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Plano de aula - Dia, horas e minutos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Relação entre dia, hora e minutos e Formas de medição do tempo;

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo dia, horas e minutos representam uma quantidade de tempo;
  • Identificar função dos ponteiros no relógio analógico;
  • Diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico;



Conceito-chave

  • Relação entre dia, hora e minutos;
  • Formas de medição do tempo;

Recursos necessários

  • Cartaz da atividade de aquecimento para impressão;
  • Cartaz da atividade principal para impressão;
  • Atividade principal para impressão;
  • Atividade complementar para impressão;
  • Atividade raio x para impressão;
  • Lápis;
  • borracha;
  • apontador;
  • slides;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Inicie a aula, separe a turma em grupos de 4 alunos, em forma de cartaz ou em um data show, mostre os relógios com apenas o ponteiro das horas, peça que respondam quantas horas cada relógio está marcando, observe quais alunos estão dizendo as horas com precisão, se dizem por exemplo são 7 horas, ou se falam expressões do tipo: “ são quase oito horas, são quase 1 hora ou são cinco horas, podendo dizer também são 7 horas e um pouquinho. Explique a relação entre horas e minutos (1h=60 minutos). Ponteiro das horas: O ponteiro que mostra as horas é o ponteiro menor, se ele estiver apontando para o número 4 será quatro horas, se estiver apontando para o número entre 9 e 10, pode ser 9 horas e pouquinho ou quase 10. Espera-se que os alunos compreendam que o relógio é utilizado para marcar o tempo. As unidades de medida de um relógio são as horas, minutos e segundos.

Propósito: Compreender a posição do ponteiro das horas.

Discuta com a turma:

  • Para que serve um relógio?
  • Quais as unidades de medidas de um relógio?
  • Como saber as horas com um ponteiro apenas?
  • De que maneira podemos saber os minutos nesses relógios?
  • Tem como saber as horas exatas com apenas um ponteiro?
  • Um relógio analógico possui quantos ponteiros?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Ainda com a turma em grupos mostre agora os relógios apenas com os ponteiros dos minutos, se possível projete no slide ou apresente em forma de cartaz, solicitar para a turma que observem nesses relógios o ponteiro dos minutos e respondam a quantidade de tempo que cada relógio está marcando. Discuta com eles sobre os ponteiros que estão apontando diretamente para o número para que possam perceber quantos minutos estão marcando como por exemplo: são 15 minutos, são 50 minutos entre outros. Converse também sobre os ponteiros que se encontram entre dois números, quantos minutos marcam. Incentive os alunos a falarem expressões como por exemplo: “ são quase dez minutos, são quase 35 minutos.

Propósito: Compreender a posição do ponteiro dos minutos.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos vocês acham que o relógio está marcando quando o ponteiro está entre os números 6 e 7??
  • Como vocês descobriram que cada algarismo do relógio representa 5 minutos?
  • De que maneira vocês podem descobrir quantos minutos o número 3 representa?
  • De que maneira podemos saber qual desse números representa meia hora?
  • Quando o relógio marca horas exatas como por exemplo 10 horas, em que posição estará o ponteiro dos minutos?
  • se o ponteiro dos minutos aponta para o número 8 quantos minutos foram decorridos? Quantos minutos restam para a próxima hora?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Apresente, se possível no slide, esta atividade, ou imprima o cartaz com a situação problema, discuta com os alunos que o ponteiro maior representa os minutos e o ponteiro menor representa unidade de tempo mais longos como as horas. Explique aos alunos que quando o ponteiro maior estiver marcando exatamente 12 horas o ponteiro menor estará apontando para um determinado número. Quando o ponteiro das horas passa do 1 para o 2, por exemplo, passou uma hora e desta forma, o ponteiro dos minutos dá uma volta completa, ou seja, são percorridos 60 minutos.

Propósito: Compreender a passagem do tempo observando os ponteiros do relógio analógico.

Discuta com a turma:

  • Se caso o ponteiro das horas estiver aproximadamente no meio entre dois números, onde os ponteiros dos minutos estará?
  • Porque o ponteiro das horas se movimenta para o próximo número quando o ponteiro dos minutos vai mudando de posição?
  • De que maneira podemos saber quando o ponteiro das horas marca horas exatas?

Materiais complementares:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Confeccione um relógio em tamanho maior como um cartaz, com a hora já registrada, 16 horas e 45 minutos, apresente a situação problema, escrevendo na lousa e peça que observem a hora marcada no relógio e identifiquem a função dos ponteiros, pergunte o que o ponteiro maior e menor, em relação a medida de tempo, representam no relógio, dessa maneira, proponha que identifiquem a hora do início da abertura dos jogos observando a posição dos ponteiros, a sequência numérica do relógio, de modo que estabeleçam uma relação entre dia, horas e minutos.

Relógio para Montar

Propósito: Desenvolver conceitos de quanto tempo as unidade de medidas dia, horas e minutos representam.

Discuta com a turma:

  • De que forma vocês vão identificar o ponteiro das horas?
  • Quando o ponteiro maior aponta para o número 3 quantos minutos está sendo representado?
  • Como saber o total de horas quando o ponteiro maior percorre 60 minutos?
  • E se o ponteiro dos minutos completar 3 voltas no relógio com saber quantas horas se passaram?
  • De que forma vocês vão identificar quantos minutos o número 9 representa?
  • Observando o ponteiro menor ele está apontando entre os números 4 e 5 como identificar quantas horas ele está marcando?
  • Se ponteiro maior estivesse indicando 55 minutos ele apontaria para que número?
  • Por que vocês acham que o ponteiro menor se movimenta a medida que os minutos são contados?
  • Vocês acham que esta atividade contribuiu para o aprendizado caso vocês precisem utilizar um relógio analógico?
  • Em que número o ponteiro maior vai estar posicionado após 60 minutos decorridos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua a atividade e solicite que os alunos marquem a hora do encerramento da abertura dos jogos no relógio digital, e que para isso, observem no relógio analógico o horário, 16 horas e 45 minutos, e escrevam no relógio digital a hora equivalente a 60 minutos (1 hora) após esse horário. Peça que expliquem como farão para saber quantos minutos faltam para a próxima hora, tendo como referência o horário do início da abertura (16h e 45 min), ou seja, faltam 15 minutos para as 17 horas.

Propósito: Espera-se que os alunos percebam que há um intervalo de tempo envolvendo horas, minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Se o ponteiro dos minutos estivesse no 12 quantas horas seriam?
  • Como saber quantos minutos são meia hora?
  • Vocês já ouviram falar em quarto de horas? O que significa? É igual a quantos minutos?
  • Se contarmos dois minutos significa que teremos quantos segundos?
  • Como identificar qual é a próxima hora contando os minutos?
  • Vocês já praticaram alguma atividade de 60 minutos? Quais?
  • Poderia ser usado um cronômetro para calcular o tempo do encerramento do evento?
  • Entre o relógio analógico e o digital qual vocês preferem usar para ver as horas e minutos?
  • Como vocês poderão conseguir marcar as horas no relógio analógico observando a mesma hora no relógio digital?
  • S e vocês sabem olhar as horas apenas no relógio digital e chegar em um local que não tenha esse tipo de relógio, só tenha relógio analógico, como vocês farão para saber as horas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça que justifiquem a sua resposta para que possam observar e perceber as outras soluções diferentes apresentadas. Em seguida escreva na lousa as soluções apresentadas. Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e escreva na lousa.

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Qual a semelhança entre as respostas apresentadas?
  • Porque o grupo de Guilherme indicou 9 minutos?
  • Os 45 minutos indicados pelo grupo de Luana corresponde a que número no relógio analógico?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e e oralmente compartilhe com a turma esclarecendo quais as diferenças encontradas nas resoluções em seguida escreva na lousa..

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo de Maria pensou quando indicou que só faltavam 3 minutos para a próxima hora?
  • O grupo de Maria compreende o uso do ponteiro dos minutos?
  • Porque o grupo de Felipe indicou que faltam 15 minutos?

Discussão das solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça aos alunos que justifiquem a sua resposta. Em seguida apresente as soluções encontradas pelos alunos e escreva na lousa. Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e explique para os demais.

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Como o grupo de Luana pensou para compreender que um dia é igual a 24 horas?
  • Porque o grupo de luana indicou 12 horas diárias?

Sistematização do Conhecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Retome os conhecimentos transmitidos durante a aula por meio das atividades da leitura de relógios analógico e digital, relação entre dia e horas, horas e minutos.

Propósito: Retomar os conhecimentos acerca do conteúdo estudado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode citar um evento de curta duração?
  • 24 horas corresponde ao total de horas que indica que unidade de medida de tempo?
  • Qual relógio você prefere ver as horas, analógico ou digital?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Finalize a atividade, relembrando os tipos de relógios analógico e digital, a função dos ponteiros maior e menor, a duração de um evento a partir do início e final.

Propósito: Explorar oralmente o que os alunos apreenderam no decorrer da aula.

Discuta com a turma:

  • Se um dia tem 24 horas, quantas horas terá um dia e meio?
  • Se uma corrida dura 2 minutos quantos segundos se passaram?
  • Se o evento tem 60 minutos, quantas horas correspondem a 20 minutos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa e observe o desempenho dos alunos.

Propósito: Explorar os conhecimentos apreendidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Se tivesse que marcar meia hora antes que hora seria?
  • Como vocês podem marcam meia hora, uma hora, uma hora e meia e duas horas os relógio de ponteiros?
  • A hora em que Maria teria que ter acordado era exata?
  • Se faltam 20 minutos para o despertador tocar em que número o ponteiro dos minutos estará?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X (Continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Nesta atividade questione a turma sobre os conceitos de medidas de tempo em que uma hora igual a 60 minutos, a metade desse tempo equivale a meia hora para que percebam quando o ponteiro maior estiver apontando para o número 6 quer dizer que representa 30 minutos ou meia hora. Que observem que os numerais expostos no relógio seguem a sequência de 1 a 12, entretanto, faça com que percebam que cada numeral representa uma parte da hora que corresponde a 5 minutos, prepare e user um relógio em forma de cartaz, ensine os intervalos de tempo contando de 5 em 5 ao redor do relógio, por exemplo: quando o ponteiro maior estiver no número 1, passaram-se 5 minutos da hora e quando estiver no número 2, já se foram 10 minutos, no 3 é igual a 15 minutos. Estimule-os a dizer que passaram-se 20 minutos da hora identificando que o número 4 representa 20 minutos.

Propósito: Auxiliar os alunos e avaliar se a turma compreendeu os conceitos estudados.

Discuta com a turma:

  • Se o ponteiro dos minutos aponta para o 2 e depois você observa novamente ele já está no 11, quer dizer que quantos minutos se passaram?
  • O que são horas exatas? Quais números usamos para representar?
  • No relógio digital o que representa o número que vem antes dos dois pontos? E o que vem depois?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo dia, horas e minutos representam uma quantidade de tempo;
  • Identificar função dos ponteiros no relógio analógico;
  • Diferenciar a forma de marcação do tempo entre os relógios digital e analógico;



Conceito-chave

  • Relação entre dia, hora e minutos;
  • Formas de medição do tempo;

Recursos necessários

  • Cartaz da atividade de aquecimento para impressão;
  • Cartaz da atividade principal para impressão;
  • Atividade principal para impressão;
  • Atividade complementar para impressão;
  • Atividade raio x para impressão;
  • Lápis;
  • borracha;
  • apontador;
  • slides;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Inicie a aula, separe a turma em grupos de 4 alunos, em forma de cartaz ou em um data show, mostre os relógios com apenas o ponteiro das horas, peça que respondam quantas horas cada relógio está marcando, observe quais alunos estão dizendo as horas com precisão, se dizem por exemplo são 7 horas, ou se falam expressões do tipo: “ são quase oito horas, são quase 1 hora ou são cinco horas, podendo dizer também são 7 horas e um pouquinho. Explique a relação entre horas e minutos (1h=60 minutos). Ponteiro das horas: O ponteiro que mostra as horas é o ponteiro menor, se ele estiver apontando para o número 4 será quatro horas, se estiver apontando para o número entre 9 e 10, pode ser 9 horas e pouquinho ou quase 10. Espera-se que os alunos compreendam que o relógio é utilizado para marcar o tempo. As unidades de medida de um relógio são as horas, minutos e segundos.

Propósito: Compreender a posição do ponteiro das horas.

Discuta com a turma:

  • Para que serve um relógio?
  • Quais as unidades de medidas de um relógio?
  • Como saber as horas com um ponteiro apenas?
  • De que maneira podemos saber os minutos nesses relógios?
  • Tem como saber as horas exatas com apenas um ponteiro?
  • Um relógio analógico possui quantos ponteiros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Ainda com a turma em grupos mostre agora os relógios apenas com os ponteiros dos minutos, se possível projete no slide ou apresente em forma de cartaz, solicitar para a turma que observem nesses relógios o ponteiro dos minutos e respondam a quantidade de tempo que cada relógio está marcando. Discuta com eles sobre os ponteiros que estão apontando diretamente para o número para que possam perceber quantos minutos estão marcando como por exemplo: são 15 minutos, são 50 minutos entre outros. Converse também sobre os ponteiros que se encontram entre dois números, quantos minutos marcam. Incentive os alunos a falarem expressões como por exemplo: “ são quase dez minutos, são quase 35 minutos.

Propósito: Compreender a posição do ponteiro dos minutos.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos vocês acham que o relógio está marcando quando o ponteiro está entre os números 6 e 7??
  • Como vocês descobriram que cada algarismo do relógio representa 5 minutos?
  • De que maneira vocês podem descobrir quantos minutos o número 3 representa?
  • De que maneira podemos saber qual desse números representa meia hora?
  • Quando o relógio marca horas exatas como por exemplo 10 horas, em que posição estará o ponteiro dos minutos?
  • se o ponteiro dos minutos aponta para o número 8 quantos minutos foram decorridos? Quantos minutos restam para a próxima hora?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Apresente, se possível no slide, esta atividade, ou imprima o cartaz com a situação problema, discuta com os alunos que o ponteiro maior representa os minutos e o ponteiro menor representa unidade de tempo mais longos como as horas. Explique aos alunos que quando o ponteiro maior estiver marcando exatamente 12 horas o ponteiro menor estará apontando para um determinado número. Quando o ponteiro das horas passa do 1 para o 2, por exemplo, passou uma hora e desta forma, o ponteiro dos minutos dá uma volta completa, ou seja, são percorridos 60 minutos.

Propósito: Compreender a passagem do tempo observando os ponteiros do relógio analógico.

Discuta com a turma:

  • Se caso o ponteiro das horas estiver aproximadamente no meio entre dois números, onde os ponteiros dos minutos estará?
  • Porque o ponteiro das horas se movimenta para o próximo número quando o ponteiro dos minutos vai mudando de posição?
  • De que maneira podemos saber quando o ponteiro das horas marca horas exatas?

Materiais complementares:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Confeccione um relógio em tamanho maior como um cartaz, com a hora já registrada, 16 horas e 45 minutos, apresente a situação problema, escrevendo na lousa e peça que observem a hora marcada no relógio e identifiquem a função dos ponteiros, pergunte o que o ponteiro maior e menor, em relação a medida de tempo, representam no relógio, dessa maneira, proponha que identifiquem a hora do início da abertura dos jogos observando a posição dos ponteiros, a sequência numérica do relógio, de modo que estabeleçam uma relação entre dia, horas e minutos.

Relógio para Montar

Propósito: Desenvolver conceitos de quanto tempo as unidade de medidas dia, horas e minutos representam.

Discuta com a turma:

  • De que forma vocês vão identificar o ponteiro das horas?
  • Quando o ponteiro maior aponta para o número 3 quantos minutos está sendo representado?
  • Como saber o total de horas quando o ponteiro maior percorre 60 minutos?
  • E se o ponteiro dos minutos completar 3 voltas no relógio com saber quantas horas se passaram?
  • De que forma vocês vão identificar quantos minutos o número 9 representa?
  • Observando o ponteiro menor ele está apontando entre os números 4 e 5 como identificar quantas horas ele está marcando?
  • Se ponteiro maior estivesse indicando 55 minutos ele apontaria para que número?
  • Por que vocês acham que o ponteiro menor se movimenta a medida que os minutos são contados?
  • Vocês acham que esta atividade contribuiu para o aprendizado caso vocês precisem utilizar um relógio analógico?
  • Em que número o ponteiro maior vai estar posicionado após 60 minutos decorridos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua a atividade e solicite que os alunos marquem a hora do encerramento da abertura dos jogos no relógio digital, e que para isso, observem no relógio analógico o horário, 16 horas e 45 minutos, e escrevam no relógio digital a hora equivalente a 60 minutos (1 hora) após esse horário. Peça que expliquem como farão para saber quantos minutos faltam para a próxima hora, tendo como referência o horário do início da abertura (16h e 45 min), ou seja, faltam 15 minutos para as 17 horas.

Propósito: Espera-se que os alunos percebam que há um intervalo de tempo envolvendo horas, minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Se o ponteiro dos minutos estivesse no 12 quantas horas seriam?
  • Como saber quantos minutos são meia hora?
  • Vocês já ouviram falar em quarto de horas? O que significa? É igual a quantos minutos?
  • Se contarmos dois minutos significa que teremos quantos segundos?
  • Como identificar qual é a próxima hora contando os minutos?
  • Vocês já praticaram alguma atividade de 60 minutos? Quais?
  • Poderia ser usado um cronômetro para calcular o tempo do encerramento do evento?
  • Entre o relógio analógico e o digital qual vocês preferem usar para ver as horas e minutos?
  • Como vocês poderão conseguir marcar as horas no relógio analógico observando a mesma hora no relógio digital?
  • S e vocês sabem olhar as horas apenas no relógio digital e chegar em um local que não tenha esse tipo de relógio, só tenha relógio analógico, como vocês farão para saber as horas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça que justifiquem a sua resposta para que possam observar e perceber as outras soluções diferentes apresentadas. Em seguida escreva na lousa as soluções apresentadas. Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e escreva na lousa.

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Qual a semelhança entre as respostas apresentadas?
  • Porque o grupo de Guilherme indicou 9 minutos?
  • Os 45 minutos indicados pelo grupo de Luana corresponde a que número no relógio analógico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e e oralmente compartilhe com a turma esclarecendo quais as diferenças encontradas nas resoluções em seguida escreva na lousa..

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo de Maria pensou quando indicou que só faltavam 3 minutos para a próxima hora?
  • O grupo de Maria compreende o uso do ponteiro dos minutos?
  • Porque o grupo de Felipe indicou que faltam 15 minutos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma as soluções apresentadas de forma oral e peça aos alunos que justifiquem a sua resposta. Em seguida apresente as soluções encontradas pelos alunos e escreva na lousa. Observe os alunos em seus respectivos grupos, veja suas respostas e oriente que cada grupo escolha uma solução e explique para os demais.

Propósito: Socializar com a turma as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Como o grupo de Luana pensou para compreender que um dia é igual a 24 horas?
  • Porque o grupo de luana indicou 12 horas diárias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Retome os conhecimentos transmitidos durante a aula por meio das atividades da leitura de relógios analógico e digital, relação entre dia e horas, horas e minutos.

Propósito: Retomar os conhecimentos acerca do conteúdo estudado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode citar um evento de curta duração?
  • 24 horas corresponde ao total de horas que indica que unidade de medida de tempo?
  • Qual relógio você prefere ver as horas, analógico ou digital?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Finalize a atividade, relembrando os tipos de relógios analógico e digital, a função dos ponteiros maior e menor, a duração de um evento a partir do início e final.

Propósito: Explorar oralmente o que os alunos apreenderam no decorrer da aula.

Discuta com a turma:

  • Se um dia tem 24 horas, quantas horas terá um dia e meio?
  • Se uma corrida dura 2 minutos quantos segundos se passaram?
  • Se o evento tem 60 minutos, quantas horas correspondem a 20 minutos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa e observe o desempenho dos alunos.

Propósito: Explorar os conhecimentos apreendidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Se tivesse que marcar meia hora antes que hora seria?
  • Como vocês podem marcam meia hora, uma hora, uma hora e meia e duas horas os relógio de ponteiros?
  • A hora em que Maria teria que ter acordado era exata?
  • Se faltam 20 minutos para o despertador tocar em que número o ponteiro dos minutos estará?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Nesta atividade questione a turma sobre os conceitos de medidas de tempo em que uma hora igual a 60 minutos, a metade desse tempo equivale a meia hora para que percebam quando o ponteiro maior estiver apontando para o número 6 quer dizer que representa 30 minutos ou meia hora. Que observem que os numerais expostos no relógio seguem a sequência de 1 a 12, entretanto, faça com que percebam que cada numeral representa uma parte da hora que corresponde a 5 minutos, prepare e user um relógio em forma de cartaz, ensine os intervalos de tempo contando de 5 em 5 ao redor do relógio, por exemplo: quando o ponteiro maior estiver no número 1, passaram-se 5 minutos da hora e quando estiver no número 2, já se foram 10 minutos, no 3 é igual a 15 minutos. Estimule-os a dizer que passaram-se 20 minutos da hora identificando que o número 4 representa 20 minutos.

Propósito: Auxiliar os alunos e avaliar se a turma compreendeu os conceitos estudados.

Discuta com a turma:

  • Se o ponteiro dos minutos aponta para o 2 e depois você observa novamente ele já está no 11, quer dizer que quantos minutos se passaram?
  • O que são horas exatas? Quais números usamos para representar?
  • No relógio digital o que representa o número que vem antes dos dois pontos? E o que vem depois?

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