16796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Japão e suas paisagens

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar e relacionar os elementos constituintes da paisagem japonesa com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Jamboard

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar e relacionar os elementos constituintes da paisagem japonesa com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio com a pergunta "Japão: um país moderno ou milenar?". Inicie a aula informando aos alunos que eles irão trabalhar com as paisagens japonesas na perspectiva do milenar e do moderno. Envie-lhes a imagem disponível aqui. Nesse momento, informe aos alunos que o Japão é um país composto por um arquipélago, situado no Oceano Pacífico, no extremo leste do continente asiático. A população japonesa é uma das maiores do mundo, e sua densidade demográfica (número de habitantes por área) é também uma das mais elevadas, sendo a maior metrópole do globo, Tóquio, capital do país. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Nesse momento, apresente a problematização: "O Japão é um país de paisagens milenares ou de paisagens modernas e tecnológicas?". A intenção do questionamento é proporcionar um debate com a sala, evidenciando que o Japão é um país que mescla aspectos milenares com o moderno/tecnológico, onde templos antigos se misturam com transportes modernos, como carros híbridos e elétricos e trens-bala, e onde, por exemplo, jovens japoneses, fanáticos por mangás e cosplay, convivem com outros que cultivam a tradição, como as gueixas. Envie-lhes as imagens disponíveis aqui. A primeira imagem retrata as gueixas, mulheres da sociedade japonesa que se dedicam às artes e à preservação das tradições do país. Uma gueixa se especializa em canto, dança, música e poesia para oferecer à elite local sua companhia culta e sofisticada em festas e recepções. Incentive-os a enviar mensagens ou áudios pelo grupo da turma. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Este é o momento em que os alunos serão os protagonistas, pois, em vez de simplesmente analisar as imagens apresentadas pelo professor, terão a missão de pesquisar e escolher duas paisagens japonesas que retratam o Japão a partir de uma perspectiva. É importante que a turma seja separada em dois grandes grupos: um que defenderá o Japão Milenar, com imagens que retratam suas paisagens naturais e culturais, voltadas ao culto à natureza, e sua religiosidade, principalmente o budismo; o outro grupo defenderá o Japão Moderno e Tecnológico, ou seja, terá a missão de escolher duas paisagens que retratam o lado urbano, sobretudo, da grande metrópole Tóquio, com todas as luzes, prédios, trens-balas e infraestrutura de um país altamente tecnológico. Sane qualquer dúvida que aparecer, professor. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Neste momento, solicite que as paisagens escolhidas pelos grupos sejam socializadas com toda a turma, bem como os argumentos utilizados para defenderem suas teses. Oriente os alunos que identifiquem os elementos constituintes das paisagens japonesas, relacionando-as com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Caso seja possível, proponha a elaboração de um mural com a temática desta aula no Google Jamboard (veja, disponíveis aqui, algumas ideias para o uso da plataforma). Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre o Japão, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_04UND03

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas