16687
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Lateralidade: noções espaciais

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre desenvolver relações espaciais topológicas tendo como referência o corpo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes no plano serão desenvolvidas inicialmente em sala de aula como os alunos sentados conforme a rotina da turma (em duplas, enfileirados, em círculos, etc) e posteriormente em um espaço da escola no qual possam se movimentar e desenvolver brincadeiras (pátio, quadra esportiva, etc.). Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários: Computador, rádio, data show, bambolês e giz.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua os recursos do computador, rádio ou data show, você poderá cantar a música. A letra está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Se a escola não possuir bambolês realizem os círculos solicitados neste plano traçando-os com o giz.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade como, por exemplo, ao receber as coordenadas de algum lugar que pretendem chegar “siga em frente, vire a direita, etc. “, ao se posicionar corretamente em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Vá com o grupo a um espaço aberto ou mais amplo da escola (sala de dança, pátio, quadra esportiva, etc.). Solicite aos alunos que fiquem em pé e reproduzam, ou seja, dancem de acordo com os comandos da música que colocará no rádio para tocar. Em seguida apresente aos alunos a música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum "Xuxa Só Para Baixinhos Especial". Caso não seja possível colocar a música, a letra está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Nesta primeira etapa não realize os passos da dança com os alunos, eles devem se basear apenas nos comandos da canção. Ao terminar questione-os:

  • Foi fácil realizar os comandos solicitados pela música? Por quê?
  • Quais palavras te causaram mais dificuldades para entender e executar o movimento?

Provavelmente haverá confusões quanto alguns referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. Diga que para facilitar a dança e a brincadeira você tocará a música novamente na etapa a seguir.

Na segunda etapa da atividade, você poderá projetar o vídeo com a dança, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ ou reproduzir os passos juntamente com os alunos. Se escolher a segunda opção, explique e demonstre aos alunos que sua posição em relação a eles estará invertida, por isso deverão se guiar pelo próprio corpo. Assim que terminar a canção organize uma roda de conversa com todos os alunos sentados no chão. Inicie o diálogo explorando o que acharam desta atividade, quais dificuldades e facilidades tiveram em reproduzir os movimentos e como entenderam as questões relacionadas a bilateralidade (direita e esquerda) do corpo humano.

Finalize a problematização com o questionamento: Quais referência podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide, escreva o comando na lousa ou apenas verbalize a frase. Solicite aos alunos que de seus lugares observem toda a sala de aula, em seguida questione-os:

  • Quem está sentado à sua frente? E atrás de você?
  • Qual objeto temos do lado esquerdo da sala de aula? E do lado direito?
  • O que vocês guardam dentro da mochila?
  • Há algum objeto fora da sala de aula?
  • Há alguma coisa embaixo de você? E em cima?
  • Quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?

Os alunos poderão se manifestar livremente. Neste momento é importante que escute atentamente as considerações dos alunos e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com os alunos sentados em círculos, explique que o próximo momento da aula será uma brincadeira e que deverão seguir as orientações do professor para realizá-las.

  • 1ª brincadeira: com o giz, trace no chão quatro linhas verticais, disponha os alunos nestas linhas formando assim quatro colunas. Ao comando do professor os alunos deverão se movimentar nas fileiras dando passos de acordo com o cantado: “Frente-atrás (dão um passo para frente ou para trás); esquerda-direita (dão um passo para esquerda ou para direita), também terão que abaixar quando você disser embaixo e ficar com o corpo reto quando disser em cima. O aluno que errar um dos movimentos sai da brincadeira e auxilia o professor cantando os novos comandos.
  • 2ª brincadeira: caso a escola possua bambolês, disponha vários deles pelo local onde a atividade estará sendo realizada. Ou se preferir, você poderá desenhar diversos círculos com o giz. Explique aos alunos que ao seu comando deverão se posicionar dentro do bambolê ou do círculo. E no comando seguinte, deverão se posicionar fora do espaço delimitado. Durante a brincadeira vá retirando os bambolês do pátio ou fazendo um X no círculo riscado a giz (indicando que não poderão mais utilizar). Os alunos que ficarem fora do espaço determinado serão retirados e auxiliarão o professor cantando os comandos.

Ao término das duas rodadas organize novamente a turma em círculos, sentados no chão e converse sobre as dificuldades e facilidades encontradas com a brincadeira. Diga que vocês retornarão à sala de aula e solicite que observem atentamente o trajeto percorrido neste momento se atentando para os movimentos realizados nesse caminho. Você deverá realizar paradas estratégicas e questionar os alunos, como por exemplo:

  • O que devemos fazer agora, virar a direita? Virar a esquerda?
  • Qual caminho seguimos: Para frente? Para atrás?
  • Nossa sala de aula fica em cima ou embaixo? (no caso de escolas com mais de um andar).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Antes de projetar este slide pergunte aos alunos quais palavras ditas na música e utilizadas nas brincadeiras foram ou são necessárias para nos localizarmos e guiarmos nosso corpo no espaço que vivemos, neste caso a sala de aula e a escola. Permita que aleatoriamente digam as palavras. Você deverá anotá-las no quadro ou assim que se encerrarem as falas projetar este slide. Retome o tema da aula (slide 2) e a contextualização (slide 3) questionando-os:

  • Porque os referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora são importantes para nos localizarmos?

Espera-se que os alunos relacionem que em decorrência do aprendizado das noções de referenciais espaciais a sua localização no espaço torna-se mais assertiva, permitindo ir e vir com mais facilidade, encontrar objetos a partir de uma descrição do local, dar uma informação precisa sobre localização, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes no plano serão desenvolvidas inicialmente em sala de aula como os alunos sentados conforme a rotina da turma (em duplas, enfileirados, em círculos, etc) e posteriormente em um espaço da escola no qual possam se movimentar e desenvolver brincadeiras (pátio, quadra esportiva, etc.). Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários: Computador, rádio, data show, bambolês e giz.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua os recursos do computador, rádio ou data show, você poderá cantar a música. A letra está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Se a escola não possuir bambolês realizem os círculos solicitados neste plano traçando-os com o giz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade como, por exemplo, ao receber as coordenadas de algum lugar que pretendem chegar “siga em frente, vire a direita, etc. “, ao se posicionar corretamente em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Vá com o grupo a um espaço aberto ou mais amplo da escola (sala de dança, pátio, quadra esportiva, etc.). Solicite aos alunos que fiquem em pé e reproduzam, ou seja, dancem de acordo com os comandos da música que colocará no rádio para tocar. Em seguida apresente aos alunos a música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum "Xuxa Só Para Baixinhos Especial". Caso não seja possível colocar a música, a letra está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Nesta primeira etapa não realize os passos da dança com os alunos, eles devem se basear apenas nos comandos da canção. Ao terminar questione-os:

  • Foi fácil realizar os comandos solicitados pela música? Por quê?
  • Quais palavras te causaram mais dificuldades para entender e executar o movimento?

Provavelmente haverá confusões quanto alguns referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. Diga que para facilitar a dança e a brincadeira você tocará a música novamente na etapa a seguir.

Na segunda etapa da atividade, você poderá projetar o vídeo com a dança, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ ou reproduzir os passos juntamente com os alunos. Se escolher a segunda opção, explique e demonstre aos alunos que sua posição em relação a eles estará invertida, por isso deverão se guiar pelo próprio corpo. Assim que terminar a canção organize uma roda de conversa com todos os alunos sentados no chão. Inicie o diálogo explorando o que acharam desta atividade, quais dificuldades e facilidades tiveram em reproduzir os movimentos e como entenderam as questões relacionadas a bilateralidade (direita e esquerda) do corpo humano.

Finalize a problematização com o questionamento: Quais referência podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide, escreva o comando na lousa ou apenas verbalize a frase. Solicite aos alunos que de seus lugares observem toda a sala de aula, em seguida questione-os:

  • Quem está sentado à sua frente? E atrás de você?
  • Qual objeto temos do lado esquerdo da sala de aula? E do lado direito?
  • O que vocês guardam dentro da mochila?
  • Há algum objeto fora da sala de aula?
  • Há alguma coisa embaixo de você? E em cima?
  • Quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?

Os alunos poderão se manifestar livremente. Neste momento é importante que escute atentamente as considerações dos alunos e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com os alunos sentados em círculos, explique que o próximo momento da aula será uma brincadeira e que deverão seguir as orientações do professor para realizá-las.

  • 1ª brincadeira: com o giz, trace no chão quatro linhas verticais, disponha os alunos nestas linhas formando assim quatro colunas. Ao comando do professor os alunos deverão se movimentar nas fileiras dando passos de acordo com o cantado: “Frente-atrás (dão um passo para frente ou para trás); esquerda-direita (dão um passo para esquerda ou para direita), também terão que abaixar quando você disser embaixo e ficar com o corpo reto quando disser em cima. O aluno que errar um dos movimentos sai da brincadeira e auxilia o professor cantando os novos comandos.
  • 2ª brincadeira: caso a escola possua bambolês, disponha vários deles pelo local onde a atividade estará sendo realizada. Ou se preferir, você poderá desenhar diversos círculos com o giz. Explique aos alunos que ao seu comando deverão se posicionar dentro do bambolê ou do círculo. E no comando seguinte, deverão se posicionar fora do espaço delimitado. Durante a brincadeira vá retirando os bambolês do pátio ou fazendo um X no círculo riscado a giz (indicando que não poderão mais utilizar). Os alunos que ficarem fora do espaço determinado serão retirados e auxiliarão o professor cantando os comandos.

Ao término das duas rodadas organize novamente a turma em círculos, sentados no chão e converse sobre as dificuldades e facilidades encontradas com a brincadeira. Diga que vocês retornarão à sala de aula e solicite que observem atentamente o trajeto percorrido neste momento se atentando para os movimentos realizados nesse caminho. Você deverá realizar paradas estratégicas e questionar os alunos, como por exemplo:

  • O que devemos fazer agora, virar a direita? Virar a esquerda?
  • Qual caminho seguimos: Para frente? Para atrás?
  • Nossa sala de aula fica em cima ou embaixo? (no caso de escolas com mais de um andar).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Antes de projetar este slide pergunte aos alunos quais palavras ditas na música e utilizadas nas brincadeiras foram ou são necessárias para nos localizarmos e guiarmos nosso corpo no espaço que vivemos, neste caso a sala de aula e a escola. Permita que aleatoriamente digam as palavras. Você deverá anotá-las no quadro ou assim que se encerrarem as falas projetar este slide. Retome o tema da aula (slide 2) e a contextualização (slide 3) questionando-os:

  • Porque os referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora são importantes para nos localizarmos?

Espera-se que os alunos relacionem que em decorrência do aprendizado das noções de referenciais espaciais a sua localização no espaço torna-se mais assertiva, permitindo ir e vir com mais facilidade, encontrar objetos a partir de uma descrição do local, dar uma informação precisa sobre localização, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano