Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, o seguinte vídeo:
- Reportagem sobre feira livre - disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos as duas imagens previstas no plano original, disponíveis aqui.
Solicite que os alunos comparem as imagens observando os produtos, a disposição das barracas e a circulação de pessoas.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente aos alunos o slide original do plano e peça que anotem a resposta ao questionamento.
Caso não haja feira livre no seu município, peça para escreverem sobre o vídeo da apresentação do tema: o local onde a feira ocorre; qual a periodicidade; quais os produtos comercializados e como as pessoas se sentem ao frequentar esse espaço.
Acrescente à reflexão: a Covid-19 pode ter influenciado o funcionamento das feiras livres?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva, disponível aqui. Peça que, individualmente:
1. ordenem as frases do texto;
2. pesquisem uma imagem na internet que retrate um feirante;
3. elaborem uma tabela como no exemplo a seguir:
É possível realizar a atividade com ajuda dos familiares.
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Os alunos podem acrescentar imagens à tabela. Para isso, sugira que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir e editar imagens no Word – disponível aqui.
Sistematização
A sugestão para esta etapa é a criação de uma nuvem de palavras com o tema: O que eu aprendi sobre o trabalho dos feirantes.
Eles precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas pensando em onde, quando e como os feirantes trabalham;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Nossa equipe acompanha a rotina dos feirantes de São Paulo - disponível aqui;
- Minha Profissão – Feirante - disponível aqui.
Leiam juntos:
- “Veja as regras de funcionamento das feiras durante a quarentena para evitar o coronavírus em Goiás” - disponível aqui.