Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; Google Docs e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam previamente ao seguinte vídeo: “Reciclagem, o papel de todos nós”, disponível aqui.
Contextualização
De maneira sincrônica, em um encontro virtual, apresente o slide de contextualização que consta no plano de aula original e dê seguimento à etapa conforme sugerido na proposta original.
Veja que esta etapa também pode ser feita de maneira assincrônica. Para isso, encaminhe o slide e as perguntas de diálogo por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação.
Problematização
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Disponibilize aos alunos:
- o slide da problematização;
- o vídeo “Um passeio na fábrica de reciclagem”, disponível aqui.
Acrescente à reflexão a seguinte pergunta: como será que está sendo feita a coleta de material pelos catadores neste momento de combate à Covid-19?
Ação propositiva
Crie um arquivo no Google Docs que possa ser editado por todos. A proposta, conforme o plano original, é que a turma escreva uma carta coletiva para a direção da escola sobre os benefícios do processo de reciclagem do papel. Eles devem destacar sua importância e oferecer sugestões de implementação ou intensificação do processo de reciclagem da unidade.
Sistematização
A sugestão para esta etapa é a criação de uma nuvem de palavras com o tema “O que eu aprendi sobre os benefícios da reciclagem do papel”. Para isso, os alunos precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem.
Ao terminarem, eles devem tirar uma foto e compartilhá-la com a classe.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- “Reduzir, reutilizar, reciclar“, disponível aqui;
- “A regra dos 3 erres”, disponível aqui;
- “Como fazer papel reciclado em casa (experimentos de química)”, disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO4_08UND03
(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes