Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, lápis de cor, borracha, impressão dos materiais da Ação Propositiva, envelopes.
Material complementar:
Contextualização:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Soluções baseadas na natureza para a gestão da água. UNESCO, 2018. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261579_por/PDF/261579por.pdf.multi >. Acesso em: 21 fev 2019.
Vídeo disponível em:
A questão da água na América Latina. Disponível em: <http://www.mabnacional.org.br/artigo/quest-da-gua-na-am-rica-latina >. Acesso em: 25 fev 2019.
Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019
FREITAS, Eduardo de. Água Potável. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-potavel.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.
______________. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.
O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresenta aos alunos a imagem em satélite com a parte do continente americano, mostrando a predominância da água. Explique ainda que a água doce representa apenas 2,08% do planeta, distribuída em geleiras, rios e águas subterrâneas. Neste sentido o continente americano, apresenta grandes quantidades de rios e aquíferos, como rio Amazonas o maior em volume de água, rio da Paraguai. Assim sendo, não vivemos um estresse hídrico como em muitos países do continente africano.
Tema da Aula:
Para você saber mais:
Escassez de água, desafio à sustentabilidade. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-escassez-de-agua-desafio-a-sustentabilidade/ >. Acesso em: 21 fev 2019
FREITAS, Eduardo de. Desertificação na África. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm >. Acesso em: 26 fev 2019.
O problema de escassez da água no mundo. CETESB, São Paulo. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/informacoes-basicas/tpos-de-agua/o-problema-da-escasez-de-agua-no-mundo/ >. Acesso em: 21 fev 2019.
Estresse hídrico: é uma expressão utilizada para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Oriente os alunos a observarem a imagem de satélite, que mostra o continente africano e sua a extensa área. Chame atenção a região mais seca, o deserto do Saara e a faixa do Sahel que é uma área de transição fronteiriça entre o deserto localizado ao norte do continente africano e a zona mais úmida ao sul do continente. Observe que essa área tem um acelerado processo de degradação ambiental, devido à ação antrópica, com a poluição dos mananciais. Neste sentido, essa área estão localizados países como o Sudão, o Mali com elevadas taxas de pobreza, em uma área de penúria hídrica. Porém o continente também apresenta grandes volumes de água, em rios caudalosos como rio Nilo, rio Níger e rio Congo, evidenciando a distribuição geográfica irregular do recurso ao longo do continente.
Contextualização:
Como adequar a sua realidade: Você pode adaptar a aula e mostrar exemplos de seu município ou região sobre o estresse hídrico.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Oriente os alunos sobre o texto da problematização, que faz uma síntese sobre a situação da água nos continentes americano e africano, fechando a narrativa construída no tema e na contextualização. Neste sentido, apresentar o ODS (objetivo de desenvolvimentos sustentável 6) assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com isso, leve os alunos a refletir sobre a situação: É possível garantir água de maneira sustentável?
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utf3M56Stp6WKE62299tzAUSF2phmYWEGDmEXUeBdsmRSg2vQnh5SZFgytu2/geo8-20und05-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 alunos para resolver o enigma das águas. Antes da aula, espalhe pela escola as pistas que eles irão usar para resolver o enigma conforme o cronograma:
Local 1 - Sala de Aula (pista 1)
Local 2 - Cantina ou refeitório (pista 2)
Local 3 - Pátio da escola (pista 3)
O objetivo é que os alunos resolvam as tarefas que dará acesso às pistas, cada pista dá acesso a um local da escola, no local o aluno encontrará outra tarefa que dará acesso a outra pista. Para melhor organização cada grupo terá seu conjunto de pista individual, para isso use envelopes, por exemplo: se tiver 6 grupos de 4 pessoas, serão necessários 18 envelopes. Cada pista contém uma tarefa a ser realizada pelo grupo, logo, a pista só pode ser entregue se o grupo cumprir a tarefa do local. Sugiro ainda que selecione três alunos para funcionarem como fiscais, responsáveis pela entrega das pistas e tarefas em parceria com o professor.
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kc6hDyTSj9jzPnCvzzket9edy9FkZu7W8ZNWDYdfGrfQmrb6ysT3ZRRbwrdj/geo8-20und05-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Questione os alunos o que eles acharam da premiação, é pouco ou é muito?
Sabendo que existe lugares na África que não acesso à água potável nas mesmas condições da água que chega a torneira da escola, assim irão refletir a importância em preservar o recurso. Solicite para que dois alunos apresente suas conclusões sobre como o recurso é tratado pela humanidade em função da utilização, com isso retomar o objetivo da aula, visualizando que os problemas associados à falta de água, a poluição e o acesso à água potável se agravam à medida que as condições socioeconômicas da população são precárias.