

Local 3 - Pátio da escola (pista 3)

O objetivo é que os alunos resolvam as tarefas que dará acesso às pistas, cada pista dá acesso a um local da escola, no local o aluno encontrará outra tarefa que dará acesso a outra pista. Para melhor organização cada grupo terá seu conjunto de pista individual, para isso use envelopes, por exemplo: se tiver 6 grupos de 4 pessoas, serão necessários 18 envelopes. Cada pista contém uma tarefa a ser realizada pelo grupo, logo, a pista só pode ser entregue se o grupo cumprir a tarefa do local. Sugiro ainda que selecione três alunos para funcionarem como fiscais, responsáveis pela entrega das pistas e tarefas em parceria com o professor.

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Questione os alunos o que eles acharam da premiação, é pouco ou é muito?

Sabendo que existe lugares na África que não acesso à água potável nas mesmas condições da água que chega a torneira da escola, assim irão refletir a importância em preservar o recurso. Solicite para que dois alunos apresente suas conclusões sobre como o recurso é tratado pela humanidade em função da utilização, com isso retomar o objetivo da aula, visualizando que os problemas associados à falta de água, a poluição e o acesso à água potável se agravam à medida que as condições socioeconômicas da população são precárias.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano