GEO4_04UND04 - Contextualização - Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: Atividades econômicas do campo e da cidade
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula será necessário trabalhar o conceito e as principais atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade, destacando a ocorrência de algumas atividades em ambos os espaços. Para isso, utilize as notícias presentes no slide 3. Ao longo da aula os alunos deverão perceber as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade, além de identificá-las em seu município.
Materiais necessários: Cópias das principais notícias sobre algumas atividades econômicas do Brasil - uma por dupla, do Quadro Atividades Econômicas do nosso município - um para cada aluno, e a Malha quadriculada para a confecção do gráfico - um para cada aluno.
Material complementar:
Notícias sobre o Brasil:
Quadro Atividades Econômicas do nosso município:
Malha quadriculada para confecção de gráfico:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para a turma o tema da aula, ele poderá ser projeto, escrito no quadro ou em um cartaz, ou ainda falado. Destaque brevemente que serão trabalhadas as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para a turma as notícias. Em cada uma delas incentive os alunos a identificarem a atividade econômica noticiada (indústria, agricultura e turismo). Aproveite o momento para conversar brevemente com a turma sobre as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade e se alguma das apresentadas nas notícias ocorre também no município onde residem os alunos.
Material complementar
Link das notícias para impressão:
Como adequar à sua realidade: Selecione caso haja possibilidade uma notícia sobre alguma atividade econômica realizada no município onde a escola encontra-se localizada.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a situação-problema, retome com eles as atividades econômicas descritas nas notícias e incentive-os a darem exemplos de outras atividades tomando como referência as profissões de seus familiares. Dependendo do município poderá aparecer atividades econômicas como a criação de animais (pecuária), a mineração, a extração vegetal, a pesca, como também as atividades relacionadas a prestação de serviços (educação, transporte, saúde, comércio, entre outras) ou ainda as atividades relacionadas a produção industrial (segurança do trabalho, técnicos, entre outras).
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Distribua a cada integrante da dupla o quadro onde eles deverão inserir duas profissões dos familiares, cada integrante deverá indicar uma profissão. Após a indicação eles deverão identificar assinalando no quadro onde ela é realizada no espaço rural ou urbano. Quando todas as duplas tiverem finalizado o preenchimento, registre no quadro uma profissão de cada dupla e o seu respectivo espaço de ocorrência para que ao final seja possível quantificar as atividades e o local de sua realização. No momento da apresentação discuta com a turma sobre as profissões e relacione-as com as atividades econômicas, lembre-se de chamar a atenção da turma para aquelas profissões/atividades econômicas que podem ocorrer tanto no campo quanto na cidade.
Material complementar
Quadro de atividades econômicas do nosso município: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtbrtga3EAmFDnZWpUE4MZkxdR7gC6nH32G8ZCgpTfFxskv5GxvkhpejwSEB/geo4-04und04-acao-propositiva-quadro.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Mantenha as duplas, entregue a cada aluno uma malha quadriculada onde será construído o gráfico com as principais atividades econômicas realizadas por seus familiares. Retome as anotações feitas na etapa da ação propositiva. Na linha horizontal foram inseridas algumas atividades econômicas, caso seja necessário podem ser inseridas outras atividades e na vertical foram inseridos os números de 0 a 20 para que os alunos registrem o número de ocorrências de cada atividade. A confecção do gráfico poderá ser realizada de forma interdisciplinar com o componente curricular de Matemática . Agrupe as atividades econômicas, nos grandes setores: indústria, prestação de serviços, agricultura, pecuária, extrativismo, comércio, para facilitar a construção e interpretação do gráfico. Após a construção do gráfico avalie com a turma o perfil das atividades econômicas realizadas em uma parte do município onde eles residem e lembre-se de destacar com a turma que o gráfico não representa a totalidade das atividades econômicas realizadas no município, mas sim um recorte feito a partir da observação de alguns de seus familiares.
Material complementar
Malha quadriculada para construção do gráfico:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para a mesma análise, focada na percepção das transformações das paisagens do campo e da cidade.
Habilidades da base: reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Novos objetos de aprendizagem: identificar situações de cooperação entre campo e cidade reconhecendo sua interdependência.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo disponível aqui. Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para:
1. observarem a imagem do slide e identificarem o que está sendo retratado;
2. levantarem hipóteses sobre o significado dos termos: “elos frágeis” e “cadeia de alimentos”;
3. anotarem as respostas a cada questionamento.
Espera-se que os alunos reconheçam que o “Projeto Campo Favela” surgiu neste momento peculiar que estamos vivendo, de combate à Covid-19, entre espaços, produções e pessoas do campo e da cidade.
Esses elos frágeis mencionados, tanto na imagem quanto no vídeo, referem-se aos moradores de favelas e comunidades da cidade, e pequenos produtores rurais ou agrícolas, ou seja, de agricultura familiar, do campo.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão da temática:
Questionamento 1:
“Por quais etapas os produtos que consumimos passam até chegar em nossa mesa”?
(Problematização da proposta original do plano GEO4_04UND02)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguintes materiais:
- Ficha com as cadeias produtivas do pão e da banana, disponível aqui;
- Esquema para montagem da cadeia produtiva, disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, organizem os espaços da cadeia produtiva do pão e da banana, como previsto no plano GEO4_04UND02.
Espera-se que eles percebam como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade, e como cada produto pode chegar, de forma mais rápida, sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta, devido às várias etapas de transformação, como, por exemplo, o açúcar e a farinha de trigo.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para escolherem um produto alimentício em suas casas, identificarem no rótulo o local de produção e traçarem o caminho, etapas e locais por onde esse produto passou até chegar às suas mesas.
Eles poderão fazer isso utilizando o Google Jamboard para inserir imagens e notas adesivas.
Veja o modelo abaixo:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui. Peça para compartilharem o arquivo depois.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Cadeia produtiva e de distribuição de alimentos é comprometida - disponível aqui;
- Cadeia produtiva do milho - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Trechos do artigo Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro, sugerido no plano original e disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar as atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA