17008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elementos Naturais e Culturais das Paisagens

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre diferenciar elementos naturais e culturais das paisagens.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Tabela e imagens impressas, cola branca, lápis, projetor multimídia, quadro, lápis para quadro ou giz.

Material Complementar:

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzZ5PrP5QMrQSNCq4BdTPDRbpaPpmBgN4A8Jx2zfs4SGTuwCRTeWXxWMa9Wj/geo3-04und02-imagens-acao-propositiva.pdf

Link para a sugestão da tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSGKzThEJFmV79TtCkhRWAafpw7v3NneHNC7eh7UaFhGBV2RF3BxGWnrtRVE/geo3-04und02-tabela-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Para fins de aprimoramento, recomendamos a leitura do artigo:

BRANCO, Anselmo Lazaro. Espaço Geográfico: a paisagem construída pela sociedade. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Um dos significados atribuídos à palavra “elemento”, é a de que ele é uma parte de um todo.

Fonte: ELEMENTO. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/elemento>. Acesso em: 07 fev 2019.

Nesse sentido, caso a turma em sua totalidade ou parcialidade, não saibam o significado dessa palavra, você pode abordá-la, antes de acrescentar os adjetivos de natural e cultural.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que será conversado sobre os elementos naturais culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Nesse sentido, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, mas recomendamos que paisagens de outras localidades também sejam trabalhadas, no sentido de ilustrar para os alunos a grande diversidade de cenários e paisagens existentes, assim como seus elementos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o significado da palavra “elemento”. Em seguida, coloque para eles duas questões, de modo a identificar os saberes prévios quanto à expressão “elemento natural”. Registre de forma escrita, no quadro, as respostas dos alunos.

Atente para a divisão do tempo destinado à contextualização. Ela está dividida em dois momentos, com tempo total de 8 minutos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A partir das respostas, comente a diferença entre os elementos naturais e culturais. Caso eles apresentem dúvida, explique que ao referir-se a um elemento natural, estamos dizendo que ele foi produzido a partir das condições naturais. Por outro lado, os elementos culturais são produzidos pelo ser humano a partir das suas necessidades, com base nas características da sua cultura. Os elementos culturais também podem ser chamados de artificiais.

Explique também que existem elementos que são implementados pelo ser humano e que parecem naturais, porém não são. Um exemplo disso é a arborização das ruas e praças. Se a árvore já existe naquele local e não tiver sido alterada no período da construção da rua, ela é de caráter natural. Porém, se as árvores foram deslocadas com o intuito de serem plantadas na rua ou em uma praça, elas se tornam elementos humanizados.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Instigue os alunos a refletirem sobre as alterações nas paisagens, a partir da seguinte questão: “De quais formas as pessoas podem alterar uma paisagem natural?”. Com isso, você pode incentivar que a turma pense em construções e alterações que são feitas na cidade, no campo, na área em que eles habitam, e que tais ações transformam o que é natural em elemento cultural, ou seja, humanizado.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete ou entregue impressas, imagens de diversas paisagens brasileiras e/ou mundiais, de modo a suscitar os seguintes questionamentos:

  • Quais são os elementos naturais da paisagem?
  • Quais são elementos culturais (humanizados) da paisagem?

Sugestão: caso não possa imprimir as imagens, você pode retirá-las a partir de recortes de jornais e revistas, ou outros materiais à sua escola.

Entregue impressa uma tabela para os alunos, em que irão constar duas colunas: uma para que eles anotem os elementos naturais e outra para que escrevam os elementos culturais presentes nas paisagens projetadas ou impressas.

Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Apesar deste plano oferecer uma sugestão de imagens a serem trabalhadas, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, para que a discussão da aula se torne mais próxima da realidade discente.

Link para as imagens a serem impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzZ5PrP5QMrQSNCq4BdTPDRbpaPpmBgN4A8Jx2zfs4SGTuwCRTeWXxWMa9Wj/geo3-04und02-imagens-acao-propositiva.pdf

Link para a sugetão da tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSGKzThEJFmV79TtCkhRWAafpw7v3NneHNC7eh7UaFhGBV2RF3BxGWnrtRVE/geo3-04und02-tabela-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que, em uma roda de conversa, apresentem suas tabelas. Desse modo, conclua a aula reforçando com eles as diferenças entre os elementos naturais e culturais das paisagens, e busque incentivar que eles percebam a grande variedade de elementos de ambos os tipos, nas paisagens ao nosso redor. Assim também, resgate as duas questões propostas no slide do item “Problematização” e refaça-as para a turma, solicitando as respostas dos alunos, com a finalidade de fazê-los perceber a importância que tantos os elementos naturais quanto os culturais desempenham nas paisagens que observamos e temos ao nosso redor, e o quanto seria difícil convivermos em um ambiente dotado apenas de um dos tipos de elementos, visto que nossa cultura carrega e cria necessidades que dependem de ambos para a nossa sobrevivência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Tabela e imagens impressas, cola branca, lápis, projetor multimídia, quadro, lápis para quadro ou giz.

Material Complementar:

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzZ5PrP5QMrQSNCq4BdTPDRbpaPpmBgN4A8Jx2zfs4SGTuwCRTeWXxWMa9Wj/geo3-04und02-imagens-acao-propositiva.pdf

Link para a sugestão da tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSGKzThEJFmV79TtCkhRWAafpw7v3NneHNC7eh7UaFhGBV2RF3BxGWnrtRVE/geo3-04und02-tabela-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Para fins de aprimoramento, recomendamos a leitura do artigo:

BRANCO, Anselmo Lazaro. Espaço Geográfico: a paisagem construída pela sociedade. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Um dos significados atribuídos à palavra “elemento”, é a de que ele é uma parte de um todo.

Fonte: ELEMENTO. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/elemento>. Acesso em: 07 fev 2019.

Nesse sentido, caso a turma em sua totalidade ou parcialidade, não saibam o significado dessa palavra, você pode abordá-la, antes de acrescentar os adjetivos de natural e cultural.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que será conversado sobre os elementos naturais culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Nesse sentido, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, mas recomendamos que paisagens de outras localidades também sejam trabalhadas, no sentido de ilustrar para os alunos a grande diversidade de cenários e paisagens existentes, assim como seus elementos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o significado da palavra “elemento”. Em seguida, coloque para eles duas questões, de modo a identificar os saberes prévios quanto à expressão “elemento natural”. Registre de forma escrita, no quadro, as respostas dos alunos.

Atente para a divisão do tempo destinado à contextualização. Ela está dividida em dois momentos, com tempo total de 8 minutos.

Slide Plano Aula

Orientações: A partir das respostas, comente a diferença entre os elementos naturais e culturais. Caso eles apresentem dúvida, explique que ao referir-se a um elemento natural, estamos dizendo que ele foi produzido a partir das condições naturais. Por outro lado, os elementos culturais são produzidos pelo ser humano a partir das suas necessidades, com base nas características da sua cultura. Os elementos culturais também podem ser chamados de artificiais.

Explique também que existem elementos que são implementados pelo ser humano e que parecem naturais, porém não são. Um exemplo disso é a arborização das ruas e praças. Se a árvore já existe naquele local e não tiver sido alterada no período da construção da rua, ela é de caráter natural. Porém, se as árvores foram deslocadas com o intuito de serem plantadas na rua ou em uma praça, elas se tornam elementos humanizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Instigue os alunos a refletirem sobre as alterações nas paisagens, a partir da seguinte questão: “De quais formas as pessoas podem alterar uma paisagem natural?”. Com isso, você pode incentivar que a turma pense em construções e alterações que são feitas na cidade, no campo, na área em que eles habitam, e que tais ações transformam o que é natural em elemento cultural, ou seja, humanizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete ou entregue impressas, imagens de diversas paisagens brasileiras e/ou mundiais, de modo a suscitar os seguintes questionamentos:

  • Quais são os elementos naturais da paisagem?
  • Quais são elementos culturais (humanizados) da paisagem?

Sugestão: caso não possa imprimir as imagens, você pode retirá-las a partir de recortes de jornais e revistas, ou outros materiais à sua escola.

Entregue impressa uma tabela para os alunos, em que irão constar duas colunas: uma para que eles anotem os elementos naturais e outra para que escrevam os elementos culturais presentes nas paisagens projetadas ou impressas.

Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Apesar deste plano oferecer uma sugestão de imagens a serem trabalhadas, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, para que a discussão da aula se torne mais próxima da realidade discente.

Link para as imagens a serem impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzZ5PrP5QMrQSNCq4BdTPDRbpaPpmBgN4A8Jx2zfs4SGTuwCRTeWXxWMa9Wj/geo3-04und02-imagens-acao-propositiva.pdf

Link para a sugetão da tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSGKzThEJFmV79TtCkhRWAafpw7v3NneHNC7eh7UaFhGBV2RF3BxGWnrtRVE/geo3-04und02-tabela-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que, em uma roda de conversa, apresentem suas tabelas. Desse modo, conclua a aula reforçando com eles as diferenças entre os elementos naturais e culturais das paisagens, e busque incentivar que eles percebam a grande variedade de elementos de ambos os tipos, nas paisagens ao nosso redor. Assim também, resgate as duas questões propostas no slide do item “Problematização” e refaça-as para a turma, solicitando as respostas dos alunos, com a finalidade de fazê-los perceber a importância que tantos os elementos naturais quanto os culturais desempenham nas paisagens que observamos e temos ao nosso redor, e o quanto seria difícil convivermos em um ambiente dotado apenas de um dos tipos de elementos, visto que nossa cultura carrega e cria necessidades que dependem de ambos para a nossa sobrevivência.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano