Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, será analisado o que é inversão térmica e os impactos dos seres humanos no processo.
Materiais necessários:
- 04 Garrafas Pet de água mineral ou refrigerante de formatos iguais
- 04 tampinhas de garrafa
- Fita isolante
- Água quente e água gelada
- 02 corantes de alimentos de diferentes cores
- 01 prego
Materiais complementares:
Para esta aula, será realizado um experimento, que deve ir pronto para a sala de aula e só ser aplicado no momento da aula.
Os materiais necessários e demais explicações estão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mQt2kG3q6dvsrgfb9VS9eXZBq3AAS2hN6sVkA8K2cU4qSrYwrvCDR4gNdVfy/geo6-07und05-acao-propositiva-experimento.pdf
Para você saber mais:
Inversão Térmica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm - Acesso em 02/05/2019
O que é a inversão térmica. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2327/o-que-e-a-inversao-termica - Acesso em 02/05/2019
Contextos prévios: os alunos já devem ter trabalhado conceitos de clima, como ar quente, ar frio, densidade do ar.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês discutirão e compreenderão o que é inversão térmica, suas causas e consequências, compreendendo que esse é mais um dos processos naturais alterados pela interação entre ser humano e natureza.
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Antes de projetar a imagem do slide para os alunos, pergunte à sala:
- vocês sentem que no frio sofremos mais com a poluição?
- algum aluno apresenta mais problemas respiratórios no inverno?
É provável que a maioria da sala responda que no inverno conseguem sentir mais os efeitos da poluição e que também ficam mais vulneráveis às doenças respiratórias.
Após as perguntas, projete a imagem para os alunos. Peça para que eles observem com atenção a imagem e o fenômeno representado. Em seguida, pergunte à sala:
- O que vocês observam na imagem?
Peça para um ou dois alunos da turma explicarem o que conseguem ver na imagem e vá completando a explicação com conceitos importantes.
Na imagem é possível observar que o ar frio está “preso” perto da superfície e juntamente com ele existe a presença de poluentes. O ar frio fica preso pois é mais denso e não consegue subir. A inversão térmica é mais comum no inverno pois a superfície está mais fria e chove menos, o que dificulta a dispersão dos poluentes.
Ressalte com os alunos que a inversão térmica é um fenômeno natural.
Como adequar à sua realidade: se sua cidade tem muita poluição, peça para os alunos relatarem como se sentem em dias frios em relação à poluição.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Peça para os alunos pensarem a respeito. Pergunte à turma:
- Como o ser humano pode agravar a inversão térmica?
Espera-se que os alunos compreendam que algumas ações podem agravar a inversão térmica, pois podem gerar poluentes e esses ficarão concentrados próximos à superfície no inverno. Algumas ações que agravam: indústrias liberando gases poluentes, excesso de carros, queimadas.
Para você saber mais:
Poluição atmosférica. Disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-atmosferica/ - Acesso em 02/05/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a pergunta ou escreva-a no quadro.
Antes de pedir para os alunos responderem, discuta com a sala rapidamente sobre a importância de políticas públicas e ambientais. Diga à turma que sem políticas voltadas para o meio ambiente as consequências da inversão térmica continuarão existindo.
Logo após a breve discussão, peça para a sala responder à pergunta. Neste momento, espera-se que os alunos proponham soluções como maior utilização dos transportes públicos, bicicletas, patinetes, diminuição de queimadas, valorização de áreas verdes na cidade, maior fiscalização da emissão de poluentes pela indústria.
Os alunos devem expor possíveis ações que possam minimizar os efeitos negativos da inversão térmica.