16966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: uma mistura de povos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre refletir acerca da miscigenação de povos na América Latina, reconhecendo aspectos naturais de países latinoamericanos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; cola branca; atividade complementar previamente preparada.

Material complementar:

Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização - Imagens América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Contextualização - Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf

Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Composição étnica do Brasil, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: América foi inicialmente povoada por três ondas migratórias da Ásia, de Da Redação, disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Globalização cultural e multiculturalismo na América Latina: análise a partir de experiências das civilizações pré-colombianas, pp. 5-12, de Renato Seixas, disponível em: http://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Renato_Seixas_Globaliza%C3%A7%C3%A3o_cultural_multiculturalismo_Am%C3%A9rica_Latina.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: A diversidade dos povos indígenas na América Latina, de Deutsche Welle, disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Geografia do Brasil (adaptado), de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Peru (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/peru/geografia-do-peru/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Argentina - aspectos gerais (adaptado), de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Equador (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/equador/geografia-do-equador/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Chile (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de miscigenação de povos na América Latina. Comente que, a partir do período de colonização destes países, a região latino americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Comente com os alunos que a América Latina é marcada pela miscigenação de povos desde o período de colonização do continente, com a chegada de europeus, africanos e asiáticos. Ressalte que, atualmente, existem cerca de 300 povos indígenas na América Latina mas, devido ao acelerado processo de aculturação, muitos sequer falam seus idiomas nativos, além de se mostrarem cada vez mais urbanos e vivendo em condições de miséria. Em seguida, comente sobre a composição étnica brasileira, caracterizada por diversas etnias de indígenas, que já habitavam o território antes do período de colonização; africanos, que foram trazidos como escravos para realizarem trabalhos forçados com o intuito de desenvolver a região; e europeus, principalmente portugueses, franceses e holandeses, que passaram a integrar o país a fim de explorar suas terras. Depois, ressalte que, uma vez que o Brasil foi composto por diversas etnias, houve a miscigenação de seus povos.

Material complementar

Mapa mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que estas são imagens de tribos ameríndias e, posteriormente, faça questionamentos como “Vocês já tiveram contato com alguma tribo indígena?”, “O que acham de seus costumes?”, “Se você pertencesse a uma das tribos representadas, de qual delas gostaria de fazer parte? Justifique”. Posteriormente, ressalte que, muitas palavras utilizadas em nosso dia-a-dia têm origem indígena, como, por exemplo, “carioca”, “muamba”, “abacaxi”, “capim”, “paçoca”, dentre outros.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Como adequar à sua realidade: Solicite que os alunos indiquem algumas palavras utilizadas em seu dia-a-dia que tenham origem indígena. Caso eles não tenham conhecimento da origem das palavras, exponha alguns exemplos e explique o significado delas. Caso em sua região exista alguma tribo indígena, sobretudo próxima à escola, solicite que os alunos discutam sobre ela, enfatizando sua importância e relação com o restante da população.

Para você saber mais:

Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que esta charge representa a chegada, sobretudo, de europeus na América Latina e a consequente miscigenação dos povos, seus costumes e tradições.

Material complementar

Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, faça questionamentos como “Vocês conseguem perceber, no dia-a-dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”, “Você sabe de qual povo sua família é descendente? Conte-nos!”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 pessoas e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Entregue a cada um dos grupos os fragmentos de reportagens dos países, que deverão ser previamente separados (recortados) e misturados por você, professor. Explique que os grupos terão 20 minutos para relacionar os países e suas peculiaridades. Para tal, disponibilize folhas de papel e cola branca para que os alunos organizem a atividade. Enquanto desenvolvem a ação proposta, circule pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente. Nos 10 minutos restantes, solicite que os alunos apresentem suas resoluções para os demais grupos e, por fim, exponha para a turma quais as peculiaridades de cada país trabalhado.

Material complementar:

Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Estimule os alunos a pesquisar sobre os diferentes costumes e tradições, a fim de compreender a miscigenação dos povos que ocorrera desde o período de colonização na América Latina. Em seguida, sugira que, sempre que possível, experimentem novas culinárias e costumes existentes no Brasil.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; cola branca; atividade complementar previamente preparada.

Material complementar:

Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização - Imagens América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Contextualização - Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf

Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Composição étnica do Brasil, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: América foi inicialmente povoada por três ondas migratórias da Ásia, de Da Redação, disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Globalização cultural e multiculturalismo na América Latina: análise a partir de experiências das civilizações pré-colombianas, pp. 5-12, de Renato Seixas, disponível em: http://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Renato_Seixas_Globaliza%C3%A7%C3%A3o_cultural_multiculturalismo_Am%C3%A9rica_Latina.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: A diversidade dos povos indígenas na América Latina, de Deutsche Welle, disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Geografia do Brasil (adaptado), de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Peru (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/peru/geografia-do-peru/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Argentina - aspectos gerais (adaptado), de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Equador (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/equador/geografia-do-equador/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Chile (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de miscigenação de povos na América Latina. Comente que, a partir do período de colonização destes países, a região latino americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Comente com os alunos que a América Latina é marcada pela miscigenação de povos desde o período de colonização do continente, com a chegada de europeus, africanos e asiáticos. Ressalte que, atualmente, existem cerca de 300 povos indígenas na América Latina mas, devido ao acelerado processo de aculturação, muitos sequer falam seus idiomas nativos, além de se mostrarem cada vez mais urbanos e vivendo em condições de miséria. Em seguida, comente sobre a composição étnica brasileira, caracterizada por diversas etnias de indígenas, que já habitavam o território antes do período de colonização; africanos, que foram trazidos como escravos para realizarem trabalhos forçados com o intuito de desenvolver a região; e europeus, principalmente portugueses, franceses e holandeses, que passaram a integrar o país a fim de explorar suas terras. Depois, ressalte que, uma vez que o Brasil foi composto por diversas etnias, houve a miscigenação de seus povos.

Material complementar

Mapa mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que estas são imagens de tribos ameríndias e, posteriormente, faça questionamentos como “Vocês já tiveram contato com alguma tribo indígena?”, “O que acham de seus costumes?”, “Se você pertencesse a uma das tribos representadas, de qual delas gostaria de fazer parte? Justifique”. Posteriormente, ressalte que, muitas palavras utilizadas em nosso dia-a-dia têm origem indígena, como, por exemplo, “carioca”, “muamba”, “abacaxi”, “capim”, “paçoca”, dentre outros.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Como adequar à sua realidade: Solicite que os alunos indiquem algumas palavras utilizadas em seu dia-a-dia que tenham origem indígena. Caso eles não tenham conhecimento da origem das palavras, exponha alguns exemplos e explique o significado delas. Caso em sua região exista alguma tribo indígena, sobretudo próxima à escola, solicite que os alunos discutam sobre ela, enfatizando sua importância e relação com o restante da população.

Para você saber mais:

Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que esta charge representa a chegada, sobretudo, de europeus na América Latina e a consequente miscigenação dos povos, seus costumes e tradições.

Material complementar

Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, faça questionamentos como “Vocês conseguem perceber, no dia-a-dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”, “Você sabe de qual povo sua família é descendente? Conte-nos!”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 pessoas e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Entregue a cada um dos grupos os fragmentos de reportagens dos países, que deverão ser previamente separados (recortados) e misturados por você, professor. Explique que os grupos terão 20 minutos para relacionar os países e suas peculiaridades. Para tal, disponibilize folhas de papel e cola branca para que os alunos organizem a atividade. Enquanto desenvolvem a ação proposta, circule pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente. Nos 10 minutos restantes, solicite que os alunos apresentem suas resoluções para os demais grupos e, por fim, exponha para a turma quais as peculiaridades de cada país trabalhado.

Material complementar:

Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Estimule os alunos a pesquisar sobre os diferentes costumes e tradições, a fim de compreender a miscigenação dos povos que ocorrera desde o período de colonização na América Latina. Em seguida, sugira que, sempre que possível, experimentem novas culinárias e costumes existentes no Brasil.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano