17202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Cooperativas e Recicladores

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Cooperativas e Recicladores

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, lápis de cor e giz de cera.

Material complementar:

  • Folha de atividade para a sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k3RfBgn8c8HbWeHGE4ZhVyGAYcr8kSKY6wK2c7EVzCchCKWUmEWRG3xJ5RF/his3-11und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

  • BARROS, Carlos Henrique Farias de.ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL. Disponível em:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2013/historia_artigos/barros.pdf Acesso em: 13/03/2019

  • MEDEIROS, Luiza Ferreira de Rezende. MACEDO,Kátia Barbosa. Profissão: catador de material reciclável, entre o viver e o sobreviver. Disponível em:

http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/8 Acesso em: 13/03/2019

  • Vídeo. Lixo Extraordinário Documentário. Lucy Walker.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8 Acesso em: 17/03/2019

  • Vídeo. Projeto a Arte de Reciclar: entrevista com catadora de material reciclável.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=sf94TCbZzAo Acesso em: 17/03/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o objetivo acima. Caso não tenha como projetar o slide escreva no quadro da sala ou produza um cartaz.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize iniciando uma conversa com os alunos sobre o destino dado em suas casas para o lixo que eles produzem. O objetivo é começar a entender a importância do trabalho dos recicladores e de conhecer e valorizar trabalhos como esses. Para desenvolver essa atividade sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça que os alunos observem com atenção o slide e respondam a pergunta que está nele. (É provável que os alunos digam que são colocados na lixeira e levados pelo caminhão até o lixão, ou seja, o que é mais comumente conhecido).
  • Agora pergunte se eles já ouviram falar em coleta seletiva? ( É provável que alguns alunos conheçam).
  • Aproveitando as respostas dos alunos indague se eles já ouviram falar de pessoas que trabalham juntas coletando lixo que pode ser aproveitado.
  • Valorizando as respostas dos alunos convide-os para conhecer mais sobre os recicladores.

Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 13/03/2019

  • Se não for possível projetar o slide leve para sala alguns exemplares de lixo recicláveis como latinhas, caixas, sacolas, etc. Faça a pergunta de forma oral ou produza um cartaz.

  • O roteiro de perguntas sugerido poderá ser alterado de acordo com a interação dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após conversar com os alunos sobre o destino do lixo em suas casas e para além dela, explique que nesta aula eles conhecerão sobre a profissão de recicladores cooperados e que para isso você usará um vídeo que mostra a rotina desses profissionais. O vídeo é a fonte de análise deste plano.

O movimento desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de comparar as especificidades desse trabalho tais como as vantagens de trabalhar em cooperativas, as mudanças trazidas pelas tecnologias, os espaços onde essa profissão se desenvolve.

Para desenvolvimento dessa etapa sugere-se:

  • Peça aos alunos para formarem grupos.
  • Em seguida diga para assistirem com atenção o vídeo e tentar compreender os seguintes pontos:

  • Quais tipos de lixo são mais desejados pelos recicladores? (espera-se que os alunos citem os recicláveis como latas e caixas).
  • De que forma é feita a divisão do dinheiro ganho com a venda do lixo? Todos os cooperados recebem parcelas iguais?
  • Na opinião de vocês é melhor trabalhar em cooperativas como a do vídeo ou diretamente nos lixões?

  • Feitas as inferências dos grupos explique aos alunos que a profissão de recicladores deve ser valorizada como todas as outras e que estes têm o direito de trabalhar com boas condições e sem colocar suas vidas em risco. Nas cooperativas os recicladores se unem e dividem os ganhos de forma igual, além de conseguirem condições de trabalho mais dignas.

Video: YOUTUBE: O trabalho da Cooperativa de Reciclagem de Tubiacanga-Jornal Futura-Canal Futura.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-8Xss50mnZI Acesso em 14/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível utilizar a fonte selecionada nestes plano, você poderá selecionar a que lhe parecer melhor desde que mantenha a idéia proposta. Se não for possível projetar o slide você poderá usar fotografia e outro tipo de fonte para mostrar o trabalho dos recicladores.

  • Há ainda a possibilidade de trabalhar com cooperativas próximas a escola e se possível programar visitas dos alunos ou a presença de um reciclador cooperado para conversar com as crianças.

  • O roteiro sugerido poderá ser alterado de acordo com a dinâmica da turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a conversa na etapa anterior solicite aos alunos que façam a seguinte atividade de forma individual.

  • Distribua aos alunos a folha de atividade.
  • Explique que eles terão que criar um super herói que baseado no trabalho dos recicladores, mas nessa histórinha eles terão que mostrar o lugar onde eles trabalham, com o que eles trabalham e qual a importância do trabalho deles.
  • Agora peça que os alunos exibam suas histórinhas no mural da sala de aula.

  • Folha de atividade para a sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k3RfBgn8c8HbWeHGE4ZhVyGAYcr8kSKY6wK2c7EVzCchCKWUmEWRG3xJ5RF/his3-11und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

IMAGEM: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 14/03/2019

  • Se não for possível fotocopiar a folha de atividade para todos os alunos peça que eles façam em uma folha do caderno ou mesmo em duplas.

  • Se algum aluno tiver mais dificuldade com a escrita peça que conte sua historinha de forma oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, lápis de cor e giz de cera.

Material complementar:

  • Folha de atividade para a sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k3RfBgn8c8HbWeHGE4ZhVyGAYcr8kSKY6wK2c7EVzCchCKWUmEWRG3xJ5RF/his3-11und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

  • BARROS, Carlos Henrique Farias de.ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL. Disponível em:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2013/historia_artigos/barros.pdf Acesso em: 13/03/2019

  • MEDEIROS, Luiza Ferreira de Rezende. MACEDO,Kátia Barbosa. Profissão: catador de material reciclável, entre o viver e o sobreviver. Disponível em:

http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/8 Acesso em: 13/03/2019

  • Vídeo. Lixo Extraordinário Documentário. Lucy Walker.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8 Acesso em: 17/03/2019

  • Vídeo. Projeto a Arte de Reciclar: entrevista com catadora de material reciclável.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=sf94TCbZzAo Acesso em: 17/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o objetivo acima. Caso não tenha como projetar o slide escreva no quadro da sala ou produza um cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize iniciando uma conversa com os alunos sobre o destino dado em suas casas para o lixo que eles produzem. O objetivo é começar a entender a importância do trabalho dos recicladores e de conhecer e valorizar trabalhos como esses. Para desenvolver essa atividade sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça que os alunos observem com atenção o slide e respondam a pergunta que está nele. (É provável que os alunos digam que são colocados na lixeira e levados pelo caminhão até o lixão, ou seja, o que é mais comumente conhecido).
  • Agora pergunte se eles já ouviram falar em coleta seletiva? ( É provável que alguns alunos conheçam).
  • Aproveitando as respostas dos alunos indague se eles já ouviram falar de pessoas que trabalham juntas coletando lixo que pode ser aproveitado.
  • Valorizando as respostas dos alunos convide-os para conhecer mais sobre os recicladores.

Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 13/03/2019

  • Se não for possível projetar o slide leve para sala alguns exemplares de lixo recicláveis como latinhas, caixas, sacolas, etc. Faça a pergunta de forma oral ou produza um cartaz.

  • O roteiro de perguntas sugerido poderá ser alterado de acordo com a interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após conversar com os alunos sobre o destino do lixo em suas casas e para além dela, explique que nesta aula eles conhecerão sobre a profissão de recicladores cooperados e que para isso você usará um vídeo que mostra a rotina desses profissionais. O vídeo é a fonte de análise deste plano.

O movimento desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de comparar as especificidades desse trabalho tais como as vantagens de trabalhar em cooperativas, as mudanças trazidas pelas tecnologias, os espaços onde essa profissão se desenvolve.

Para desenvolvimento dessa etapa sugere-se:

  • Peça aos alunos para formarem grupos.
  • Em seguida diga para assistirem com atenção o vídeo e tentar compreender os seguintes pontos:

  • Quais tipos de lixo são mais desejados pelos recicladores? (espera-se que os alunos citem os recicláveis como latas e caixas).
  • De que forma é feita a divisão do dinheiro ganho com a venda do lixo? Todos os cooperados recebem parcelas iguais?
  • Na opinião de vocês é melhor trabalhar em cooperativas como a do vídeo ou diretamente nos lixões?

  • Feitas as inferências dos grupos explique aos alunos que a profissão de recicladores deve ser valorizada como todas as outras e que estes têm o direito de trabalhar com boas condições e sem colocar suas vidas em risco. Nas cooperativas os recicladores se unem e dividem os ganhos de forma igual, além de conseguirem condições de trabalho mais dignas.

Video: YOUTUBE: O trabalho da Cooperativa de Reciclagem de Tubiacanga-Jornal Futura-Canal Futura.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-8Xss50mnZI Acesso em 14/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível utilizar a fonte selecionada nestes plano, você poderá selecionar a que lhe parecer melhor desde que mantenha a idéia proposta. Se não for possível projetar o slide você poderá usar fotografia e outro tipo de fonte para mostrar o trabalho dos recicladores.

  • Há ainda a possibilidade de trabalhar com cooperativas próximas a escola e se possível programar visitas dos alunos ou a presença de um reciclador cooperado para conversar com as crianças.

  • O roteiro sugerido poderá ser alterado de acordo com a dinâmica da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a conversa na etapa anterior solicite aos alunos que façam a seguinte atividade de forma individual.

  • Distribua aos alunos a folha de atividade.
  • Explique que eles terão que criar um super herói que baseado no trabalho dos recicladores, mas nessa histórinha eles terão que mostrar o lugar onde eles trabalham, com o que eles trabalham e qual a importância do trabalho deles.
  • Agora peça que os alunos exibam suas histórinhas no mural da sala de aula.

  • Folha de atividade para a sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6k3RfBgn8c8HbWeHGE4ZhVyGAYcr8kSKY6wK2c7EVzCchCKWUmEWRG3xJ5RF/his3-11und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

IMAGEM: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 14/03/2019

  • Se não for possível fotocopiar a folha de atividade para todos os alunos peça que eles façam em uma folha do caderno ou mesmo em duplas.

  • Se algum aluno tiver mais dificuldade com a escrita peça que conte sua historinha de forma oral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano