17345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Feira livre como elemento urbano

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer as feiras livres como atividade integradora entre a cidade e o campo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas das atividades do plano, caderno e lápis.

Material complementar:

Texto da contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fJZuHXUHatfS2Zp6CemDHB3zzWeUBjjYnUfC869U6cJB5ESrkf7st2ZEkQDz/geo5-04und01-texto-da-contextualizacao.pdf

Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2SWKFjKQSnhJmFjfkdsqG9qQWhWx5DPkcpfQUdBFTxgrZRGuUn5mn9NW4GD/geo5-04und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos se sentarem em duplas. Leia o tema da aula com eles.

Como adequar à sua realidade: Se for possível, você pode desenvolver um projeto para a visita de uma feira livre local, com entrevistas dos feirantes e dos clientes.

Para você saber mais:

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue uma cópia do texto da contextualização disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fJZuHXUHatfS2Zp6CemDHB3zzWeUBjjYnUfC869U6cJB5ESrkf7st2ZEkQDz/geo5-04und01-texto-da-contextualizacao.pdf, para cada aluno. Peça-os para lerem o texto. “Você conhece alguma feira livre no bairro/ na cidade?”

Como adequar à sua realidade: Você pode completar as informações do texto da contextualização com informações de feiras livres que acontecem próximo à escola ou na sua cidade. Busque informações de quantos feirantes são cadastrados, horários de funcionamento, há quanto tempo existe a feira, etc. No site da prefeitura, normalmente, ficam disponíveis locais, datas e horários das feiras livres que ocorrem pela cidade.

Para você saber mais:

https://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta. Espere por algumas resposta. Pergunte também: “Será que existem muitas diferenças entre as feiras livres nas diferentes localidades do Brasil?”, “Você já foi a alguma feira livre?” e “Será que as feiras livres acontecem todos os dias?”.

Para você saber mais:

http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua uma página da atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2SWKFjKQSnhJmFjfkdsqG9qQWhWx5DPkcpfQUdBFTxgrZRGuUn5mn9NW4GD/geo5-04und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf, para cada dupla. Imprima quantas páginas forem necessárias, não tem problema as imagens serem analisadas por mais de uma dupla. Após o final da atividade peça que cada dupla cite uma semelhança e uma diferença que determinaram nas imagens das feiras livres. Espera-se que eles identifiquem características como: uma feira fica ao ar livre a outra em área fechada; uma tem barracas de comida e na outra a barraca tem objetos para vender. Destaque elementos urbanos presentes nas imagens, se os alunos não os citarem. Então, pergunte: “Onde ficam estas feiras livres, no campo ou na cidade?”, “De onde vocês acham que vêm os produtos que são vendidos nas feiras?”. Os alunos devem perceber que os produtos, principalmente os alimentos, vêm do campo/ área rurais, o que faz com que a feira seja um local de interação entre o campo e a cidade.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região ocorrem feiras livres você pode acrescentar fotos delas às da atividade da ação propositiva.

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para observarem as imagens e pensarem no caminho que as coisas da feira fazem. Peça para escreverem os números das imagens na ordem em que eles acham que ocorrem. A ordem correta é: 2, 4, 1 e 3. Então peça para escreverem a resposta para a pergunta da problematização: “Qual a importância das feiras livres para as cidades?”.

Como adequar à sua realidade: Se for haver o projeto da visita à feira livre local, peça aos alunos para escreverem sobre a visita. Durante a visita os alunos podem fazer a pergunta da problematização para as pessoas na feira. Assim eles farão uma coleta de informações, que poderá ser trabalhada na sala comparando diferentes opiniões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas das atividades do plano, caderno e lápis.

Material complementar:

Texto da contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fJZuHXUHatfS2Zp6CemDHB3zzWeUBjjYnUfC869U6cJB5ESrkf7st2ZEkQDz/geo5-04und01-texto-da-contextualizacao.pdf

Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2SWKFjKQSnhJmFjfkdsqG9qQWhWx5DPkcpfQUdBFTxgrZRGuUn5mn9NW4GD/geo5-04und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos se sentarem em duplas. Leia o tema da aula com eles.

Como adequar à sua realidade: Se for possível, você pode desenvolver um projeto para a visita de uma feira livre local, com entrevistas dos feirantes e dos clientes.

Para você saber mais:

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue uma cópia do texto da contextualização disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fJZuHXUHatfS2Zp6CemDHB3zzWeUBjjYnUfC869U6cJB5ESrkf7st2ZEkQDz/geo5-04und01-texto-da-contextualizacao.pdf, para cada aluno. Peça-os para lerem o texto. “Você conhece alguma feira livre no bairro/ na cidade?”

Como adequar à sua realidade: Você pode completar as informações do texto da contextualização com informações de feiras livres que acontecem próximo à escola ou na sua cidade. Busque informações de quantos feirantes são cadastrados, horários de funcionamento, há quanto tempo existe a feira, etc. No site da prefeitura, normalmente, ficam disponíveis locais, datas e horários das feiras livres que ocorrem pela cidade.

Para você saber mais:

https://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta. Espere por algumas resposta. Pergunte também: “Será que existem muitas diferenças entre as feiras livres nas diferentes localidades do Brasil?”, “Você já foi a alguma feira livre?” e “Será que as feiras livres acontecem todos os dias?”.

Para você saber mais:

http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/o-que-que-feira-livre-tem acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua uma página da atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2SWKFjKQSnhJmFjfkdsqG9qQWhWx5DPkcpfQUdBFTxgrZRGuUn5mn9NW4GD/geo5-04und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf, para cada dupla. Imprima quantas páginas forem necessárias, não tem problema as imagens serem analisadas por mais de uma dupla. Após o final da atividade peça que cada dupla cite uma semelhança e uma diferença que determinaram nas imagens das feiras livres. Espera-se que eles identifiquem características como: uma feira fica ao ar livre a outra em área fechada; uma tem barracas de comida e na outra a barraca tem objetos para vender. Destaque elementos urbanos presentes nas imagens, se os alunos não os citarem. Então, pergunte: “Onde ficam estas feiras livres, no campo ou na cidade?”, “De onde vocês acham que vêm os produtos que são vendidos nas feiras?”. Os alunos devem perceber que os produtos, principalmente os alimentos, vêm do campo/ área rurais, o que faz com que a feira seja um local de interação entre o campo e a cidade.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região ocorrem feiras livres você pode acrescentar fotos delas às da atividade da ação propositiva.

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_livre acesso em 14 de março de 2019

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/ acesso em 14 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para observarem as imagens e pensarem no caminho que as coisas da feira fazem. Peça para escreverem os números das imagens na ordem em que eles acham que ocorrem. A ordem correta é: 2, 4, 1 e 3. Então peça para escreverem a resposta para a pergunta da problematização: “Qual a importância das feiras livres para as cidades?”.

Como adequar à sua realidade: Se for haver o projeto da visita à feira livre local, peça aos alunos para escreverem sobre a visita. Durante a visita os alunos podem fazer a pergunta da problematização para as pessoas na feira. Assim eles farão uma coleta de informações, que poderá ser trabalhada na sala comparando diferentes opiniões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano