17342
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Transformações na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer que a paisagem da cidade é transformada ao longo do tempo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas se desejar, é possível encadear as aula de maneira que os planos complementam-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Vídeo “ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 469 ANOS” (Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI) que mostra de forma breve aspectos sobre o crescimento, a história e a cultura da Cidade de Salvador para embasar a aula com o tema “mudanças na cidade”. Se possível, exiba o vídeo para os estudantes antes do desenvolvimento da aula.

http://domtotal.com/periscopio/60/2008/08/brasil-como-enfrentar-o-crescimento-urbano/

http://varelanoticias.com.br/antes-e-depois-fotos-mostram-mudancas-de-salvador-ao-longo-dos-anos-veja/

https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema “A PAISAGEM DA CIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES” convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. É interessante disponibilizar durante a aula imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.

Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.

Como adequar à sua realidade:

Utilize exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos e pergunte:

O que estão vendo?

As imagens são iguais ou diferentes?

O que elas apresentam de diferença?

Por que elas apresentam diferenças?

Este momento é utilizado para que os alunos se aproximem da temática da aula e observe as diferenças entre as imagens. Veja que a primeira imagem retrata a época da sua fundação de Salvador - BA e a segunda traz um quadro mais atual. É importante, que os alunos percebam que as imagens são representações da cidade de datas diferentes.

Como adequar à sua realidade: Caso deseje, pode utilizar exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que os grupos organizados em grupos façam o registro das suas respostas, inclusive a partir das discussões da contextualização, para a discussão posterior.

Neste momento, é importante que os alunos levantem todas as ideias sobre as transformações da paisagem e coloquem da maneira deles, o tempo cronológico, a ação do ser humano e a ação da natureza como agentes de transformação da cidade.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Retome as imagens iniciais e pergunte para os alunos se as transformações na paisagem da cidade também mudaram o modo de vida das pessoas. Faça perguntas simples: As pessoas viviam como na primeira imagem? Como elas se deslocavam de um local para o outro? Moravam perto uma das outras? E como era a alimentação? E o lazer?

Em seguida, convide os grupos para fazerem a atividade. A proposta da atividade é que os alunos selecionem, pelo menos uma imagem, e que identifique as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.

É importante para a realização dessa atividade solicitar, anteriormente, que os alunos levem jornais e revistas para sala de aula. Além disso, é durante o desenvolvimento da aula que se avaliará se é possível ou não, os alunos selecionarem mais de uma imagem.

Há sugestão de uma ficha (Ficha 1), para o registro dos alunos, caso ache pertinente utilizá-la.

Material complementar:

Sugestão de atividade para impressão: (Ficha 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os grupos apresentam para a sala toda a atividade feita anteriormente sobre as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.

É importante, neste momento, que o professor anote, ou no canto do quadro da sala ou de outra maneira, mas desde que todos observem, as transformações relatadas por cada grupo, por exemplo: construiu casa - desmatou árvores - instalou postes de energia elétrica etc.

Diante desse registro o professor sugere o que deve aparecer nos desenhos nos quadros em branco do slide. Veja que esses quadros remetem-se a uma sequência de ações realizadas desde a primeira imagem para se chegar a imagem final.

Procure, em cada transformação citada pelos grupos, fazê-los refletir sempre sobre como tal mudança afetou a vida das pessoas.

Observe que a quantidade de quadros pode variar por aluno, não há obrigatoriedade no uso da quantidade demonstrada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas se desejar, é possível encadear as aula de maneira que os planos complementam-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Vídeo “ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 469 ANOS” (Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI) que mostra de forma breve aspectos sobre o crescimento, a história e a cultura da Cidade de Salvador para embasar a aula com o tema “mudanças na cidade”. Se possível, exiba o vídeo para os estudantes antes do desenvolvimento da aula.

http://domtotal.com/periscopio/60/2008/08/brasil-como-enfrentar-o-crescimento-urbano/

http://varelanoticias.com.br/antes-e-depois-fotos-mostram-mudancas-de-salvador-ao-longo-dos-anos-veja/

https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema “A PAISAGEM DA CIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES” convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. É interessante disponibilizar durante a aula imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.

Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.

Como adequar à sua realidade:

Utilize exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos e pergunte:

O que estão vendo?

As imagens são iguais ou diferentes?

O que elas apresentam de diferença?

Por que elas apresentam diferenças?

Este momento é utilizado para que os alunos se aproximem da temática da aula e observe as diferenças entre as imagens. Veja que a primeira imagem retrata a época da sua fundação de Salvador - BA e a segunda traz um quadro mais atual. É importante, que os alunos percebam que as imagens são representações da cidade de datas diferentes.

Como adequar à sua realidade: Caso deseje, pode utilizar exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que os grupos organizados em grupos façam o registro das suas respostas, inclusive a partir das discussões da contextualização, para a discussão posterior.

Neste momento, é importante que os alunos levantem todas as ideias sobre as transformações da paisagem e coloquem da maneira deles, o tempo cronológico, a ação do ser humano e a ação da natureza como agentes de transformação da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Retome as imagens iniciais e pergunte para os alunos se as transformações na paisagem da cidade também mudaram o modo de vida das pessoas. Faça perguntas simples: As pessoas viviam como na primeira imagem? Como elas se deslocavam de um local para o outro? Moravam perto uma das outras? E como era a alimentação? E o lazer?

Em seguida, convide os grupos para fazerem a atividade. A proposta da atividade é que os alunos selecionem, pelo menos uma imagem, e que identifique as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.

É importante para a realização dessa atividade solicitar, anteriormente, que os alunos levem jornais e revistas para sala de aula. Além disso, é durante o desenvolvimento da aula que se avaliará se é possível ou não, os alunos selecionarem mais de uma imagem.

Há sugestão de uma ficha (Ficha 1), para o registro dos alunos, caso ache pertinente utilizá-la.

Material complementar:

Sugestão de atividade para impressão: (Ficha 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os grupos apresentam para a sala toda a atividade feita anteriormente sobre as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.

É importante, neste momento, que o professor anote, ou no canto do quadro da sala ou de outra maneira, mas desde que todos observem, as transformações relatadas por cada grupo, por exemplo: construiu casa - desmatou árvores - instalou postes de energia elétrica etc.

Diante desse registro o professor sugere o que deve aparecer nos desenhos nos quadros em branco do slide. Veja que esses quadros remetem-se a uma sequência de ações realizadas desde a primeira imagem para se chegar a imagem final.

Procure, em cada transformação citada pelos grupos, fazê-los refletir sempre sobre como tal mudança afetou a vida das pessoas.

Observe que a quantidade de quadros pode variar por aluno, não há obrigatoriedade no uso da quantidade demonstrada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano