16930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Censo demográfico e a população indígena

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre investigar as características demográficas da população indígena brasileira por meio dos dados do Censo populacional.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Theobaldo Yamaguti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Articulamos o plano para que os estudantes conheçam o Censo Demográfico como instrumento de contagem da população e análise de suas características. Partindo do quesito “Cor ou raça” questionado no Censo, vamos discutir a dinâmica demográfica indígena e as mudanças relacionadas aos dados dessa população.

A proposta deste plano envolve atividades que necessitam de conhecimento prévio do estudante, por isso, está disponibilizado um arquivo no material complementar referente ao tema da aula. Se houver disponibilidade de livro didático com conteúdos a respeito do Censo demográfico e População Indígena, sugira a leitura prévia dos estudantes sobre esses assuntos.

Os estudantes podem trabalhar em duplas ou pequenos grupos, o professor lançará as perguntas do verdadeiro ou falso na ação propositiva.

Materiais necessários:

Livro didático

Papel cartão nas cores verde e vermelho

Palito de picolé ou espeto de madeira

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fk5S49FMpbyJ3aFDKsM6vQy8HSgADReH5F3trEeYPY4zGBNthn2GUbzgwwEf/geo7-04und03-problematizacao-material-didatico.pdf - Texto para impressão. O arquivo pode ser compartilhado por meio digital. Os textos e a tabela devem ser lidos pelos estudantes antes de colocar o plano em prática.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJN52aytTfngcQfP73BpJ3xajujEvtuffdSn9xsVZx5AaHMPu6f8x4fAkrwf/geo7-04und03-acao-propositiva-questoes.pdf - Ação propositiva. Questões do verdadeiro ou falso.

https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/questionarios.html - Acesso ao questionário do Censo de 2010 - o professor pode imprimir para mostrar para a turma.

Para você saber mais:

O Censo demográfico é uma pesquisa realizada a cada dez anos com o objetivo de conhecer a evolução da distribuição populacional do país, e as características socioeconômicas e dos domicílios brasileiros. A pesquisa, até o ano de 2010, é dividida em dois questionários: o básico e o amostra. O segundo apresenta quantidade de perguntas maior e não é aplicado em todos os domicílios, ou seja, trata-se de uma amostragem. Já o básico é aplicado nos domicílios que não fazem parte da amostragem, é mais simples, com menos perguntas.

Entre as perguntas feitas no Censo, tanto na pesquisa básica, quanto na amostra, está a questão referente a “Cor ou raça”. O objetivo dessa questão é analisar a composição étnica da sociedade brasileira, suas características socioeconômicas, afim de embasar as políticas públicas do Estado brasileiro.

A autodeclaração é o modo pela qual o entrevistado indica como deve ser assinalada sua resposta ao recenseador. Diferente da heterodeterminação que ocorre na situação inversa, o que configura prática de discriminação étnica.

O Censo é realizado desde 1872, e as investigações a respeito da composição étnica da população não ocorreu em todas as edições. Além disso, as adequações para melhor compreensão da distribuição étnica são recentes, e as correções de alguns equívocos (dos Censos anteriores) ainda estão em curso.

No Censo de 2010, houve a preocupação com um detalhamento melhor daqueles que se autodeclararam indígenas nas áreas urbanas e rurais. Essas mudanças tiveram influência sobre a diminuição daqueles que se declararam indígenas nas áreas urbanas, o que gera uma série de discussões sobre movimentos migratórios (ainda não analisados), identidade e autoimagem.

Entendemos como identidade a forma como o indivíduo se reconhece a partir de suas interações sociais.

IBGE. Indígenas. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3.html . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Tendências demográficas. Uma análise dos indígenas com base nos resultados da amostra dos Censos Demográficos 1991 e 2000. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv28099.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Os Indígenas no Censo Demográfico 2010 - primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Características Étnico-Raciais da População. Um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf . Acessado em fev. de 2019

Canal Aline Von Bahten. Peer Instruction (Instrução por Pares) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) por Aline vB. 2016. 5m53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lOIFfmA2Noo . Acessado em fev. de 2019

Instituto Socioambiental. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/node . Acessado em fev. de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar do Censo demográfico, ou mesmo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Comente que a palavra censo vêm do latim. Na Roma Antiga, havia a figura do “Censor” - responsável pela contagem da população e da vigilância a respeito dos costumes romanos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Como adequar à sua realidade:

O Censo é uma pesquisa em âmbito nacional. Em seu estado, algum órgão realiza algum tipo de pesquisa domiciliar frequentemente?

Material complementar:

Questionário do Censo 2010: https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/questionarios.html

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A leitura ou estudo prévio de materiais a respeito da população indígena são fundamentais para o prosseguimento da aula. Lembrando que isso pode ser feito por meio de leitura do material didático (quando há os conteúdos sobre demografia e indígenas), disponibilizado no material complementar, e sugestões de vídeos e outros conteúdos na internet.

O sentido dessa questão, não é analisar apenas a distribuição espacial das populações indígenas no território brasileiro, ou seja, apontar a concentração em regiões como a Amazônia brasileira. Aqui, nosso objetivo é iniciar a compreensão da multiplicidade de situações que envolvem a condição do indígena no país. O IBGE identifica três situações: indígenas que habitam a zona rural (Terras Indígenas ou aldeamentos não demarcados); população indígena urbana que mantêm a noção de pertencimento ao seu grupo; e os indivíduos que se declaram genericamente indígenas e não apresentam identificação com um grupo indígena específico.

Estimule para que as respostas possam ir além de na aldeia, nas florestas e matas ou na Amazônia.

Questione se a população indígena está misturada nas cidades aos outros grupos estabelecidos pelos IBGE.

Material complementar

Material didático para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fk5S49FMpbyJ3aFDKsM6vQy8HSgADReH5F3trEeYPY4zGBNthn2GUbzgwwEf/geo7-04und03-problematizacao-material-didatico.pdf

Como adequar à sua realidade:

A distribuição da população indígena em nosso país é difusa. Cada município apresenta uma proporção de população que se declarou indígena (genericamente ou especificamente), esse dado pode ser consultado na página do IBGE (disponível no Para você saber mais). Sinta-se a vontade para alterar o questionamento, como forma de adequar a sua realidade. Uma sugestão:

Todos aqueles que se declararam indígenas no Censo, vivem de modo semelhante?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Organizados em duplas ou grupos, na qual, cada conjunto tenha uma placa (de um lado a cor verde - representando verdade - e do outro vermelha - representando falso). Fique a vontade para substituir as cores, ou confeccione folhas com as letras V e F.

Após a organização dos conjuntos de alunos, faça rodadas com as perguntas sugeridas.

Nessa etapa, existem duas propostas:

  • Verificar o índice de respostas corretas (acima de 70% - se houver 10 conjuntos, só passar para próxima pergunta se pelo menos 7 conjuntos tiverem acertado). Caso as respostas sejam inferiores a 70%, faça uma intervenção comentando o que está incorreto na afirmação. Após cada resposta, faça breve anotações na lousa, como: -houve grande redução da população indígena desde a colonização.
  • “Gamificar” - estabelecendo pontuações para os grupos que acertarem ou errarem as respostas. Também faça as anotações na lousa sobre as afirmações feitas nas questões.

Material complementar

Questões para o verdadeiro ou falso https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJN52aytTfngcQfP73BpJ3xajujEvtuffdSn9xsVZx5AaHMPu6f8x4fAkrwf/geo7-04und03-acao-propositiva-questoes.pdf

Como adequar à sua realidade: Se tiver mais informações sobre as dinâmicas demográficas da população indígena, e se orientou a sua leitura prévia, elabore mais perguntas para o verdadeiro ou falso.

Na página especial do IBGE sobre os índigenas no Censo 2010, existem pirâmides etárias interativas dos censos de 1991, 2000 e 2010, e das cinco macrorregiões brasileiras. Essas pirâmides podem ser exploradas para conhecer melhor a dinâmica demográfica da população indígena de sua região.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das alterações relativas as populações indígenas nas áreas urbanas, estimule a discussão sobre as possíveis causas da redução numérica desse grupo entre os censo de 2000 e 2010.

Solicite para que cada grupo aponte uma possível causa para essa redução.

  • migração indígena da cidade em direção ao campo?
  • redução da natalidade e aumento da mortalidade entre populações indígenas urbanas?
  • mudança na autoimagem, ou seja, o indivíduo não se reconhece como pertencente ao grupo indígena e se classifica em outros grupos (brancos, pretos, pardos ou amarelos)?

Voltando a questão da autodeclaração, discuta a questão da identidade com um grupo. Por que é difícil se reconhecer em um desses grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Articulamos o plano para que os estudantes conheçam o Censo Demográfico como instrumento de contagem da população e análise de suas características. Partindo do quesito “Cor ou raça” questionado no Censo, vamos discutir a dinâmica demográfica indígena e as mudanças relacionadas aos dados dessa população.

A proposta deste plano envolve atividades que necessitam de conhecimento prévio do estudante, por isso, está disponibilizado um arquivo no material complementar referente ao tema da aula. Se houver disponibilidade de livro didático com conteúdos a respeito do Censo demográfico e População Indígena, sugira a leitura prévia dos estudantes sobre esses assuntos.

Os estudantes podem trabalhar em duplas ou pequenos grupos, o professor lançará as perguntas do verdadeiro ou falso na ação propositiva.

Materiais necessários:

Livro didático

Papel cartão nas cores verde e vermelho

Palito de picolé ou espeto de madeira

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fk5S49FMpbyJ3aFDKsM6vQy8HSgADReH5F3trEeYPY4zGBNthn2GUbzgwwEf/geo7-04und03-problematizacao-material-didatico.pdf - Texto para impressão. O arquivo pode ser compartilhado por meio digital. Os textos e a tabela devem ser lidos pelos estudantes antes de colocar o plano em prática.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJN52aytTfngcQfP73BpJ3xajujEvtuffdSn9xsVZx5AaHMPu6f8x4fAkrwf/geo7-04und03-acao-propositiva-questoes.pdf - Ação propositiva. Questões do verdadeiro ou falso.

https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/questionarios.html - Acesso ao questionário do Censo de 2010 - o professor pode imprimir para mostrar para a turma.

Para você saber mais:

O Censo demográfico é uma pesquisa realizada a cada dez anos com o objetivo de conhecer a evolução da distribuição populacional do país, e as características socioeconômicas e dos domicílios brasileiros. A pesquisa, até o ano de 2010, é dividida em dois questionários: o básico e o amostra. O segundo apresenta quantidade de perguntas maior e não é aplicado em todos os domicílios, ou seja, trata-se de uma amostragem. Já o básico é aplicado nos domicílios que não fazem parte da amostragem, é mais simples, com menos perguntas.

Entre as perguntas feitas no Censo, tanto na pesquisa básica, quanto na amostra, está a questão referente a “Cor ou raça”. O objetivo dessa questão é analisar a composição étnica da sociedade brasileira, suas características socioeconômicas, afim de embasar as políticas públicas do Estado brasileiro.

A autodeclaração é o modo pela qual o entrevistado indica como deve ser assinalada sua resposta ao recenseador. Diferente da heterodeterminação que ocorre na situação inversa, o que configura prática de discriminação étnica.

O Censo é realizado desde 1872, e as investigações a respeito da composição étnica da população não ocorreu em todas as edições. Além disso, as adequações para melhor compreensão da distribuição étnica são recentes, e as correções de alguns equívocos (dos Censos anteriores) ainda estão em curso.

No Censo de 2010, houve a preocupação com um detalhamento melhor daqueles que se autodeclararam indígenas nas áreas urbanas e rurais. Essas mudanças tiveram influência sobre a diminuição daqueles que se declararam indígenas nas áreas urbanas, o que gera uma série de discussões sobre movimentos migratórios (ainda não analisados), identidade e autoimagem.

Entendemos como identidade a forma como o indivíduo se reconhece a partir de suas interações sociais.

IBGE. Indígenas. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3.html . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Tendências demográficas. Uma análise dos indígenas com base nos resultados da amostra dos Censos Demográficos 1991 e 2000. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv28099.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Os Indígenas no Censo Demográfico 2010 - primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Características Étnico-Raciais da População. Um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf . Acessado em fev. de 2019

IBGE. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf . Acessado em fev. de 2019

Canal Aline Von Bahten. Peer Instruction (Instrução por Pares) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) por Aline vB. 2016. 5m53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lOIFfmA2Noo . Acessado em fev. de 2019

Instituto Socioambiental. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/node . Acessado em fev. de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar do Censo demográfico, ou mesmo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Comente que a palavra censo vêm do latim. Na Roma Antiga, havia a figura do “Censor” - responsável pela contagem da população e da vigilância a respeito dos costumes romanos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Como adequar à sua realidade:

O Censo é uma pesquisa em âmbito nacional. Em seu estado, algum órgão realiza algum tipo de pesquisa domiciliar frequentemente?

Material complementar:

Questionário do Censo 2010: https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/questionarios.html

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sobre o tema do Censo, comente que a cada 10 anos a pesquisa é realizada pelos recenseadores, indivíduos contratados pelo IBGE, orientados a visitar os domicílios espalhados pelas áreas urbanas e rurais do país. Nas visitas, eles preenchem o questionário de acordo com as respostas do(a) entrevistado(a).

Um exemplo de pergunta, feito no questionário, diz respeito às características do morador: sexo, idade e “cor ou raça”. Nesse momento, é importante dizer que essas informações são importantes para subsidiar as políticas governamentais, para possibilitar a correção das desigualdades.

É importantíssimo dizer que o preenchimento desse questionário, respeita a resposta dada pelo(a) entrevistado(a), ou seja, a autodeclaração. Vale lembrar os estudantes, que ninguém deve estabelecer a qual grupo étnico um indivíduo pertence. Pois trata-se de uma prática discriminatória e racista.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A leitura ou estudo prévio de materiais a respeito da população indígena são fundamentais para o prosseguimento da aula. Lembrando que isso pode ser feito por meio de leitura do material didático (quando há os conteúdos sobre demografia e indígenas), disponibilizado no material complementar, e sugestões de vídeos e outros conteúdos na internet.

O sentido dessa questão, não é analisar apenas a distribuição espacial das populações indígenas no território brasileiro, ou seja, apontar a concentração em regiões como a Amazônia brasileira. Aqui, nosso objetivo é iniciar a compreensão da multiplicidade de situações que envolvem a condição do indígena no país. O IBGE identifica três situações: indígenas que habitam a zona rural (Terras Indígenas ou aldeamentos não demarcados); população indígena urbana que mantêm a noção de pertencimento ao seu grupo; e os indivíduos que se declaram genericamente indígenas e não apresentam identificação com um grupo indígena específico.

Estimule para que as respostas possam ir além de na aldeia, nas florestas e matas ou na Amazônia.

Questione se a população indígena está misturada nas cidades aos outros grupos estabelecidos pelos IBGE.

Material complementar

Material didático para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fk5S49FMpbyJ3aFDKsM6vQy8HSgADReH5F3trEeYPY4zGBNthn2GUbzgwwEf/geo7-04und03-problematizacao-material-didatico.pdf

Como adequar à sua realidade:

A distribuição da população indígena em nosso país é difusa. Cada município apresenta uma proporção de população que se declarou indígena (genericamente ou especificamente), esse dado pode ser consultado na página do IBGE (disponível no Para você saber mais). Sinta-se a vontade para alterar o questionamento, como forma de adequar a sua realidade. Uma sugestão:

Todos aqueles que se declararam indígenas no Censo, vivem de modo semelhante?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Organizados em duplas ou grupos, na qual, cada conjunto tenha uma placa (de um lado a cor verde - representando verdade - e do outro vermelha - representando falso). Fique a vontade para substituir as cores, ou confeccione folhas com as letras V e F.

Após a organização dos conjuntos de alunos, faça rodadas com as perguntas sugeridas.

Nessa etapa, existem duas propostas:

  • Verificar o índice de respostas corretas (acima de 70% - se houver 10 conjuntos, só passar para próxima pergunta se pelo menos 7 conjuntos tiverem acertado). Caso as respostas sejam inferiores a 70%, faça uma intervenção comentando o que está incorreto na afirmação. Após cada resposta, faça breve anotações na lousa, como: -houve grande redução da população indígena desde a colonização.
  • “Gamificar” - estabelecendo pontuações para os grupos que acertarem ou errarem as respostas. Também faça as anotações na lousa sobre as afirmações feitas nas questões.

Material complementar

Questões para o verdadeiro ou falso https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJN52aytTfngcQfP73BpJ3xajujEvtuffdSn9xsVZx5AaHMPu6f8x4fAkrwf/geo7-04und03-acao-propositiva-questoes.pdf

Como adequar à sua realidade: Se tiver mais informações sobre as dinâmicas demográficas da população indígena, e se orientou a sua leitura prévia, elabore mais perguntas para o verdadeiro ou falso.

Na página especial do IBGE sobre os índigenas no Censo 2010, existem pirâmides etárias interativas dos censos de 1991, 2000 e 2010, e das cinco macrorregiões brasileiras. Essas pirâmides podem ser exploradas para conhecer melhor a dinâmica demográfica da população indígena de sua região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das alterações relativas as populações indígenas nas áreas urbanas, estimule a discussão sobre as possíveis causas da redução numérica desse grupo entre os censo de 2000 e 2010.

Solicite para que cada grupo aponte uma possível causa para essa redução.

  • migração indígena da cidade em direção ao campo?
  • redução da natalidade e aumento da mortalidade entre populações indígenas urbanas?
  • mudança na autoimagem, ou seja, o indivíduo não se reconhece como pertencente ao grupo indígena e se classifica em outros grupos (brancos, pretos, pardos ou amarelos)?

Voltando a questão da autodeclaração, discuta a questão da identidade com um grupo. Por que é difícil se reconhecer em um desses grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano