16432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Comércios e serviços no meu bairro

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre identificar os serviços e comércios presentes no bairro relacionado aos profissionais existentes na vizinhança

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.

- Optativas: Google Meet e Google Docs.

Valor trabalhado

- Cidadania

- Desigualdades Sociais

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é fazer com que os alunos identifiquem os serviços e comércios presentes no bairro, relacionando-os aos profissionais existentes na vizinhança. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, em boa parte do tempo. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo falando ou envie uma foto do slide que está disponível na proposta original desta etapa.

Uma orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente que as crianças se lembrem do caminho que faziam entre a escola e sua casa e que encontrem um objeto que represente aquilo que observavam no trajeto.

Encaminhe o tema da aula, utilizando áudio ou vídeo. Pergunte se os alunos sabem o que significa “vizinhança”. Em seguida, questione se o termo inclui apenas casas ou também comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida, peça para pensarem como é a rua na qual moram e quem são seus vizinhos. Há somente casas? Algum comércio por perto? Os questionamentos podem ser feitos em um vídeo gravado anteriormente ou em uma videoaula pelo Google Meet.

Contextualização (60 minutos)

Apresente a imagem da rua que está disponível no plano original para esta etapa. Pergunte se todas as ruas são iguais. Peça para pensarem no caminho que faziam de casa até a escola e o que havia de diferente entre as ruas que percorriam e a imagem projetada. A ideia neste momento é que os alunos percebam que existem ruas residenciais, comerciais e mistas.

Se este plano de aula for usado em uma escola rural, procure uma imagem que retrate a realidade local, mostrando que apesar das casas serem mais distantes umas das outras, o conceito de vizinhança existe. E que, neste caso, a diferença entre ruas comerciais e residenciais é mais clara do que nos centros urbanos.

Oriente os alunos a desenharem o caminho em folhas A4 e que, ao término, tirem uma foto das produções e a enviem. Disponibilize um tempo para os registros das crianças.

Problematização (60 minutos)

Peça que os alunos pensem na rua da escola. Lance, inicialmente, o seguinte questionamento: quais são os vizinhos da escola? Amplie a pergunta, interrogando-os sobre o que mais há na rua. Casas, comércios? Quais estabelecimentos?

Quando os alunos mencionarem lojas, fábricas ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, pergunte se eles sabem o que é feito naquele local e quais profissionais trabalham lá. Questione qual é a importância desses lugares e de seus serviços para os moradores e frequentadores do bairro. Será que a presença de lojas e de prestadores de serviços como cabeleireiros, barbeiros, costureiras etc., facilitam a vida das pessoas dali? Por quê?

As respostas deverão ser enviadas por áudio ou pela ferramenta do Google Meet. Conforme os relatos forem acontecendo, anote no Google Docs ou em um cartaz.

Ação propositiva (60 minutos)

Organize uma roda de conversa com os alunos utilizando alguma ferramenta virtual. Solicite que mostrem neste momento o que trouxeram para representar o caminho que fazem de casa até a escola. Peça para cada criança explicar o que escolheu, de forma oral. Posteriormente, oriente as crianças ao desenho, relacionando o objeto com o local que escolheram para identificar seu trajeto.

Sistematização (60 minutos)

Esta última etapa é o momento de consolidação do que foi aprendido. Peça para os alunos desenharem em seus cadernos o caminho que fazem de casa até a escola, não esquecendo de colocar o ponto de referência e o profissional que trabalha no estabelecimento que ele marcou no desenho.

Em seguida, oriente-os para conversarem com amigos da sala ou com os familiares sobre o caminho que fazem para escola e a importância dos comércios e dos profissionais que estão ao longo do caminho. Aqui, você pode incentivá-los a fazerem um vídeo valorizando esse profissional, que provavelmente deve estar trabalhando de forma “normal” neste período de isolamento social. As crianças podem mandar recados de incentivo e carinho.

Convite às famílias

Professor, deixe o convite para que as famílias assistam aos dois vídeos que seguem abaixo:

- "O rato do campo e o rato da cidade", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY, acesso em: 31/05/2020.

- "As cidades se transformam com o passar do tempo", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c&t, acesso em: 31/05/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_07UND04

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas