16522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marco histórico: Escola

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marco histórico: Escola

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer as escolas como marcos históricos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, compartilhe o slide 3 com os estudantes e peça que pensem em coisas que gostam e que não gostam na escola. Você pode pedir essa atividade escrita ou em formato de vídeo.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5. Peça que eles observem a aula de matemática no Colégio de Santa Inês, em 1917. Compartilhe o arquivo de problematização e siga as instruções que o plano traz.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano e o arquivo de sistematização. Siga as instruções de explicação que o plano traz e peça que produzam um vídeo com as respostas e compartilhem-no no grupo da turma. Esses vídeos podem ser compartilhados no Padlet (veja aqui como fazer um). Você pode montar um quiz no Kaoot (veja aqui como fazer um).

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_05UND04

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas