16461
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender o que são os chamados parques tecnológicos e sua importância para o capitalismo global

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_11UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é compreender o que são os chamados Parques Tecnológicos e sua importância para o capitalismo global. Será utilizada a metodologia ativa chamada de sala de aula invertida, para isto solicite que os alunos leiam o arquivo disponível aqui. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, mas você pode adaptar a aula para o uso do e-mail. Nesta aula o valor do protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Pergunte aos estudantes se eles sabem em quais países surgiram importantes empresas de tecnologia como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Netflix, Waze, Uber, Sony, Samsung, AMD, Intel, etc. Provavelmente, os alunos apontarão algumas respostas corretas e outras não. Chame a atenção dos alunos para o fato de que as as empresas de maior valor na atualidade são empresas relacionadas às tecnologias digitais e à internet, e que o desenvolvimento desses mercados se deu em alguns locais muito especiais na configuração urbana. Explique que esses lugares foram denominados com diversos nomes (Parques Tecnológicos, Tecnopolos, Parques de Ciência e Tecnologia, etc), dependendo da sua abrangência, escala e configuração organizacional. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Envie este link, pergunte para os alunos qual importância destes parques tecnológicos no mundo. Espere algumas respostas dos alunos. Explique que existem centenas de áreas que têm por objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento no mundo, os marcadores do mapa justamente indicam tais áreas. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Divida os estudantes em 04 grupos e explique que eles irão responder o questionário relacionado ao texto lido em casa (disponível aqui). Peça aos alunos para se organizarem pelo WhatsApp, o objetivo é que todos os alunos dos grupos contribuam. Mais importante que as respostas, é a discussão entre o grupo. Incentive o trabalho colaborativo. Tempo estimado de 25 minutos.

Sistematização
Retome os principais objetivos da aula (os alunos devem ser estimulados à tentarem definir os conceitos com o professor):

     1- Definir o conceito de “Parques Tecnológicos”;
     2- Entender que esses espaços são essenciais para o funcionamento do sistema capitalista informacional;
     3- Que a distribuição e escala desses espaços são muito diversos no mundo.

Finalize a aula estimulando os estudantes a continuarem se empenhando e que os mfiquem atentos às notícias de lançamentos de novas tecnologias (muito comuns nos meios de comunicação), saber qual empresa está lançando a soluçãoesmos  e onde a pesquisa é feita (muito provavelmente ela é feita num Parque Tecnológico). Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem a reportagem sobre parques tecnológicos, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula em uma discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_11UND05

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas