Plano de Aula

Plano de aula: O papel da ONU na mediação de conflitos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI36, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir a imagem e as notícias do Contexto, podendo imprimir apenas uma imagem do símbolo da ONU dimensionando-a ao tamanho da folha, e as duas notícias podem também ser impressas desta forma ou, ainda, podem ser feitas mais cópias para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias). Na Problematização há resumos que, caso não possam ser projetados, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou, ainda, ser transcritos no quadro.

Material complementar:

Símbolo da ONU, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hgTC89vdXFBnChStFQGyynCvRcYq8s56yCTHPTnWp3E2EjS9bH5cdKr3xVDD/his9-36und01-contexto-1-simbolo-da-onu.pdf

Reportagem 1- ONU: Estado Islâmico continua sendo sério desafio global, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vwDHn9WgAeNU4egA7PXnVuYT9kv65WBDdg5gAkBHcU3ffraX8xeGwbkkGHzJ/his9-36und01-contexto-2-estado-islamico-continua-sendo-serio-desafio-global.pdf

Reportagem 2 - ONU: Demolição de vilarejo palestino pode ser crime de guerra, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B3FBZB6QRenNvB6EZRpJkqd57gB3PbmMqQTGF2YaKS7cBWG3YFhnyMURwaBX/his9-36und01-contexto-3-demolicao-de-vilarejo-palestino-pode-ser-crime-de-guerra.pdf

Texto - O papel da ONU na mediação de conflitos, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QmZ8N2rQeqyX5aFbaEg8yyWD5BMCquVH3QpSEZfzN7DHsrJQ8meuEQS2gCeW/his9-36und01-problematizacao-1-o-papel-da-onu-na-mediacao-de-conflitos.pdf

Texto - Histórico recentes de conflitos no Iraque e em Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rfpmDS2peRPVXyuZ6ufujKnFBgSK9qCWdhxfGjaHxAWrJvBE9ewHJhGJR6px/his9-36und01-problematizacao-2-historico-recente-de-conflitos-no-iraque-e-em-israel.pdf

Para você saber mais:

Glossário:

ONU: Organização das Nações Unidas, órgão internacional que busca a paz e o desenvolvimento mundial.

Terrorismo: Ações violentas pautadas em motivações político-sociais que geram medo e intimidação.

Oriente Médio: Região formada por 17 países e que possui histórico constante de conflitos.

Diversidade: Conceito que compreende a pluralidade de elementos de um determinado grupo.

Conflito: Situação de dificuldade ou disparidade, estado de beligerância, disputa.

Links para as reportagens completas:

Reportagem 1 - ONU: apesar dos reveses, Estado Islâmico continua sendo “sério desafio global”:

Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-apesar-dos-reveses-estado-islamico-continua-sendo-serio-desafio-global/

Reportagem 2 - Procuradora do TPI diz que demolição iminente de vilarejo palestino pode constituir crime de guerra:

Disponível em: https://nacoesunidas.org/procuradora-do-tpi-diz-que-demolicao-iminente-de-vilarejo-palestino-pode-constituir-crime-de-guerra/

Caso queira se aprofundar:

Fonte: ONU, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Terrorismo, de Cláudio Fernandes, disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/terrorismo.htm Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Oriente Médio, de 7 graus, disponível em: https://www.todamateria.com.br/oriente-medio/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Diversidade, de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Conflito, de Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, disponível em: https://dicionario.priberam.org/conflito Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor:

Professor, você pode projetar o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.

O objetivo da aula, professor, é que no fim da mesma os alunos percebam a dificuldade de estabelecer a paz entre diversos povos, que existem conflitos passados que fomentam estados de beligerância atuais, demonstrando a paz como algo extremamente volátil e frágil e o conflito como fenômeno constante, tendo a ONU, Organização das Nações Unidas, como mediadora destas situações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados