16529
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Escrita com alfabeto: marco na história da humanidade

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Escrita com alfabeto: marco na história da humanidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir de registros orais e escritos. Inicie a aula enviando, através do grupo de WhatsApp da turma, a sugestão para brincarem um pouco com o Jogo da Forca. Envie o link da atividade (disponível aqui).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para essa etapa. Questione se gostaram da atividade do jogo da forca virtual. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do e-mail ou Google Classroom, juntamente com as orientações de observação e resolução. Defina uma data para a entrega da resolução das atividades propostas.

Problematização
Envie aos alunos o link do Museu do Louvre (disponível aqui), para que possam conhecer outras peças que marcam a trajetória dos grupos humanos.
Siga as orientações definidas nessa etapa. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie os links das imagens juntamente com as orientações e informações adicionais que constam nessa etapa.

Sistematização
Siga as instruções definidas. Você também poderá enviar para o e-mail de cada aluno e pedir que cada um execute a atividade. Esta atividade poderá ser executada de forma individual ou no formato proposto (neste caso, faça a sugestão de usarem o recurso digital Padlet, ou outro onde os alunos possam colaborar sincronamente com a execução da atividade). Para a apresentação dessa atividade, você poderá agendar outra videoconferência ou criar uma atividade no Classroom ou do Padlet.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares a assistiam ao vídeo "A história da palavra" (disponívell aqui), para conhecerem um pouco mais sobre este marco histórico. Sugira que brinquem de Jogo da Forca, usando as palavras que ouviram ao assistir o vídeo.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND06

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas