Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, notebook, impressora, papel A3.
Material complementar:
Imagens da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/65UdxeU6n3dBmVPAWP9BA3xMg4EvgmfhCtPyaBdr5epuUtJ3CNARZMDK8fnv/geo5-08und02-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Imagens de satélite 1984-2016: 32 anos de mudanças na Terra
https://www.youtube.com/watch?v=ZvnPUlsTcJw
Imagens de satélites
http://www.aeb.gov.br/servicos/imagens-de-satelites/
Contextos prévios: Satélites, paisagens, transformações de paisagens.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alto. Você pode convidar a turma para ler junto de você. Após isso, pergunte-os se eles sabem o que são paisagens e se as paisagens costumam se transformar. Pergunte também se eles já observaram alguma transformação em alguma paisagem, podendo ser no lugar onde moram ou a partir de fotografias que já tenham visto.
Para você saber mais:
Imagens de satélite do Google mostram 32 anos de mudanças no nosso planeta
Timelapse - Google Earth Engine
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Oriente aos alunos e alunas a observarem o gif disponível no slide e perceberem as transformações que o município de Mariana-MG sofreu a partir do desastre ambiental de 2015. Dialogue com eles sobre o ocorrido, para que sejam repertoriados sobre o fato. Não esqueça, em hipótese alguma, de informar que estas imagens foram captadas via satélite. Em seguida, realize o seguinte questionamento: A partir da observação das imagens, que mudanças ocorreram neste local?
É importante que você dialogue com a turma sobre o que são imagens de satélites e como elas representam, retratam imediatamente o que acontece em locais monitorados pelos satélites, apresentando dados cartografados. Em casos de dúvidas, consulte os links no tópico Para você saber mais ao longo do plano.
Para você saber mais:
Imagens de satélite mostram antes e depois de queda de barragem em Mariana (MG)
https://gizmodo.uol.com.br/imagens-satelite-barragem-mariana-mg/
Apollo 11 - imagens de satélite de Mariana-MG
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Nesta etapa, comente com os alunos sobre o fato ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, relatando sobre como as imagens de satélites foram utilizadas na busca por informações, colaborando no resgate de pessoas e até mesmo possibilitando identificar novos riscos para a região. Em seguida, faça o seguinte questionamento: Por que utilizamos imagens de satélites para observar mudanças de paisagens?
Para você saber mais:
Imagens da Nasa mostram diferença em paisagens vistas do espaço ao longo de décadas
Nasa divulga imagens que mostram mudanças drásticas no planeta
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos e alunas que, levando em consideração a notícia do desastre ambiental no município de Mariana-MG e as imagens de satélite, descrevam que tipos de informações podem ser observadas a partir de imagens de paisagens via satélite. Caso seja necessário, você pode voltar ao gif do slide anterior para que eles tomem como base o que pode ser observado a partir de imagens de satélites.
Para você saber mais:
Imagens de satélite para ler o território
https://novaescola.org.br/conteudo/2161/imagens-de-satelite-para-ler-o-territorio
Imagens da Nasa revelam drásticas mudanças em regiões do planeta
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta última etapa, você deve imprimir, em tamanho A3, as duas imagens do Material Complementar, de antes e depois da tragédia ocorrida no município de Mariana-MG. Disponha as impressões no quadro ou numa das paredes da sala e peça aos alunos que identifiquem transformações e informações acerca das duas paisagens. Os alunos devem anotar suas observações e transcrevê-las para tarjetas que servirão de legendas. Após produzi-las, peça aos alunos que colem as tarjetas com as legendas nos locais adequados nas imagens impressas. Ao final, medie um diálogo sobre as transformações ocorridas na cidade das imagens observadas.
Material complementar
Imagens da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/65UdxeU6n3dBmVPAWP9BA3xMg4EvgmfhCtPyaBdr5epuUtJ3CNARZMDK8fnv/geo5-08und02-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Imagens do Google mostram 30 anos de crescimento urbano e desmatamento no Brasil
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-38270516
Utilização de imagens do Google Earth para análise de mudanças no território com a criação do shopping Bosque Grão-Pará em Belém-PA