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Plano de aula > Geografia > 3º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - A importância da legenda no mapa

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre interpretar e descrever símbolos a partir da elaboração de legendas utilizadas na construção de um mapa.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma no máximo em quatro grupos e organize a sala antes de começar a aula.

Materiais necessários: Livro A Borboleta Azul, disponível no site Domínio Público:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=28982

Cartolinas, folhas A4 e canetas coloridas.

Material complementar:

Fichas para o momento da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CFYfRuqvUJaRmYUP3XH5jq3cSWmqUshjjTMvhdaf8mdXsUpcMHJCb7UEvvW3/geo3-07und04-contextualizacao-fichas.pdf

Contextos prévios: Leitura de imagens.

Para saber mais: ALMEIDA, Rosângela D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfi ca na escola. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e fique em silêncio por 10 segundos. Em seguida peça-os que faça uma relação entre o título e a imagem representada. Escute um representante de cada grupo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o livro A Borboleta Azul. Em seguida, divida a turma em quatro grupos. Para dois grupos entregue imagens do livro, para os outros dois outros grupos distribua trechos do livro.

Imprima as fichas para distribuir aos alunos e com elas uma folha A4 em branco para o desenho.

Recorrendo aos fragmentos dos textos e imagens do livro utilizado os grupos procederão da seguinte forma:

Os grupos que estiverem com a imagem terão que analisá-la, construindo uma frase sobre o que observaram. E os grupos que ficaram com os trechos dos textos terão que criar um desenho a partir do que leram.

Após esta etapa, os alunos deverão apresentar a turma seus desenhos e frases.

Na ação propositiva eles deverão ler o livro por completo, identificando se o que desenharam ou a frase que criaram se assemelha ao enredo da história.

Não seja tão rigoroso com o desenho, pois a ação propositiva dará ênfase a proposta da aula. Observe atentamente a relação entre os grupos, auxiliando sempre que necessário.

Material complementar

As fichas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CFYfRuqvUJaRmYUP3XH5jq3cSWmqUshjjTMvhdaf8mdXsUpcMHJCb7UEvvW3/geo3-07und04-contextualizacao-fichas.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar imagens aleatórias de outros recursos ou até mesmo outro livro de sua preferência.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir do material construído na contextualização, demonstre aos alunos que, ao realizar a proposta anterior, criaram meios de se comunicar através dos desenhos e imagens. Pergunte aos alunos qual relação estabelecida entre a interpretação de uma imagem e de que forma isto nos ajuda na comunicação. Uma imagem, assim como um texto podem ter infinitas interpretações, tornando-se torna algo muito particular. Porém os mapas precisam tornar sua interpretação precisa e acessível a todos, pois além de ser um meio de orientação/localização é universal.

Para aprofundar a discussão, estabeleça questionamentos diretamente aos grupo, tais como: Podemos pintar em um mapa o oceano de verde? O que significam as linhas nos mapas? Qual importância das cores e formatos? Por que precisa ter um padrão?

Dada a oportunidade para os alunos de responderem, finalize dizendo que o elemento que dar significado às respostas deles, aparece no mapa como uma legenda. Para cores, traços, formatos e símbolos na legenda encontramos o significado.

Se a Borboleta azul tivesse um mapa informando-a dos perigos de ir para cidade, ela iria? Como o mapa poderia auxiliar às descobertas da borboleta azul?

Para você saber mais:

Leia no texto a parte que fala sobre legenda: http://portais.ufg.br/up/215/o/OLIVEIRA__Ivanilton_Jose_linguagem_dos_mapas.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Entregue a cada grupo uma cópia do livro, para que eles façam a partir da leitura a comparação com o que eles desenvolveram no momento da contextualização. Em seguida entregue uma cartolina e canetas coloridas. Deixe 10 minutos disponíveis para a leitura coletiva.

Após a leitura, os alunos deverão criar um mapa de acordo com os lugares percorridos pela borboleta, desde seu nascimento até o dia em que foi achada pelo colecionador. O mapa obrigatoriamente deverá ser feito em grupo, utilizando a cartolina. Juntamente com mapa eles criarão um título e uma legenda para dar significado aos elementos encontrados no caminhos que a Borboleta percorreu. Oriente-os durante todo o processo. Circule pelos grupos.

Como adequar à sua realidade: Caso não possa imprimir o livro para cada grupo, leia em voz alta a história em uma roda de leitura.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Os mapas produzidos deverão ser expostos na sala e abaixo de cada cartolina providencie um saco para que os alunos depositem sugestões ou críticas positivas e negativas sobre o que os grupos produziram, sem a necessidade de se identificar.

Peça para que antes de depositarem suas sugestões ou críticas, atentem para a construção dos elementos no mapa, principalmente os que foram elaborados na legenda. Se estavam adequados aos símbolos, se a interpretação foi fácil ou não, ou outro aspecto que considerar relevante indicar.

Esse é o momento de ampliar a visão e a comunicação através do trabalho do outro. O grupo no final da exposição irá pegar o saco correspondente e conversar entre si para ver se concorda ou não com as sugestões.

Para o colecionador de borboletas, a captura da borboleta para a exposição é algo muito bom, porém para a borboleta não pareceu ser tão legal. Temos que saber lidar com as várias perspectivas. Fale com seus alunos que às críticas ruins devem ser também levadas em consideração.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma no máximo em quatro grupos e organize a sala antes de começar a aula.

Materiais necessários: Livro A Borboleta Azul, disponível no site Domínio Público:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=28982

Cartolinas, folhas A4 e canetas coloridas.

Material complementar:

Fichas para o momento da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CFYfRuqvUJaRmYUP3XH5jq3cSWmqUshjjTMvhdaf8mdXsUpcMHJCb7UEvvW3/geo3-07und04-contextualizacao-fichas.pdf

Contextos prévios: Leitura de imagens.

Para saber mais: ALMEIDA, Rosângela D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfi ca na escola. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e fique em silêncio por 10 segundos. Em seguida peça-os que faça uma relação entre o título e a imagem representada. Escute um representante de cada grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o livro A Borboleta Azul. Em seguida, divida a turma em quatro grupos. Para dois grupos entregue imagens do livro, para os outros dois outros grupos distribua trechos do livro.

Imprima as fichas para distribuir aos alunos e com elas uma folha A4 em branco para o desenho.

Recorrendo aos fragmentos dos textos e imagens do livro utilizado os grupos procederão da seguinte forma:

Os grupos que estiverem com a imagem terão que analisá-la, construindo uma frase sobre o que observaram. E os grupos que ficaram com os trechos dos textos terão que criar um desenho a partir do que leram.

Após esta etapa, os alunos deverão apresentar a turma seus desenhos e frases.

Na ação propositiva eles deverão ler o livro por completo, identificando se o que desenharam ou a frase que criaram se assemelha ao enredo da história.

Não seja tão rigoroso com o desenho, pois a ação propositiva dará ênfase a proposta da aula. Observe atentamente a relação entre os grupos, auxiliando sempre que necessário.

Material complementar

As fichas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CFYfRuqvUJaRmYUP3XH5jq3cSWmqUshjjTMvhdaf8mdXsUpcMHJCb7UEvvW3/geo3-07und04-contextualizacao-fichas.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar imagens aleatórias de outros recursos ou até mesmo outro livro de sua preferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir do material construído na contextualização, demonstre aos alunos que, ao realizar a proposta anterior, criaram meios de se comunicar através dos desenhos e imagens. Pergunte aos alunos qual relação estabelecida entre a interpretação de uma imagem e de que forma isto nos ajuda na comunicação. Uma imagem, assim como um texto podem ter infinitas interpretações, tornando-se torna algo muito particular. Porém os mapas precisam tornar sua interpretação precisa e acessível a todos, pois além de ser um meio de orientação/localização é universal.

Para aprofundar a discussão, estabeleça questionamentos diretamente aos grupo, tais como: Podemos pintar em um mapa o oceano de verde? O que significam as linhas nos mapas? Qual importância das cores e formatos? Por que precisa ter um padrão?

Dada a oportunidade para os alunos de responderem, finalize dizendo que o elemento que dar significado às respostas deles, aparece no mapa como uma legenda. Para cores, traços, formatos e símbolos na legenda encontramos o significado.

Se a Borboleta azul tivesse um mapa informando-a dos perigos de ir para cidade, ela iria? Como o mapa poderia auxiliar às descobertas da borboleta azul?

Para você saber mais:

Leia no texto a parte que fala sobre legenda: http://portais.ufg.br/up/215/o/OLIVEIRA__Ivanilton_Jose_linguagem_dos_mapas.pdf

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Entregue a cada grupo uma cópia do livro, para que eles façam a partir da leitura a comparação com o que eles desenvolveram no momento da contextualização. Em seguida entregue uma cartolina e canetas coloridas. Deixe 10 minutos disponíveis para a leitura coletiva.

Após a leitura, os alunos deverão criar um mapa de acordo com os lugares percorridos pela borboleta, desde seu nascimento até o dia em que foi achada pelo colecionador. O mapa obrigatoriamente deverá ser feito em grupo, utilizando a cartolina. Juntamente com mapa eles criarão um título e uma legenda para dar significado aos elementos encontrados no caminhos que a Borboleta percorreu. Oriente-os durante todo o processo. Circule pelos grupos.

Como adequar à sua realidade: Caso não possa imprimir o livro para cada grupo, leia em voz alta a história em uma roda de leitura.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Os mapas produzidos deverão ser expostos na sala e abaixo de cada cartolina providencie um saco para que os alunos depositem sugestões ou críticas positivas e negativas sobre o que os grupos produziram, sem a necessidade de se identificar.

Peça para que antes de depositarem suas sugestões ou críticas, atentem para a construção dos elementos no mapa, principalmente os que foram elaborados na legenda. Se estavam adequados aos símbolos, se a interpretação foi fácil ou não, ou outro aspecto que considerar relevante indicar.

Esse é o momento de ampliar a visão e a comunicação através do trabalho do outro. O grupo no final da exposição irá pegar o saco correspondente e conversar entre si para ver se concorda ou não com as sugestões.

Para o colecionador de borboletas, a captura da borboleta para a exposição é algo muito bom, porém para a borboleta não pareceu ser tão legal. Temos que saber lidar com as várias perspectivas. Fale com seus alunos que às críticas ruins devem ser também levadas em consideração.

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