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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Produção do pão

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre conhecer o processo de produção do pão, desde sua sua matéria-prima até o produto pronto para o consumo.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens sobre o processo de produção do pão (plantação de trigo, farinha, padaria, pão pronto para o consumo…)
  • Folhas impressas para atividades;
  • TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.

Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.

Atividade em dupla (ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico.

QUENTAL, Cristina; MAGALHÃES, Mariana. O ciclo do pão. São Paulo: Leya, 2013. Disponível em: <http://bibliotecadoscorreios.blogspot.com/2011/02/ciclo-do-po-more-powerpoint.html>. Acesso em: 25 jan 2019.

Link para os vídeos:

De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.

Música do Pão. Museu do Pão (Portugal). 2009 (5min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=wgnnGEFXkCM>. Acesso em: 25 jan 2019.

MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Industrialização: é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Comércio: Negociação direta por meio do dinheiro. Venda e compra de produtos. O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro: O pão nosso de cada dia.

Pergunte aos estudantes se eles sabem qual é a origem do pão que eles comem. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção desse pão?

Numa espécie de roda de conversa, pergunte que tipo de pão estão presentes no nosso dia-a-dia. Espera-se nesse momento que os estudantes digam quais pães estão presentes em sua vida (seja em casa, na escola ou em outros locais).

Por exemplo: pão de fôrma, pão francês, pão de centeio, pão caseiro, pão doce, pão sírio, bisnaguinha, sovado, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Projete o slide fazendo a contextualização do tema da aula, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, o pão é um alimento muito frequente na mesa dos brasileiros (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar…). E temos muitos tipos de pães.

Levante com os estudantes em quais situações do dia eles comem pão. Pergunte como é o lanche da escola? Em quais horários o pão está presente?

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente comentar com os estudantes sobre diferentes tipos de pães, levantando o que eles conhecem e os que nunca viram ou ouviram falar.

Para você saber mais:

Projetando diferentes imagens de pães os estudantes você pode comentar se conhecem ou não esses pães. Como curiosidade, pergunte aos estudantes como eles conhecem o pão francês e explique que, nosso país possui um território muito grande, dividido em cinco regiões e em diferentes estados e cidades. O mesmo pão francês pode ser chamado de cacetinho (RS), filão (Sergipe), pão de sal (Ceará), pãozinho (São Paulo), etc.

Para ampliar o repertório cultural dos estudantes, você pode acessar o post sobre os diferentes nomes do pão francês. É só clicar no link abaixo:

Você sabe por que o pão francês tem esse nome? 19/07/2012. Disponível em: <http://www.esopave.com.br/2012/07/voce-sabe-por-que-o-pao-frances-tem-esse-nome/> Acesso em: 04 fev 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento da aula, projete o slide e pergunte aos estudantes:

  • Você sabe de onde vem o pão que você consome?
  • Como foi feito este pão?

Numa espécie de brainstorm (tempestade de ideias), instigue os estudantes a pensarem sobre a matéria prima do pão, de onde vem, como é o plantio, como é a industrialização, como é comercializado…

Assim que os estudantes exporem suas hipóteses, escreva no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Esse momento da aula é muito importante, pois o estudante é instigado a pensar sobre o processo de transformação da matéria-prima para o produto que será consumido.

Após esse momento de questionamentos, exiba o vídeo Vídeo:

De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.

Discuta com os estudantes contrapondo as ideias trazidas pelos estudantes e as expostas pela animação da Kika - De onde vem o pão?

Procure baixar o vídeo, ele é curto (4’31’’). Caso prefira, pode acessar outro vídeo:

MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.

Importante: Assista os vídeos antecipadamente e, se no dia da aula, não conseguir exibir, você poderá comentar com os estudantes. Lembrando que os recursos audiovisuais são pertinentes para essa faixa etária, pois ilustram e exploram diferentes linguagens, contribuindo como ilustração / exemplificação dos conteúdos que se pretendem abordar em sala.

Para você saber mais:

Caso os estudantes tenham interesse em ampliar os conhecimentos sobre essa aula. Em outra aula, planeje um momento para confeccionar um pão caseiro com os estudantes. Com interface com ciências você poderá explorar o efeito do fermento no feitio do pão.

Fonte das imagens:

Farinha: Banco de imagens Nova Escola

Trigo: ASKEW, Melissa. Wheat field. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/y4xZxzN754M>. Acesso em: 27 jan 2019.

Pão: NEPRIAKHINA, Daria. Bread basket. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/fI6DaS2da6U>. Acesso em 27 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas e entregue a atividade. Neste momento, peça para os estudantes observarem as imagens da atividade, descrevendo o que é possível notar no processo de produção do pão, desde a farinha de trigo até o produto disponível para o consumo.

A atividade indicada contém 4 imagens (plantação / trigo / farinha / pão). Instigue os estudantes a pensarem no processo de transformação da farinha no pão. É importante que eles percebam que outras imagens podem ser acrescentadas e/ou representadas. Destaque que há uma profissão (padeiro) que é responsável pela produção do pão (misturando outros ingredientes junto à farinha de trigo) para se culminar no produto pronto para o consumo.

Imprimir as atividades para as duplas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf

Caso não seja possível a impressão da atividade, entregue uma folha para que os estudantes representem a produção do pão (desde a matéria prima até o produto pronto para o consumo). Caso os estudantes tenham que desenhar, leve em conta um tempo maior para esse momento da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, solicite que alguma dupla explique o trajeto que construiu sobre o pão (desde a matéria-prima) até o produto pronto para o consumo. Após o comentário de uma dupla, verifique se há outras duplas de estudantes que tenham descrito este processo de produção de outra forma.

Para finalizar peça para que cada dupla diga uma palavra para sintetizar a aula. Anote as palavras, ditas pelos estudantes, no quadro.

Por fim, relembre com os estudantes o objetivo da aula e organize mentalmente uma frase, utilizando as palavras ditas pelos estudantes. Comente com a turma a frase organizada e demonstre de modo sintético o que foi apreendido durante essa aula.

Lembrando que se você não imprimiu a atividade disponibilizada, considere as produções dos estudantes, estabelecendo as mesmas discussões acerca do processo de produção do pão.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens sobre o processo de produção do pão (plantação de trigo, farinha, padaria, pão pronto para o consumo…)
  • Folhas impressas para atividades;
  • TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.

Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.

Atividade em dupla (ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico.

QUENTAL, Cristina; MAGALHÃES, Mariana. O ciclo do pão. São Paulo: Leya, 2013. Disponível em: <http://bibliotecadoscorreios.blogspot.com/2011/02/ciclo-do-po-more-powerpoint.html>. Acesso em: 25 jan 2019.

Link para os vídeos:

De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.

Música do Pão. Museu do Pão (Portugal). 2009 (5min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=wgnnGEFXkCM>. Acesso em: 25 jan 2019.

MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Industrialização: é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Comércio: Negociação direta por meio do dinheiro. Venda e compra de produtos. O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro: O pão nosso de cada dia.

Pergunte aos estudantes se eles sabem qual é a origem do pão que eles comem. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção desse pão?

Numa espécie de roda de conversa, pergunte que tipo de pão estão presentes no nosso dia-a-dia. Espera-se nesse momento que os estudantes digam quais pães estão presentes em sua vida (seja em casa, na escola ou em outros locais).

Por exemplo: pão de fôrma, pão francês, pão de centeio, pão caseiro, pão doce, pão sírio, bisnaguinha, sovado, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Projete o slide fazendo a contextualização do tema da aula, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, o pão é um alimento muito frequente na mesa dos brasileiros (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar…). E temos muitos tipos de pães.

Levante com os estudantes em quais situações do dia eles comem pão. Pergunte como é o lanche da escola? Em quais horários o pão está presente?

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente comentar com os estudantes sobre diferentes tipos de pães, levantando o que eles conhecem e os que nunca viram ou ouviram falar.

Para você saber mais:

Projetando diferentes imagens de pães os estudantes você pode comentar se conhecem ou não esses pães. Como curiosidade, pergunte aos estudantes como eles conhecem o pão francês e explique que, nosso país possui um território muito grande, dividido em cinco regiões e em diferentes estados e cidades. O mesmo pão francês pode ser chamado de cacetinho (RS), filão (Sergipe), pão de sal (Ceará), pãozinho (São Paulo), etc.

Para ampliar o repertório cultural dos estudantes, você pode acessar o post sobre os diferentes nomes do pão francês. É só clicar no link abaixo:

Você sabe por que o pão francês tem esse nome? 19/07/2012. Disponível em: <http://www.esopave.com.br/2012/07/voce-sabe-por-que-o-pao-frances-tem-esse-nome/> Acesso em: 04 fev 2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento da aula, projete o slide e pergunte aos estudantes:

  • Você sabe de onde vem o pão que você consome?
  • Como foi feito este pão?

Numa espécie de brainstorm (tempestade de ideias), instigue os estudantes a pensarem sobre a matéria prima do pão, de onde vem, como é o plantio, como é a industrialização, como é comercializado…

Assim que os estudantes exporem suas hipóteses, escreva no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Esse momento da aula é muito importante, pois o estudante é instigado a pensar sobre o processo de transformação da matéria-prima para o produto que será consumido.

Após esse momento de questionamentos, exiba o vídeo Vídeo:

De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.

Discuta com os estudantes contrapondo as ideias trazidas pelos estudantes e as expostas pela animação da Kika - De onde vem o pão?

Procure baixar o vídeo, ele é curto (4’31’’). Caso prefira, pode acessar outro vídeo:

MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.

Importante: Assista os vídeos antecipadamente e, se no dia da aula, não conseguir exibir, você poderá comentar com os estudantes. Lembrando que os recursos audiovisuais são pertinentes para essa faixa etária, pois ilustram e exploram diferentes linguagens, contribuindo como ilustração / exemplificação dos conteúdos que se pretendem abordar em sala.

Para você saber mais:

Caso os estudantes tenham interesse em ampliar os conhecimentos sobre essa aula. Em outra aula, planeje um momento para confeccionar um pão caseiro com os estudantes. Com interface com ciências você poderá explorar o efeito do fermento no feitio do pão.

Fonte das imagens:

Farinha: Banco de imagens Nova Escola

Trigo: ASKEW, Melissa. Wheat field. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/y4xZxzN754M>. Acesso em: 27 jan 2019.

Pão: NEPRIAKHINA, Daria. Bread basket. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/fI6DaS2da6U>. Acesso em 27 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas e entregue a atividade. Neste momento, peça para os estudantes observarem as imagens da atividade, descrevendo o que é possível notar no processo de produção do pão, desde a farinha de trigo até o produto disponível para o consumo.

A atividade indicada contém 4 imagens (plantação / trigo / farinha / pão). Instigue os estudantes a pensarem no processo de transformação da farinha no pão. É importante que eles percebam que outras imagens podem ser acrescentadas e/ou representadas. Destaque que há uma profissão (padeiro) que é responsável pela produção do pão (misturando outros ingredientes junto à farinha de trigo) para se culminar no produto pronto para o consumo.

Imprimir as atividades para as duplas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf

Caso não seja possível a impressão da atividade, entregue uma folha para que os estudantes representem a produção do pão (desde a matéria prima até o produto pronto para o consumo). Caso os estudantes tenham que desenhar, leve em conta um tempo maior para esse momento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, solicite que alguma dupla explique o trajeto que construiu sobre o pão (desde a matéria-prima) até o produto pronto para o consumo. Após o comentário de uma dupla, verifique se há outras duplas de estudantes que tenham descrito este processo de produção de outra forma.

Para finalizar peça para que cada dupla diga uma palavra para sintetizar a aula. Anote as palavras, ditas pelos estudantes, no quadro.

Por fim, relembre com os estudantes o objetivo da aula e organize mentalmente uma frase, utilizando as palavras ditas pelos estudantes. Comente com a turma a frase organizada e demonstre de modo sintético o que foi apreendido durante essa aula.

Lembrando que se você não imprimiu a atividade disponibilizada, considere as produções dos estudantes, estabelecendo as mesmas discussões acerca do processo de produção do pão.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

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