16879
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Comércio transaariano medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Comércio transaariano medieval

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Ebook, Flipgrid, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é entender as relações comerciais da África com o Mediterrâneo na Idade Média.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Solicite que os alunos façam uma rápida pesquisa prévia sobre o valor do grama de ouro no dia da aula. Se não puderem cotar, passe você mesmo a informação da cotação do dia (link indicado Acesso em: 20/06/2020). Em seguida, peça que pesquisem, também, o custo do sal que utilizam em casa. Eles podem utilizar regra de três para chegar ao preço da grama de sal. Proponha, por exemplo: se o custo de 1000g de sal for R$3,00, quanto custa 1g? Disponibilize as imagens do slide 1 e 2 e proponha para reflexão:
- Quais usos fazemos do ouro e do sal?
- Eles são materiais acessíveis para todas as pessoas?
- Vocês trocariam uma barra de ouro por 1 quilo de sal? Por quê?

Problematização
Convide os alunos a investigarem se é possível que, em alguma época, alguém trocaria ouro por sal. Para isso, eles analisarão alguns documentos. Disponibilize o documento base (texto), solicite que façam uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, para praticarem em casa) e observem os mapas. O foco deve ser o comércio dos sudaneses: quais produtos vendiam e compravam, regiões que os adquiriam e meios de transporte utilizados. O mapa mental pode ser feito colaborativamente em um mural virtual gratuito, como o Padlet (veja como usá-lo aqui). Exponha o resultado do mapa mental aos alunos e solicite que elaborem as conclusões sobre a questão: as populações sudanesas medievais viam tanta importância no sal quanto no ouro?

Sistematização
Proponha que construam os relatos como mercadores medievais, viajando pelo deserto do Saara para negociar os produtos. Oriente-os a contarem sobre os produtos que negociavam, de onde saíram, onde chegaram, o tempo de viagem, as dificuldades enfrentadas etc. Dê opções para a realização do trabalho: podem interpretar os relatos ou diálogos junto com outros colegas mercadores (usando o Whatsapp como uma espécie de máquina do futuro presente na época medieval - sejam criativos!). As narrativas da turma podem ser registradas e compartilhadas em diferentes plataformas gratuitas. Diga para que escolham qual vão usar:
- Narrativas textuais - veja 4 sugestões para fazer Ebooks (disponível aqui).  
- Narrativas gravadas em vídeo - Flipgrid - como usar (disponível aqui).
- Narrativas gravadas em áudio - Anchor.fm - como usar (disponível aqui).

Convite às famílias
Vamos refletir sobre a História dos produtos que consumimos? Para conhecer mais a respeito dos usos do sal, artigo importante em diferentes povos, seja no ponto de vista da alimentação, economia ou política, sugira que acessem a matéria:
- Império do sal. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_15UND04

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas