10322
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Quantos a mais?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

Conceito-chave

Fatos da Subtração.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional ).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo com a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
  • Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
  • Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )

Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.

Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.

Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.

Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )

Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.

Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.

Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.

Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação:

  • Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
  • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
  • Existe um jeito único de realizar essa atividade?
  • Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação:

  • Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
  • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
  • Existe um jeito único de realizar essa atividade?
  • Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração oportunizadas em situação lúdica.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo com a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

Conceito-chave

Fatos da Subtração.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional ).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
  • Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Aponte uma imagem de cada vez e incentive seus alunos a resolverem utilizando as próprias mãos.
  • Se não for possível projetar, reproduza as imagens utilizando suas próprias mãos e peça que os alunos encontrem os resultados utilizando as deles.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )

Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.

Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.

Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.

Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.( slide 5 e 6 )

Orientação: Organize a sala em duplas. Projete ou desenhe o quadro de dezena com nove pontos. Faça, em papel sulfite ou cartolina, pequenos cartões com números entre 11 e 19. Mostre-os, um a um, para seus alunos, em uma ordem aleatória. Peça que descubram quantos pontos faltam para formar o número dado. Cronometre um tempo determinado para que a dupla discuta a solução (um minuto, por exemplo). Peça que anotem o resultado do cálculo realizado.

Na primeira coluna da tabela constam os quadros de dezenas. Oriente seus alunos para que anotem o número mostrado por você na segunda coluna e o resultado, na terceira.

Você pode jogar esse jogo em outras aulas, variando a quantidade de pontos contida no quadro da dezena (8, 7, 6…) para que seus alunos ampliem suas estratégias de resolução dos fatos da subtração.

Propósito: Oportunizar a criação de estratégias pessoais para o cálculo dos fatos da subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação:

  • Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
  • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
  • Existe um jeito único de realizar essa atividade?
  • Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação:

  • Embora os números estejam colocados aqui em ordem crescente, no momento da atividade, os cartões devem ser mostrados aleatoriamente.
  • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como fizeram para solucionar as situações propostas.
  • Procure identificar três maneiras diferentes. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas coloque o caminho utilizado. No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
  • Existe um jeito único de realizar essa atividade?
  • Há um estratégia que torne a realização dessa atividade mais fácil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração oportunizadas em situação lúdica.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano