Passagem da pré-História para a História
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita pictográfica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07, “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tesoura, cola, caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.
Material complementar:
Imagem, pictograma de futebol
Imagem, pictograma de rede Wifi
Imagem, pictograma vaga para cadeirante
Texto, Escrita pictográfica
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia, com os sumérios; na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio, o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Em seguida, solicite que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra pictograma. O Dicionário Aurélio Online apresenta duas definições: “Desenho ou signo de uma escrita pictográfica” e “Desenho esquemático normatizado, destinado a significar, especialmente em locais públicos, certas indicações simples (p. ex., direção da saída, interdição de fumar, localização dos banheiros públicos etc.)”. Disponível em https://www.dicio.com.br/pictograma/ Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Depois, projete ou disponiblize aos estudantes as imagem do pictograma de futebol, fonte: EBC, “disponível em http://www.ebc.com.br/modalidades-paralimpicas-rio-2016 Acesso em: 30 de janeiro de 2019; a imagem do pictograma de rede Wifi, fonte:
Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wifiservice.svg Acesso em: 30 de janeiro de 2019; a imagem do pictograma de reciclagem, fonte: Wikicommons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem#/media/File:Recycling_symbol.svg Acesso em: 30 de janeiro de 2019; e o picograma de vaga destinada a pessoa cadeirante, fonte: CETSP, disponível em http://www.cetsp.com.br/media/505566/Vol10Parte-12SinalizacaodeVagasReservadas.pdf , página 13. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Depois, projete ou entregue o texto do slide a seguir para os trios. Solicite que eles façam a discussão e que cada estudante, em seu respectivo caderno, responda às questões propostas. É esperado que o estudantes identifiquem que o símbolo 1 está relacionado ao futebol, o pictograma 2 é de rede wifi, o pictograma 3 de reciclagem e 4 de vaga ou assento destinado a pessoa cadeirante.
É esperado também que os estudantes percebam que os pictogramas ainda são utilizados por ser uma linguagem simples, de rápida leitura. Além disso, este tipo de linguagem permite que pessoas não alfabetizadas tenham acesso à informação.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola possua pictogramas, leve os estudantes para observá-los. Muitas escolas possuem pictogramas nos banheiros, nos extintores de incêndio e em muitos outros lugares.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário, Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, Desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Depois, projete ou disponiblize aos estudantes as imagem do pictograma de futebol, fonte: EBC, “disponível em http://www.ebc.com.br/modalidades-paralimpicas-rio-2016 Acesso em: 30 de janeiro de 2019; a imagem do pictograma de rede Wifi, fonte:
Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wifiservice.svg Acesso em: 30 de janeiro de 2019; a imagem do pictograma de reciclagem, fonte: Wikicommons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem#/media/File:Recycling_symbol.svg Acesso em: 30 de janeiro de 2019; e o pictograma de vaga destinada à pessoa cadeirante, fonte: CETSP, disponível em http://www.cetsp.com.br/media/505566/Vol10Parte-12SinalizacaodeVagasReservadas.pdf , página 13. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Depois, projete ou entregue o texto do slide a seguir para os trios. Solicite que eles façam a discussão e que cada estudante, em seu respectivo caderno, responda as questões propostas. É esperado que o estudantes identifiquem que o símbolo 1 está relacionado ao futebol, o pictograma 2
é de rede wifi, o pictograma 3 de reciclagem e 4 de vaga ou assento destinado a pessoa cadeirante.
É esperado também que os estudantes percebam que os pictogramas ainda são utilizados por ser uma linguagem simples, de rápida leitura. Além disso, este tipo de linguagem permite que pessoas não alfabetizadas tenham acesso à informação.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola possua pictogramas, leve os estudantes para observá-los. Muitas escolas possuem pictogramas nos banheiros, nos extintores de incêndio e em muitos outros lugares.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário, Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, Desenvolvimento e Aplicação The Noun Project: Análise e Adaptação ao Português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Entregue um texto sobre escrita pictográfica aos trios, fonte: Universidade de Coimbra, disponível em http://www1.ci.uc.pt/diglit/DigLitWebCdeCodiceeComputadorEnsaio27.html Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Solicite que os estudantes de cada grupo façam a leitura e discussão do texto. Faça algumas perguntas para nortear a análise do texto, pergunte qual a importância dos pictogramas para as atuais formas de escrita, o que os pictogramas representam e quais são as limitações da comunicação por meio de pictogramas. Peça para que, após a discussão sobre o texto, cada aluno faça, em seu caderno, um parágrafo síntese da discussão.
É esperado que os estudantes compreendam que os pictogramas foram a primeira forma de escrita, segundo o texto, isso comprova “o valor primordial da imagem na percepção e comunicação humana”. Os pictogramas representam objetos, figuras e ideias, representam a realidade. É possível que os estudantes apontem alguns pontos que a comunicação em pictogramas pode provocar, uma delas é o grande número de caracteres necessários para representar tudo o que existe, este tipo de comunicação seria mais difícil de ser aprendida e não possibilita a construção de grandes textos.
Quando os alunos terminarem, peça para que alunos de dois grupos diferentes, voluntariamente, exponham às discussões que ocorreram em seus grupos para os demais alunos da turma.
Em seguida, entregue para cada estudante uma “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Recorte, antes de entregar para os estudantes, os quatro conjuntos de imagens de pictogramas chineses, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GEMHkcRgY5JAeT7HskgfDC8JjZVNq6m2wBQq9asYv8xW5qPSJzA3BpZfjCTw/his6-07und02-pictogramas-chineses-para-impressao.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Explique para os estudantes que você entregará um conjunto de imagens por vez. A cada entrega o aluno deverá recortar e colar sete imagens em suas respectivas colunas, da esquerda para a direita. Entregue o primeiro conjunto de imagens e solicite que os alunos as recortem e colem na primeira coluna da tabela, ao lado do nome da figura. Em seguida entregue o segundo conjunto e repita as instruções. Faça isso até o último conjunto, o quarto. O último conjunto apresenta os atuais caracteres da escrita chinesa para as palavras sol, lua, árvore, montanha, água, campo e porta. Entre os primeiros pictogramas e os atuais ideogramas temos mais de 4 mil anos de diferença.
Esta é a resolução da “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Esta tabela é apenas para o professor. Deixe que cada grupo e que cada estudante encontre a sua solução para a tabela, o importante é que os alunos percebam que os atuais caracteres da escrita chinesa são fruto de uma evolução histórica da escrita, que teve início com os pictogramas, há mais de 4 mil anos.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário, Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf acesso em 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue um texto sobre escrita pictográfica aos trios, fonte: Universidade de Coimbra, disponível em http://www1.ci.uc.pt/diglit/DigLitWebCdeCodiceeComputadorEnsaio27.html Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Solicite que os estudantes de cada grupo façam a leitura e discussão do texto. Faça algumas perguntas para nortear a análise do texto, pergunte qual a importância dos pictogramas para as atuais formas de escrita, o que os pictogramas representam e quais são as limitações da comunicação por meio de pictogramas. Peça para que, após a discussão sobre o texto, cada aluno faça, em seu caderno, um parágrafo síntese da discussão.
É esperado que os estudantes compreendam que os pictogramas foram a primeira forma de escrita, segundo o texto, isso comprova “o valor primordial da imagem na percepção e comunicação humana”. Os pictogramas representam objetos, figuras e ideias, representam a realidade. É possível que os estudantes apontem alguns pontos que a comunicação em pictogramas pode provocar, uma delas é o grande número de caracteres necessários para representar tudo o que existe, este tipo de comunicação seria mais difícil de ser aprendida e não possibilita a construção de grandes textos.
Quando os alunos terminarem, peça para que alunos de dois grupos diferentes, voluntariamente, exponham às discussões que ocorreram em seus grupos para os demais alunos da turma.
Em seguida, entregue para cada estudante uma “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Recorte, antes de entregar para os estudantes, os quatro conjuntos de imagens de pictogramas chineses, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GEMHkcRgY5JAeT7HskgfDC8JjZVNq6m2wBQq9asYv8xW5qPSJzA3BpZfjCTw/his6-07und02-pictogramas-chineses-para-impressao.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Explique para os estudantes que você entregará um conjunto de imagens por vez. A cada entrega o aluno deverá recortar e colar sete imagens em suas respectivas colunas, da esquerda para a direita. Entregue o primeiro conjunto de imagens e solicite que os alunos as recortem e colem na primeira coluna da tabela, ao lado do nome da figura. Em seguida entregue o segundo conjunto e repita as instruções. Faça isso até o último conjunto, o quarto. O último conjunto apresenta os atuais caracteres da escrita chinesa para as palavras sol, lua, árvore, montanha, água, campo e porta. Entre os primeiros pictogramas e os atuais ideogramas temos mais de 4 mil anos de diferença.
Esta é a resolução da “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Esta tabela é apenas para o professor. Deixe que cada grupo e que cada estudante encontre a sua solução para a tabela, o importante é que os alunos percebam que os atuais caracteres da escrita chinesa são fruto de uma evolução histórica da escrita, que teve início com os pictogramas, há mais de 4 mil anos.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário, Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf acesso em 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue um texto sobre escrita pictográfica aos trios, fonte: Universidade de Coimbra, disponível em http://www1.ci.uc.pt/diglit/DigLitWebCdeCodiceeComputadorEnsaio27.html Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Solicite que os estudantes de cada grupo façam a leitura e discussão do texto. Faça algumas perguntas para nortear a análise do texto, pergunte qual a importância dos pictogramas para as atuais formas de escrita, o que os pictogramas representam e quais são as limitações da comunicação por meio de pictogramas. Peça para que, após a discussão sobre o texto, cada aluno faça, em seu caderno, um parágrafo síntese da discussão.
É esperado que os estudantes compreendam que os pictogramas foram a primeira forma de escrita, segundo o texto, isso comprova “o valor primordial da imagem na percepção e comunicação humana”. Os pictogramas representam objetos, figuras e ideias, representam a realidade. É possível que os estudantes apontem alguns pontos que a comunicação em pictogramas pode provocar, uma delas é o grande número de caracteres necessários para representar tudo o que existe, este tipo de comunicação seria mais difícil de ser aprendida e não possibilita a construção de grandes textos.
Quando os alunos terminarem, peça para que alunos de dois grupos diferentes, voluntariamente, exponham às discussões que ocorreram em seus grupos para os demais alunos da turma.
Em seguida, entregue para cada estudante uma “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Recorte, antes de entregar para os estudantes, os quatro conjuntos de imagens de pictogramas chineses, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GEMHkcRgY5JAeT7HskgfDC8JjZVNq6m2wBQq9asYv8xW5qPSJzA3BpZfjCTw/his6-07und02-pictogramas-chineses-para-impressao.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Explique para os estudantes que você entregará um conjunto de imagens por vez. A cada entrega o aluno deverá recortar e colar sete imagens em suas respectivas colunas, da esquerda para a direita. Entregue o primeiro conjunto de imagens e solicite que os alunos as recortem e colem na primeira coluna da tabela, ao lado do nome da figura. Em seguida entregue o segundo conjunto e repita as instruções. Faça isso até o último conjunto, o quarto. O último conjunto apresenta os atuais caracteres da escrita chinesa para as palavras sol, lua, árvore, montanha, água, campo e porta. Entre os primeiros pictogramas e os atuais ideogramas temos mais de 4 mil anos de diferença.
Esta é a resolução da “Tabela de colagem de pictogramas chineses”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pJ3kSZME92nkBZ8dr5KgKGYJuYg3MMmZbkvaMafj9zgYaectbNPE6JXZSysu/his6-07und02-tabela-para-colagem-de-pictogramas-chineses.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Esta tabela é apenas para o professor. Deixe que cada grupo e que cada estudante encontre a sua solução para a tabela, o importante é que os alunos percebam que os atuais caracteres da escrita chinesa são fruto de uma evolução histórica da escrita, que teve início com os pictogramas, há mais de 4 mil anos.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário, Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf acesso em 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue meia folha sulfite A4 para cada estudante e peça para ele desenhar dois pictogramas relacionados à atualidade. Em seguida, solicite que cada estudante troque seus pictogramas com os pictogramas de um colega de outro grupo. Solicite que os ideogramas sejam simples, que possuam poucos detalhes, facilitando o seu desenho e identificação. Após os alunos terminarem, fixe as produções no mural da sala para que todos os alunos possam compartilhar suas produções.
É esperado que os estudantes façam pictogramas relacionados ao seu cotidiano, como pictogramas de celular, videogame, brincadeiras, desenho favorito, entre outros.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia com os sumérios, na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor do celular, Paintbrush, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar a evolução dos pictogramas por meio da História. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula levantando as concepções dos alunos quanto ao tema. Disponibilize as imagem dos pictogramas e questione-os:
- Você sabe o que estes pictogramas significam?
- Por que, mesmo com a escrita, os pictogramas ainda são utilizados? Quais suas hipóteses para isso?
Problematização
Disponibilize o trecho de texto sobre a escrita pictográfica. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Segundo o texto, o que representava a escrita pictográfica?
- Eles eram semelhantes a linguagem falada?
- Era possível compreender alguma informação a partir desta escrita?
Convide-os a uma investigação sobre os pictogramas chineses. Oriente-os a seguirem as instruções:
- Observe a primeira linha que contém 7 pictogramas: você consegue identificar o significado de quantos deles?
- Observe as imagens das linhas 2, 3 e 4. Elas são evoluções dos pictogramas da primeira linha. Eles mudaram muito? Você ainda consegue identificar alguns significados? Quais?
- Essa evolução entre a primeira e a quarta linha demorou 4 mil anos! Te parece pouco ou muito tempo? Será que muitas pessoas os utilizaram?
Incentive a interação entre os alunos a respeito das análises nesta etapa. É interessante que você os convide a participar de um quiz, brincando com os significados destes pictogramas (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Sistematização
Incentive os alunos a criarem, pelo menos, 1 pictograma para expressar uma palavra da atualidade. Para manter a interação, seria interessante que um aluno desafiasse outro a descobrir o significado de seu pictograma. Essa dinâmica pode ser organizada:
- Por meio do grupo de Whatsapp: deve postar uma foto legível de próprio pictograma e marcar a pessoa que deve responder, ou ver quem consegue acertar primeiro.
- Por meio de um mural colaborativo virtual: os alunos devem postar as fotos ou imagens criadas digitalmente dos pictogramas (o Editor do celular, ou Paintbrush, podem ser usados para isso, veja como utilizar o Paintbrush aqui) em um mural virtual aberto a comentários. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os ideogramas chineses? Assistam ao interessante documentário criado em parceria com a Embaixada da China: “Caracteres Chineses”. TV 247, 17/03/2018 (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.
Objeto(s) de conhecimento: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI07 Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral destas sociedades.
Palavras-chave: Escrita pictórica, origem da escrita, Mesopotâmia, China, maias, escrita chinesa.
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