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Plano de aula > Geografia > 3º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - A importância da legenda no mapa

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre interpretar e descrever símbolos a partir da elaboração de legendas utilizadas na construção de um mapa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta de videochamada

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Paint e Youtube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes interpretem e descrevam os símbolos a partir da elaboração de legendas utilizadas na construção de um mapa. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet ou outra ferramenta de videochamada.

Contextualização (50 minutos – assincronamente e sincronamente)

20 minutos assincronamente e 30 minutos síncronos.

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Apresente aos alunos o livro “A borboleta azul”. Em seguida, entregue imagens do livro. Divida a turma em quatro grupos. Envie as fichas para distribuir aos alunos e diga que eles irão precisar de uma folha A4 em branco para o desenho.

Recorrendo aos fragmentos dos textos e imagens do livro, os grupos procederão da seguinte forma: aqueles que estiverem com a imagem terão que analisá-la, construindo uma frase sobre o que observaram. Já os grupos que ficaram com os trechos dos textos terão que criar um desenho a partir do que leram.

Após esta etapa, os alunos deverão apresentar à turma seus desenhos e frases. Para isso, organize um momento síncrono de 30 minutos pelo Google Meet. Na ação propositiva, eles deverão ler o livro por completo, identificando se o que desenharam ou a frase que criaram se assemelha ao enredo da história.

As fichas para enviar aos estudantes está disponível aqui. Já o vídeo com a história você encontra aqui.

Problematização (30 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. A partir do material construído na contextualização, demonstre aos alunos que, ao realizar a proposta anterior, eles criaram meios de se comunicar através dos desenhos e imagens. Pergunte aos alunos qual relação estabelecida entre a interpretação de uma imagem e de que forma isso nos ajuda na comunicação. Uma imagem, assim como um texto, pode ter infinitas interpretações, tornando-se algo muito particular. Porém, os mapas precisam tornar sua interpretação precisa e acessível a todos, pois além de serem um meio de orientação e localização, eles são universais.

Para aprofundar a discussão, faça questionamentos diretamente aos grupos, tais como: podemos pintar em um mapa o oceano de verde? O que significam as linhas nos mapas? Qual importância das cores e formatos? Por que precisa ter um padrão?

Dada a oportunidade para os alunos de responderem, finalize dizendo que o elemento que dá significado às respostas deles aparece no mapa como uma legenda. Para cores, traços, formatos e símbolos, na legenda, encontramos o significado. Se a borboleta azul tivesse um mapa informando-a dos perigos de ir para cidade, ela iria? Como o mapa poderia auxiliar às descobertas da borboleta azul?

Ação propositiva (dois dias – assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Envie para cada grupo uma cópia do livro para que eles façam a partir da leitura a comparação com o que eles desenvolveram no momento da contextualização.

- Livro “A borboleta azul”, disponível aqui 

Após a leitura, os alunos deverão criar um mapa de acordo com os lugares percorridos pela borboleta desde seu nascimento até o dia em que foi achada pelo colecionador. Juntamente com mapa, eles criarão um título e uma legenda para dar significado aos elementos encontrados nos caminhos que a borboleta percorreu. Se preferir, oriente que as produções sejam feitas pelo Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint.

Sistematização (50 minutos – sincronamente)

Realize esta etapa de forma síncrona, por meio do Google Meet. Os mapas produzidos deverão ser expostos pelos estudantes.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam à história da borboleta azul com as crianças. O vídeo com a história está disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_07UND04

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.


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