Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.
Conceito-chave
Fatos da Subtração.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow (opcional ).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo com a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )
Orientação:
- Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
- Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )
Orientação:
- Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
- Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Atividade Principal
Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )
Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.
Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.
Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.
Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )
Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.
Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.
Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.
Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )
Orientação:
- Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
- Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
- Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.
Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.
Discuta com a turma:
- A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
- Existe um jeito único de realizar essa atividade?
- Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )
Orientação:
- Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
- Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
- Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.
Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.
Discuta com a turma:
- A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
- Existe um jeito único de realizar essa atividade?
- Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Raio x
Tempo sugerido:10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.
Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração oportunizadas em situação lúdica.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar