10297
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Situações possíveis e impossíveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre noção de aleatório

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



Objetivos específicos

Perceber situações em que um evento pode acontecer ou é impossível de acontecer discutindo as possibilidades.

Conceito-chave

Noção de aleatório.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para a turma. Através dele professor e aluno pactuarão o que farão em sala de aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que esperam aprender na aula de hoje?;
  • O que precisamos fazer para chegar ao nosso objetivo?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Você deverá iniciar lendo a pergunta para as crianças “O que quer dizer possível?” e “O que quer dizer impossível”. Espere que as crianças levantem hipóteses sobre os significados destas palavras. Após discutir com eles o significado das palavras comece a propor situações em que eles dirão se é “possível” ou “impossível” acontecer. No discuta com a turma tem algumas sugestões de perguntas, depois deixe que as crianças proponham situações e perguntem para os colegas de classe, pois, assim eles discutirão as possibilidades e impossibilidades de cada evento com exemplos inerentes ao universo infantil.

Propósito: Introduzir a ideia de possibilidade e impossibilidade em cada situação.

Discuta com a turma:

  • Quando nós podemos falar que algo é possível de acontecer? E quando podemos falar que é impossível?
  • É possível que acabe a luz na escola durante a aula?
  • É possível que eu caia caso eu corra no intervalo?
  • É impossível um peixinho viver fora d’água?
  • É impossível viver sem beber água?
  • É impossível uma galinha botar um ovo de codorna?

Estimule as crianças a fazerem mais perguntas com eventos possíveis e impossíveis de ocorrer.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize sua turma em trios, e então entregue uma cópia da atividade para eles. Por serem crianças dentro do processo de alfabetização, pode ser que eles leiam ou não com autonomia, portanto é necessário que você leia para eles. Em seguida peça que eles analisem cada balão com as afirmações discutindo o que é “possível” e o que é “impossível” de acontecer. Durante a atividade faça intervenções nos trios, questionando-os sobre o porquê que eles acham que certo evento é possível e outros impossíveis, peça que justifiquem suas respostas oralmente.

Propósito: A partir de situações dadas analisarem quais eventos são possíveis e quais são impossíveis.

Discuta com a turma:

Nos trios faça as seguintes intervenções

  • Você acredita que esta situação (aponte para cada um dos balões) é possível ou impossível? Porque?
  • O que faz com esta situação seja possível de acontecer?
  • Por que esta situação é impossível? Não existe nenhuma forma dela ser possível

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre a importância do trabalho com aleatoriedade nos Anos Iniciais? Leia o artigo “Jogando com o impossível: percepções de crianças dos anos iniciais em estudo sobre probabilidade”

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você deverá fazer previamente um cartaz com o quadro, assim depois ele poderá ficar fixado na parede da classe. Irá pedir que os trios indiquem as respostas que encontraram na atividade fazendo um “x” na coluna do possível ou impossível, e justificando o porquê da marcação. Por serem crianças ainda no processo de alfabetização, o professor poderá ser o escriba da coluna do “Por que”. Observe as questões no “discuta com a turma” e indague seus alunos.

Propósito: Mostrar as respostas da atividade principal, ressaltando o motivo da escolha.

Discuta com a turma:

  • Quais situações vocês consideram impossíveis? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?
  • Há alguma forma deles se tornarem possíveis?
  • Quais situações vocês consideraram possíveis? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para seus alunos o texto dando os exemplos apresentados, converse com as crianças na tentativa de tentar perceber se elas conseguiram fazer a compreensão do conceito.

Propósito: Sistematizar o conceito apresentado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o exemplo da situação possível? Lembram de alguma outra?
  • E a situação do Impossível, vocês concordam com o exemplo?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto para os alunos, reforçando as aprendizagens do dia, você ainda pode questioná-los se eles se lembram de algum outro exemplo.

Propósito: Fazer o fechamento das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam quando uma situação é possível? Deem um exemplo.
  • E quando é impossível? Quais exemplos vocês se lembram.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta atividade é individual, e deverá ser entregue uma folha impressa cada aluno. Após distribuí-la, leia para os alunos, pedindo para que escrevam na frente de cada situação se ela é possível ou impossível de acontecer. Como os alunos estão em processo de alfabetização, escreva na lousa as palavras “POSSÍVEL” e “IMPOSSÍVEL” para que eles possam copiá-la na resposta.

Propósito: Realizar uma avaliação dos aprendizados dos alunos.

Discuta com a turma:

Após todos os alunos terem terminado a atividade, questione:

  • Qual situação é possível? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?
  • Existe algum fator que tornaria impossível esta situação?
  • E a impossível, qual é? Por quê?
  • Esta situação poderia se tornar possível? Como?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para a turma. Através dele professor e aluno pactuarão o que farão em sala de aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que esperam aprender na aula de hoje?;
  • O que precisamos fazer para chegar ao nosso objetivo?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



    Objetivos específicos

    Perceber situações em que um evento pode acontecer ou é impossível de acontecer discutindo as possibilidades.

    Conceito-chave

    Noção de aleatório.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Você deverá iniciar lendo a pergunta para as crianças “O que quer dizer possível?” e “O que quer dizer impossível”. Espere que as crianças levantem hipóteses sobre os significados destas palavras. Após discutir com eles o significado das palavras comece a propor situações em que eles dirão se é “possível” ou “impossível” acontecer. No discuta com a turma tem algumas sugestões de perguntas, depois deixe que as crianças proponham situações e perguntem para os colegas de classe, pois, assim eles discutirão as possibilidades e impossibilidades de cada evento com exemplos inerentes ao universo infantil.

Propósito: Introduzir a ideia de possibilidade e impossibilidade em cada situação.

Discuta com a turma:

  • Quando nós podemos falar que algo é possível de acontecer? E quando podemos falar que é impossível?
  • É possível que acabe a luz na escola durante a aula?
  • É possível que eu caia caso eu corra no intervalo?
  • É impossível um peixinho viver fora d’água?
  • É impossível viver sem beber água?
  • É impossível uma galinha botar um ovo de codorna?

Estimule as crianças a fazerem mais perguntas com eventos possíveis e impossíveis de ocorrer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize sua turma em trios, e então entregue uma cópia da atividade para eles. Por serem crianças dentro do processo de alfabetização, pode ser que eles leiam ou não com autonomia, portanto é necessário que você leia para eles. Em seguida peça que eles analisem cada balão com as afirmações discutindo o que é “possível” e o que é “impossível” de acontecer. Durante a atividade faça intervenções nos trios, questionando-os sobre o porquê que eles acham que certo evento é possível e outros impossíveis, peça que justifiquem suas respostas oralmente.

Propósito: A partir de situações dadas analisarem quais eventos são possíveis e quais são impossíveis.

Discuta com a turma:

Nos trios faça as seguintes intervenções

  • Você acredita que esta situação (aponte para cada um dos balões) é possível ou impossível? Porque?
  • O que faz com esta situação seja possível de acontecer?
  • Por que esta situação é impossível? Não existe nenhuma forma dela ser possível

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Quer saber mais sobre a importância do trabalho com aleatoriedade nos Anos Iniciais? Leia o artigo “Jogando com o impossível: percepções de crianças dos anos iniciais em estudo sobre probabilidade”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você deverá fazer previamente um cartaz com o quadro, assim depois ele poderá ficar fixado na parede da classe. Irá pedir que os trios indiquem as respostas que encontraram na atividade fazendo um “x” na coluna do possível ou impossível, e justificando o porquê da marcação. Por serem crianças ainda no processo de alfabetização, o professor poderá ser o escriba da coluna do “Por que”. Observe as questões no “discuta com a turma” e indague seus alunos.

Propósito: Mostrar as respostas da atividade principal, ressaltando o motivo da escolha.

Discuta com a turma:

  • Quais situações vocês consideram impossíveis? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?
  • Há alguma forma deles se tornarem possíveis?
  • Quais situações vocês consideraram possíveis? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para seus alunos o texto dando os exemplos apresentados, converse com as crianças na tentativa de tentar perceber se elas conseguiram fazer a compreensão do conceito.

Propósito: Sistematizar o conceito apresentado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o exemplo da situação possível? Lembram de alguma outra?
  • E a situação do Impossível, vocês concordam com o exemplo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto para os alunos, reforçando as aprendizagens do dia, você ainda pode questioná-los se eles se lembram de algum outro exemplo.

Propósito: Fazer o fechamento das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam quando uma situação é possível? Deem um exemplo.
  • E quando é impossível? Quais exemplos vocês se lembram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta atividade é individual, e deverá ser entregue uma folha impressa cada aluno. Após distribuí-la, leia para os alunos, pedindo para que escrevam na frente de cada situação se ela é possível ou impossível de acontecer. Como os alunos estão em processo de alfabetização, escreva na lousa as palavras “POSSÍVEL” e “IMPOSSÍVEL” para que eles possam copiá-la na resposta.

Propósito: Realizar uma avaliação dos aprendizados dos alunos.

Discuta com a turma:

Após todos os alunos terem terminado a atividade, questione:

  • Qual situação é possível? Por quê?
  • Como vocês chegaram a esta conclusão?
  • Existe algum fator que tornaria impossível esta situação?
  • E a impossível, qual é? Por quê?
  • Esta situação poderia se tornar possível? Como?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano