Revolução
Plano de Aula
Plano de aula: A Revolução Russa e o conceito de revolução
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Russa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro.
Material complementar:
“Revolução”
Arquivo presente no livro Dicionário de conceitos históricos, de Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva.
“As teses de abril”
Arquivo presente no livro As teses de abril - sobre as tarefas do proletariado na presente revolução. V. I, de Vladimir Lênin.
“Reportagem - 100 anos da Revolução Russa”
Capa da reportagem do Fantástico.
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre a Revolução Russa, consulte:
- HOBSBAWM. Eric. A revolução mundial. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
p. 61-89.
- FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia, 2017.
- GOMES, Cristiana. Revolução Russa. Disponível em <https://www.infoescola.com/historia/revolucao-russa/>. Acessado em 11 jan. 2019.
- REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo - Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
- REIS, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: Unesp, 2004.
- TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. 2ª ed. São Paulo: Unesp, 2007.
Para conhecer mais sobre o conceito de revolução, consulte:
- ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.
O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender o significado e os elementos que cercam a definição do conceito de revolução, com base na análise da experiência histórica de um dos maiores eventos revolucionários do século XX, qual seja a Revolução Russa de 1917, que rompe com o modelo czarista, caracterizado pela extrema desigualdade política, social e econômica e institui um novo regime (comunista) na Rússia.
Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários, para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), levando em conta toda a complexidade do que será estudado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO