16670
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Atividades econômicas do campo e da cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será necessário trabalhar o conceito e as principais atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade, destacando a ocorrência de algumas atividades em ambos os espaços. Para isso, utilize as notícias presentes no slide 3. Ao longo da aula os alunos deverão perceber as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade, além de identificá-las em seu município.

Materiais necessários: Cópias das principais notícias sobre algumas atividades econômicas do Brasil - uma por dupla, do Quadro Atividades Econômicas do nosso município - um para cada aluno, e a Malha quadriculada para a confecção do gráfico - um para cada aluno.

Material complementar:

Notícias sobre o Brasil:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7wkK5ASMJx5DwQvpdp6nuhCU6Y4HxUZY4FYKh6gNuwTsEMTdA4dsjrqmE8Y/geo4-04und04-contextualizacao-noticias.pdf

Quadro Atividades Econômicas do nosso município:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtbrtga3EAmFDnZWpUE4MZkxdR7gC6nH32G8ZCgpTfFxskv5GxvkhpejwSEB/geo4-04und04-acao-propositiva-quadro.pdf

Malha quadriculada para confecção de gráfico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nFBBu6NjBS3hKHDCJpAJXvEKg2jenQKejjf5Cu6aqTh4CyJfwyNFVUKtVGd4/geo4-04und4-sistematizacao-malha-quadriculada.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma o tema da aula, ele poderá ser projeto, escrito no quadro ou em um cartaz, ou ainda falado. Destaque brevemente que serão trabalhadas as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para a turma as notícias. Em cada uma delas incentive os alunos a identificarem a atividade econômica noticiada (indústria, agricultura e turismo). Aproveite o momento para conversar brevemente com a turma sobre as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade e se alguma das apresentadas nas notícias ocorre também no município onde residem os alunos.

Material complementar

Link das notícias para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7wkK5ASMJx5DwQvpdp6nuhCU6Y4HxUZY4FYKh6gNuwTsEMTdA4dsjrqmE8Y/geo4-04und04-contextualizacao-noticias.pdf

Como adequar à sua realidade: Selecione caso haja possibilidade uma notícia sobre alguma atividade econômica realizada no município onde a escola encontra-se localizada.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a situação-problema, retome com eles as atividades econômicas descritas nas notícias e incentive-os a darem exemplos de outras atividades tomando como referência as profissões de seus familiares. Dependendo do município poderá aparecer atividades econômicas como a criação de animais (pecuária), a mineração, a extração vegetal, a pesca, como também as atividades relacionadas a prestação de serviços (educação, transporte, saúde, comércio, entre outras) ou ainda as atividades relacionadas a produção industrial (segurança do trabalho, técnicos, entre outras).

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua a cada integrante da dupla o quadro onde eles deverão inserir duas profissões dos familiares, cada integrante deverá indicar uma profissão. Após a indicação eles deverão identificar assinalando no quadro onde ela é realizada no espaço rural ou urbano. Quando todas as duplas tiverem finalizado o preenchimento, registre no quadro uma profissão de cada dupla e o seu respectivo espaço de ocorrência para que ao final seja possível quantificar as atividades e o local de sua realização. No momento da apresentação discuta com a turma sobre as profissões e relacione-as com as atividades econômicas, lembre-se de chamar a atenção da turma para aquelas profissões/atividades econômicas que podem ocorrer tanto no campo quanto na cidade.

Material complementar

Quadro de atividades econômicas do nosso município: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtbrtga3EAmFDnZWpUE4MZkxdR7gC6nH32G8ZCgpTfFxskv5GxvkhpejwSEB/geo4-04und04-acao-propositiva-quadro.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Mantenha as duplas, entregue a cada aluno uma malha quadriculada onde será construído o gráfico com as principais atividades econômicas realizadas por seus familiares. Retome as anotações feitas na etapa da ação propositiva. Na linha horizontal foram inseridas algumas atividades econômicas, caso seja necessário podem ser inseridas outras atividades e na vertical foram inseridos os números de 0 a 20 para que os alunos registrem o número de ocorrências de cada atividade. A confecção do gráfico poderá ser realizada de forma interdisciplinar com o componente curricular de Matemática . Agrupe as atividades econômicas, nos grandes setores: indústria, prestação de serviços, agricultura, pecuária, extrativismo, comércio, para facilitar a construção e interpretação do gráfico. Após a construção do gráfico avalie com a turma o perfil das atividades econômicas realizadas em uma parte do município onde eles residem e lembre-se de destacar com a turma que o gráfico não representa a totalidade das atividades econômicas realizadas no município, mas sim um recorte feito a partir da observação de alguns de seus familiares.

Material complementar

Malha quadriculada para construção do gráfico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nFBBu6NjBS3hKHDCJpAJXvEKg2jenQKejjf5Cu6aqTh4CyJfwyNFVUKtVGd4/geo4-04und4-sistematizacao-malha-quadriculada.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será necessário trabalhar o conceito e as principais atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade, destacando a ocorrência de algumas atividades em ambos os espaços. Para isso, utilize as notícias presentes no slide 3. Ao longo da aula os alunos deverão perceber as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade, além de identificá-las em seu município.

Materiais necessários: Cópias das principais notícias sobre algumas atividades econômicas do Brasil - uma por dupla, do Quadro Atividades Econômicas do nosso município - um para cada aluno, e a Malha quadriculada para a confecção do gráfico - um para cada aluno.

Material complementar:

Notícias sobre o Brasil:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7wkK5ASMJx5DwQvpdp6nuhCU6Y4HxUZY4FYKh6gNuwTsEMTdA4dsjrqmE8Y/geo4-04und04-contextualizacao-noticias.pdf

Quadro Atividades Econômicas do nosso município:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtbrtga3EAmFDnZWpUE4MZkxdR7gC6nH32G8ZCgpTfFxskv5GxvkhpejwSEB/geo4-04und04-acao-propositiva-quadro.pdf

Malha quadriculada para confecção de gráfico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nFBBu6NjBS3hKHDCJpAJXvEKg2jenQKejjf5Cu6aqTh4CyJfwyNFVUKtVGd4/geo4-04und4-sistematizacao-malha-quadriculada.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para a turma o tema da aula, ele poderá ser projeto, escrito no quadro ou em um cartaz, ou ainda falado. Destaque brevemente que serão trabalhadas as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para a turma as notícias. Em cada uma delas incentive os alunos a identificarem a atividade econômica noticiada (indústria, agricultura e turismo). Aproveite o momento para conversar brevemente com a turma sobre as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade e se alguma das apresentadas nas notícias ocorre também no município onde residem os alunos.

Material complementar

Link das notícias para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7wkK5ASMJx5DwQvpdp6nuhCU6Y4HxUZY4FYKh6gNuwTsEMTdA4dsjrqmE8Y/geo4-04und04-contextualizacao-noticias.pdf

Como adequar à sua realidade: Selecione caso haja possibilidade uma notícia sobre alguma atividade econômica realizada no município onde a escola encontra-se localizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a situação-problema, retome com eles as atividades econômicas descritas nas notícias e incentive-os a darem exemplos de outras atividades tomando como referência as profissões de seus familiares. Dependendo do município poderá aparecer atividades econômicas como a criação de animais (pecuária), a mineração, a extração vegetal, a pesca, como também as atividades relacionadas a prestação de serviços (educação, transporte, saúde, comércio, entre outras) ou ainda as atividades relacionadas a produção industrial (segurança do trabalho, técnicos, entre outras).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua a cada integrante da dupla o quadro onde eles deverão inserir duas profissões dos familiares, cada integrante deverá indicar uma profissão. Após a indicação eles deverão identificar assinalando no quadro onde ela é realizada no espaço rural ou urbano. Quando todas as duplas tiverem finalizado o preenchimento, registre no quadro uma profissão de cada dupla e o seu respectivo espaço de ocorrência para que ao final seja possível quantificar as atividades e o local de sua realização. No momento da apresentação discuta com a turma sobre as profissões e relacione-as com as atividades econômicas, lembre-se de chamar a atenção da turma para aquelas profissões/atividades econômicas que podem ocorrer tanto no campo quanto na cidade.

Material complementar

Quadro de atividades econômicas do nosso município: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtbrtga3EAmFDnZWpUE4MZkxdR7gC6nH32G8ZCgpTfFxskv5GxvkhpejwSEB/geo4-04und04-acao-propositiva-quadro.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Mantenha as duplas, entregue a cada aluno uma malha quadriculada onde será construído o gráfico com as principais atividades econômicas realizadas por seus familiares. Retome as anotações feitas na etapa da ação propositiva. Na linha horizontal foram inseridas algumas atividades econômicas, caso seja necessário podem ser inseridas outras atividades e na vertical foram inseridos os números de 0 a 20 para que os alunos registrem o número de ocorrências de cada atividade. A confecção do gráfico poderá ser realizada de forma interdisciplinar com o componente curricular de Matemática . Agrupe as atividades econômicas, nos grandes setores: indústria, prestação de serviços, agricultura, pecuária, extrativismo, comércio, para facilitar a construção e interpretação do gráfico. Após a construção do gráfico avalie com a turma o perfil das atividades econômicas realizadas em uma parte do município onde eles residem e lembre-se de destacar com a turma que o gráfico não representa a totalidade das atividades econômicas realizadas no município, mas sim um recorte feito a partir da observação de alguns de seus familiares.

Material complementar

Malha quadriculada para construção do gráfico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nFBBu6NjBS3hKHDCJpAJXvEKg2jenQKejjf5Cu6aqTh4CyJfwyNFVUKtVGd4/geo4-04und4-sistematizacao-malha-quadriculada.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano