16432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Comércios e serviços no meu bairro

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre identificar os serviços e comércios presentes no bairro relacionado aos profissionais existentes na vizinhança

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário que o professor traga de casa um objeto para colocar em cima de sua mesa, aqui usamos como exemplo, um vaso de flor. Faremos uso da imagem do slide 3, se não for possível projetar esta imagem o professor deve trazer uma imagem impressa de uma rua ou outro local.

Será necessário também a escolha de um espaço amplo, onde o professor deverá fazer um desenho com giz do quarteirão da escola. Este desenho deve estar pronto antes da aula começar. Este desenho deve ser grande o suficiente para que as crianças consigam visualizar e reconhecer onde estão. O desenho deverá representar o quarteirão da escola, com os principais comércios e casas em seu entorno.

Outra orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente, precisamente um dia antes, para que os alunos prestem atenção no caminho que fazem entre a escola e sua casa e levem para escola um objeto que represente aquilo que observaram neste trajeto. Por exemplo, se há uma papelaria no caminho, podem trazer um lápis, ou algo vendido neste local. Se por algum motivo as crianças não trouxerem os objetos, o professor poderá escolher algo da própria sala de aula ou confeccionar alguns objetos com a turma para a realização da atividade. Lembrando que é preciso considerar a necessidade de planejar o tempo antecipadamente para esta atividade extra.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa vizinhança. Em seguida pergunte se esta vizinhança deve ser formada apenas por casas ou pode ser formada também por comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida peça para pensarem como é a rua onde moram e quem são seus vizinhos. São apenas casas ou tem algum comércio por perto?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem da rua e pergunte se todas as ruas são iguais. Peça para pensarem no caminho que fazem de casa até a escola e o que há de diferente entre as ruas que percorrem e a imagem projetada. A idéia neste momento é que os alunos percebam que existem ruas residenciais (apenas com casas), comerciais (apenas com comércios) e mistas.

Como adequar à sua realidade: Se este plano de aula for usado em uma escola rural, procure uma imagem que retrate a realidade local, mostrando que apesar das casas serem mais distantes umas das outras, o conceito de vizinhança existe. E neste caso a diferença entre ruas comerciais e residenciais é mais clara do que nos centros urbanos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide e pergunte para sala se acreditam que prestamos atenção a tudo que vemos. Em seguida lance a questão: O que temos de diferente na sala hoje? Lembre-se de antes do início da aula colocar o objeto para identificação dos alunos. No caso aqui a sugestão é a utilização de um vaso de flor sobre a sua mesa em um lugar não tão visível. Se perceberem o objeto, elogie dizendo que realmente são atentos. Caso não identifique o objeto, dê dicas até que cheguem ao objeto escolhido.

Em seguida peça para pensarem na rua da escola. Lance inicialmente o seguinte questionamento: Quais são os vizinhos da escola? Amplie a pergunta interrogando o que mais temos nesta rua? Casas, comércios? Quais estabelecimentos ?

Quando os alunos mencionarem lojas, fábricas ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, pergunte se eles sabem o que é feito naquele local e quais profissionais trabalham lá. Questione, qual a importância destes comércios e serviços para quem mora ou frequenta aquele bairro? Será que a presença destes estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços como cabeleireiro, barbeiro, costureira facilitam a vida das pessoas que vivem aqui? Por quê?

Conforme os relatos forem acontecendo faça um esboço no quadro, pode ser escrito ou em forma de desenho. Pergunte aos alunos se conseguem identificar a localização dos estabelecimentos citados. Monte o desenho ou frases seguindo a orientação dos alunos.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível trazer um objeto de casa, mude alguma coisa de lugar na sala de aula, por exemplo, o local da mesa do professor.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Faça uma roda com os alunos na sala e solicite que mostrem o que trouxeram para representar o caminho que fazem de casa até a escola. Peça para cada um explicar aquilo que escolheu. Em seguida leve os alunos até o local onde foi feito o desenho do quarteirão da escola e faça uma grande roda em volta do desenho. Em seguida ajude-os a se localizarem no desenho, encontrando a frente da escola e as ruas do seu entorno.

Após se localizarem peça para que cada aluno, um por vez, coloque o objeto que trouxe no local que quis representar, como exemplo, o pão na padaria, um tecido na costureira, e assim por diante. Até que todos coloquem o seu.

Se por acaso, algum aluno trouxer um objeto de algo que não foi representado no desenho, por estar mais longe da escola e perto da casa do aluno, tente descobrir qual o caminho que o aluno faz para chegar à escola e mostrar ao aluno, no desenho, por onde ele chega à escola, deixando que aluno escolha nesta direção onde colocará o seu objeto.

Depois que todos colocarem o seu objeto, peça para andarem em volta do desenho e observarem o que foi trazido. Em seguida, pergunte se concordam com as escolhas feitas. Peça para que todos pensem no locais que marcaram e quais são os profissionais que trabalham neles. Destaque a importância destes profissionais para a comunidade em que vivem.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível que os alunos tragam os objetos e o professor não tiver tempo de confeccionar algo com a sala, a atividade pode ser feita com o professor pedindo para que cada aluno desenhe o objeto que quer representar, no desenho maior. Neste caso o professor deve providenciar giz para que os alunos possam realizar a atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Esta última etapa é o momento de consolidação do que foi aprendido. Peça para os alunos desenharem em seus cadernos o caminho que fazem de casa até a escola, não esquecendo de colocar o ponto de referência e o profissional que trabalha no estabelecimento que ele marcou no desenho coletivo. Em seguida organize em grupos quem marcou os mesmos pontos de referência. Peça para conversarem sobre onde moram, o caminho que fazem para escola e a importância dos comércios e dos profissionais que se encontram ao longo deste caminho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário que o professor traga de casa um objeto para colocar em cima de sua mesa, aqui usamos como exemplo, um vaso de flor. Faremos uso da imagem do slide 3, se não for possível projetar esta imagem o professor deve trazer uma imagem impressa de uma rua ou outro local.

Será necessário também a escolha de um espaço amplo, onde o professor deverá fazer um desenho com giz do quarteirão da escola. Este desenho deve estar pronto antes da aula começar. Este desenho deve ser grande o suficiente para que as crianças consigam visualizar e reconhecer onde estão. O desenho deverá representar o quarteirão da escola, com os principais comércios e casas em seu entorno.

Outra orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente, precisamente um dia antes, para que os alunos prestem atenção no caminho que fazem entre a escola e sua casa e levem para escola um objeto que represente aquilo que observaram neste trajeto. Por exemplo, se há uma papelaria no caminho, podem trazer um lápis, ou algo vendido neste local. Se por algum motivo as crianças não trouxerem os objetos, o professor poderá escolher algo da própria sala de aula ou confeccionar alguns objetos com a turma para a realização da atividade. Lembrando que é preciso considerar a necessidade de planejar o tempo antecipadamente para esta atividade extra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa vizinhança. Em seguida pergunte se esta vizinhança deve ser formada apenas por casas ou pode ser formada também por comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida peça para pensarem como é a rua onde moram e quem são seus vizinhos. São apenas casas ou tem algum comércio por perto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem da rua e pergunte se todas as ruas são iguais. Peça para pensarem no caminho que fazem de casa até a escola e o que há de diferente entre as ruas que percorrem e a imagem projetada. A idéia neste momento é que os alunos percebam que existem ruas residenciais (apenas com casas), comerciais (apenas com comércios) e mistas.

Como adequar à sua realidade: Se este plano de aula for usado em uma escola rural, procure uma imagem que retrate a realidade local, mostrando que apesar das casas serem mais distantes umas das outras, o conceito de vizinhança existe. E neste caso a diferença entre ruas comerciais e residenciais é mais clara do que nos centros urbanos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide e pergunte para sala se acreditam que prestamos atenção a tudo que vemos. Em seguida lance a questão: O que temos de diferente na sala hoje? Lembre-se de antes do início da aula colocar o objeto para identificação dos alunos. No caso aqui a sugestão é a utilização de um vaso de flor sobre a sua mesa em um lugar não tão visível. Se perceberem o objeto, elogie dizendo que realmente são atentos. Caso não identifique o objeto, dê dicas até que cheguem ao objeto escolhido.

Em seguida peça para pensarem na rua da escola. Lance inicialmente o seguinte questionamento: Quais são os vizinhos da escola? Amplie a pergunta interrogando o que mais temos nesta rua? Casas, comércios? Quais estabelecimentos ?

Quando os alunos mencionarem lojas, fábricas ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, pergunte se eles sabem o que é feito naquele local e quais profissionais trabalham lá. Questione, qual a importância destes comércios e serviços para quem mora ou frequenta aquele bairro? Será que a presença destes estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços como cabeleireiro, barbeiro, costureira facilitam a vida das pessoas que vivem aqui? Por quê?

Conforme os relatos forem acontecendo faça um esboço no quadro, pode ser escrito ou em forma de desenho. Pergunte aos alunos se conseguem identificar a localização dos estabelecimentos citados. Monte o desenho ou frases seguindo a orientação dos alunos.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível trazer um objeto de casa, mude alguma coisa de lugar na sala de aula, por exemplo, o local da mesa do professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Faça uma roda com os alunos na sala e solicite que mostrem o que trouxeram para representar o caminho que fazem de casa até a escola. Peça para cada um explicar aquilo que escolheu. Em seguida leve os alunos até o local onde foi feito o desenho do quarteirão da escola e faça uma grande roda em volta do desenho. Em seguida ajude-os a se localizarem no desenho, encontrando a frente da escola e as ruas do seu entorno.

Após se localizarem peça para que cada aluno, um por vez, coloque o objeto que trouxe no local que quis representar, como exemplo, o pão na padaria, um tecido na costureira, e assim por diante. Até que todos coloquem o seu.

Se por acaso, algum aluno trouxer um objeto de algo que não foi representado no desenho, por estar mais longe da escola e perto da casa do aluno, tente descobrir qual o caminho que o aluno faz para chegar à escola e mostrar ao aluno, no desenho, por onde ele chega à escola, deixando que aluno escolha nesta direção onde colocará o seu objeto.

Depois que todos colocarem o seu objeto, peça para andarem em volta do desenho e observarem o que foi trazido. Em seguida, pergunte se concordam com as escolhas feitas. Peça para que todos pensem no locais que marcaram e quais são os profissionais que trabalham neles. Destaque a importância destes profissionais para a comunidade em que vivem.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível que os alunos tragam os objetos e o professor não tiver tempo de confeccionar algo com a sala, a atividade pode ser feita com o professor pedindo para que cada aluno desenhe o objeto que quer representar, no desenho maior. Neste caso o professor deve providenciar giz para que os alunos possam realizar a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Esta última etapa é o momento de consolidação do que foi aprendido. Peça para os alunos desenharem em seus cadernos o caminho que fazem de casa até a escola, não esquecendo de colocar o ponto de referência e o profissional que trabalha no estabelecimento que ele marcou no desenho coletivo. Em seguida organize em grupos quem marcou os mesmos pontos de referência. Peça para conversarem sobre onde moram, o caminho que fazem para escola e a importância dos comércios e dos profissionais que se encontram ao longo deste caminho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano