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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando números naturais no Q.V.L

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais. Composição e decomposição de números naturais de até cinco ordens.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cíntia Diógenes

Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA02) - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

  • Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no Q.V.L.;
  • Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente;
  • Decompor e compor números naturais.

Conceito-chave

Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais. Composição e decomposição de números naturais de até cinco ordens.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Quadro Valor de Lugar (Q.V.L);
  • Giz colorido;
  • Projetor ( opcional).




  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Apresente a situação problema para a turma, projetando o slide ou escrevendo o conteúdo no quadro. Peça que os alunos pensem como registrariam a decomposição desses números, ou em outras palavras, como esses números são formados. A atividade propõe que as crianças façam a relação dos números dos cartões coloridos com os respectivos valores posicionais de seus algarismos presentes na tabela. Dê alguns minutos para que todos possam pensar individualmente. Então convide alguns alunos para socializarem as respostas com toda a turma, explicitando seu raciocínio. Peça que registrem no quadro a forma de decomposição de cada um dos três números, enquanto explicam. Depois forneça giz colorido para que eles pintem o quadro com as cores respectivas de seus valores relativos.

51 493= 50 000 + 1 000 + 400 + 90 + 3

15 732= 10 000 + 5 000 + 700 + 30 + 2

93 241= 90 000 + 3 000+ 200 + 40 + 1

Discuta com a turma:

  • O algarismo da ordem das dezenas é aumentado em quantas vezes para se encontrar seu valor posicional?
  • E o algarismo da ordem das centenas?
  • Partindo desse raciocínio, em quantas vezes o algarismo da ordem das unidades de milhar precisa ser aumentado para se chegar ao seu valor posicional?
  • E o algarismo da dezena de milhar?
  • No número 51 493, quais são os valores posicionais de seus algarismo?
  • Quais os valores posicionais dos algarismos do número 15 732? E dos algarismos do número 93 241?

Propósito: Compor e decompor números naturais a partir dos valores posicionais dos seus algarismos.

Resposta esperada:

Pintados de azul: 50 000, 1 000, 400, 90 e 3.

Pintados de verde: 10 000, 5 000, 700, 30 e 2.

Pintados de amarelo: 90 000, 3 000, 200, 40 e 1.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientações: Peça que as crianças leiam individual e silenciosamente o texto do slide e, em seguida, leia junto com a turma em voz alta. Se não for possível projetar o slide, entregue para cada aluno uma cópia do texto. Caso deseje aprofundar no conteúdo do texto, há a possibilidade de o professor lê-lo na íntegra para o aluno (o link para o texto pode ser encontrado no material complementar para o professor deste plano de aula). Leve um globo terrestre e explique, a título de curiosidade, o que representa a circunferência da Terra. Basta levar uma fita métrica e circundar o globo, a partir da linha do Equador. Caso a turma já tenha trabalhado com medidas de comprimento, compare a circunferência do globo com a circunferência do planeta Terra, apresentada no texto. Após a leitura, peça que as crianças identifiquem os números que estão escritos por extenso. Depois, reúna os alunos em grupos de quatro ou cinco e peça para eles escreverem em uma folha de papel a hipótese de como esses números devem ser representados, utilizando algarismos. Explique que depois cada grupo deverá escrever no Q.V.L. como registraram seus números, bem como sua decomposição e composição.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu a partir da leitura individual do texto?
  • Após a leitura em grupo, você conseguiu compreendê-lo melhor?
  • Quais informações é possível retirar do texto?
  • Quais números você consegue identificar no texto? O que eles indicam?
  • Quais números estão escritos por extenso? Como você os escreveria, utilizando algarismos?

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos dos números e representá-los no Q.V.L.

Material complementar:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Os alunos retomarão a hipótese de registro dos números que realizaram na etapa anterior de resolução da atividade para, agora, escrevê-los no Quadro de Valor de Lugar. Peça que eles observem os números que escreveram no quadro, quantos algarismos cada número tem, a posição de cada algarismos e as diferenças e semelhanças entre eles. Há a possibilidade de os grupos sentirem dificuldade sobre a maneira como irão decompor um número que possua o zero como algarismo. É importante que você intervenha, levando o aluno a entender que o algarismo zero possui valor posicional também zero, independente da ordem na qual ele esteja localizado, pois ele está ali para preencher a ordem vazia.

Utilize o guia de intervenções para refletir sobre as possíveis dificuldades ou os possíveis erros que as crianças podem apresentar ao tentar resolver a situação problema e quais intervenções o professor pode estabelecer para a promoção da aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês representaram os números destacados no texto?
  • Explique o caminho traçado pelo grupo para chegar à conclusão de como os números são representados por algarismos.
  • Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo?
  • Quantos algarismos possui o número? Quais são eles?
  • Como vocês realizaram a decomposição desse número?
  • Qual o valor posicional de cada algarismo?
  • De que forma saber o valor posicional de cada algarismo facilita no momento de decompor ou compor um número?
  • Houve alguma dificuldade no momento de compor os números?
  • Há algum algarismo que não necessitaria ser incluído na composição do número? Explique.
  • Há outras formas de apresentar a composição do número? Explique.

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos dos números e representá-los no Q.V.L.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 e 7)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Orientações: Peça que cada grupo explique como chegou a conclusão da forma como se representa cada número. Essa é a oportunidade de verificar as dificuldades que as crianças ainda possuem sobre o Sistema de Numeração Decimal e sua representação.Eles devem explicar como os membros realizaram a decomposição e a composição dos números, explicando todo o processo até chegar à conclusão e atribuindo um valor posicional a cada algarismo. Se desejar, aproveite os números propostos para essa atividade por grupos fictícios e compare esses números com aqueles apresentados por eles, as diferenças e semelhanças. É importante abrir uma discussão e permitir a participação de todos os alunos. Depois, o professor deve questionar qual teria sido o caminho trilhado por cada grupo apresentado no slide para eles chegarem a tal conclusão. Para facilitar a compreensão dos alunos recomenda-se a utilização do Q.V.L como recurso. O professor pode desenhar o Quadro na lousa, trazê-lo em uma cartolina ou, até mesmo, confeccionar um menor para cada grupo com cartões com os algarismos para preenchê-lo. Os alunos devem utilizar o Quadro de Valor de Lugar para posicionar os algarismos em suas determinadas ordens e, assim, serem capazes de representar os números apresentados no texto convencionalmente. O professor deve esclarecer que cada número escrito pelos grupo há um raciocínio lógico, mesmo estando com a resposta errada. Essa é uma excelente oportunidade para que o professor possa conscientizar os alunos sobre a importância do erro e de como ele é fundamental para o processo de aprendizagem. Sem erro não há aprendizagem. Além disso, é a partir do erro que é possível observar que caminho o aluno está traçando, quais as suas dificuldades e quais as intervenções necessárias que o professor precisa realizar para que a criança alcance os objetivos esperados. Valorizar o erro é um papel do professor e a turma precisa sentir-se à vontade para apresentar seus erros, com naturalidade. Após essa reflexão e discussão sobre os resultados apresentados, vamos verificar qual grupo conseguiu responder acertadamente a todos os números, a partir do valor posicional de cada algarismo.

É importante que as crianças concluam até o fim dessa etapa da resolução da atividade que o grupo 1 escreveu os números aglutinando os valores posicionais dos algarismos que os compõem, com exceção dos algarismos da dezena e da unidade do número quarenta mil e setenta cinco, que foram representados da forma convencional. Os grupos 2, 3 e 4 escreveram o número quarenta mil corretamente. Porém, no grupo 2 os outros números foram escritos acrescentando-se o 75, no segundo número, e o 8, no terceiro, ao final do 40 000. Provavelmente, esse raciocínio surgiu da leitura convencional do número, que primeiro lê-se quarenta mil para, em seguida, lermos 75 ou 8, em cada caso. O grupo 3 confundiu-se quanto à posição dos algarismos no número, posicionando, no segundo número, o algarismo 7 na centena e o algarismo 5 na dezena e para completar o quinto algarismo do número locou o zero na unidade. No terceiro número, posicionou o algarismo 8 na centena e, também para fechar os cinco algarismos, escreveu um zero na ordem da dezena e outro na ordem das unidades. No último grupo, os números foram escritos da forma convencional, atentando-se para a organização dos algarismos em suas devidas ordens.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria os resultados aos quais o grupo 1 chegou? Qual o raciocínio que eles utilizaram?
  • De que forma você explicaria para o grupo 1 como corrigir os erros encontrados? Não deixe de valorizar o raciocínio que utilizaram para alcançar a resposta apresentada.
  • O grupo 2 acertou algum número? Houve algum equívoco nesse grupo? Qual(is)? Como você explicaria o raciocínio que os membros do grupo realizaram para escrever o número com os algarismos dispostos da forma como estão?
  • De que forma você explicaria para o grupo 2 como corrigir os erros encontrados? Não deixe de valorizar o raciocínio que utilizaram para alcançar a resposta apresentada.
  • O grupo 3 equivocou-se no segundo e terceiro número. Como você explicaria o raciocínio deles para encontrar os resultados apresentados?
  • De que forma você corrigiria os erros do terceiro grupo, valorizando o caminho percorrido por eles até chegarem ali?
  • Como você escreveria por extenso os números apresentados pelo terceiro grupo? O que isso indica com relação à posição que os algarismos encontram-se em um número?
  • Existe algum erro nas respostas apresentadas pelo grupo 4?
  • Como você explicaria o raciocínio estabelecido pelo grupo para alcançar as respostas apresentadas?
  • Quais os valores posicionais de cada algarismo?
  • Como a identificação dos valores posicionais de cada algarismo pode ajudar na representação de um número?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 e 7)

Orientações: Durante essa etapa da resolução da atividade, peça que a turma observe as soluções fictícias apresentadas no slide e compare com as soluções que os grupos de sala de aula apresentaram, verificando as semelhanças e diferenças e refletindo sobre o raciocínio, tanto dos grupos do slide como dos da sala, que foi desenvolvido para chegarem à resolução. O Q.V.L ainda deve ser utilizado nessa etapa da resolução, para que as crianças identifiquem o valor posicional de cada algarismo e será um recurso bastante útil, caso algum aluno ainda sinta dificuldade no momento da decomposição. Mais uma vez, apresentar o erro como parte importante do processo de aprendizagem. Nesse momento, não é suficiente verificar os grupos que erraram ou os que acertaram, mas, de fato, evidenciar todo o raciocínio elaborado por cada grupo e construindo a aprendizagem através das trocas entre os alunos. Por isso, é importante favorecer a participação de todos os alunos e a interação deles entre si, trocando ideias e propondo os caminhos possíveis para chegar à resolução da atividade.

É esperado que as crianças percebam que o grupo 1 realizou a decomposição corretamente, porém, sem atribuir os valores posicionais ao algarismo zero, já que ele é elemento neutro da adição. Essa ação não invalida a resposta. O grupo 2 respondeu a atividade sem atribuir valor posicional ao algarismo da dezena de milhar em todos os números e agrupando a dezena e a unidade no número 40 075. O grupo 3, assim como o grupo 1, realizou corretamente a decomposição, porém, nesse caso, atribuindo valor posicional ao algarismo zero, que é zero. Por fim, o grupo 4 simplesmente somou todos os algarismos dos números, não atribuindo valor posicional a eles, portanto, sem realizar a decomposição.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças que são possíveis encontrar entre as decomposições apresentadas pelos grupos em sala de aula e as decomposições do slide?
  • Quais as maiores dificuldades que vocês enfrentaram para efetuar a decomposição dos números?
  • O grupo 1 realizou a decomposição corretamente? Como você explicaria o raciocínio elaborado pelo grupo para chegar a esse resultado?
  • Por que, no grupo 1, a decomposição do número 40 000 é o próprio número?
  • O grupo 2 realizou a decomposição corretamente? Como você explicaria o raciocínio que levou o grupo a esse resultado?
  • Quais as diferenças entre a resposta do grupo 1 e do grupo 3? E quais as semelhanças? Você considera que somente uma das duas respostas está certa? Por quê?
  • Como os membros do grupo 4 realizaram a decomposição dos números? Como você ajudaria os membros do grupo a corrigir suas respostas?
  • Qual a importância dos erros para a compreensão dessa atividade?

Propósito: Nortear a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Respostas possíveis:

Quarenta mil: 40 000 + 0 + 0 + 0 + 0 = 40 000

Quarenta mil e setenta e cinco: 40 000 + 0 + 0 + 70 + 5 = 40 075

Quarenta mil e oito: 40 000 + 0 + 0 + 0 + 8 = 40 008

Ou

Quarenta mil: 40 000 = 40 000

Quarenta mil e setenta e cinco: 40 000 + 70 + 5 = 40 075

Quarenta mil e oito: 40 000 + 8 = 40 008

Encerramento select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
  • Propósito: Resumir a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem observar os valores escritos por extenso e representar a escrita numérica preenchendo o Q.V.L. com algarismos. A proposta é que eles identifiquem primeiramente o valor posicional dos números descritos para que possam realizar o registro numérico, atentando-se para o fato de que algumas ordens possuem valor posicional igual a zero. As crianças, então, devem realizar seus registros individualmente. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação dos números do Sistema de Numeração Decimal, baseado no valor posicional de cada algarismo.

Discuta com a turma:

  • Quais os valores posicionais de cada algarismo do primeiro número escrito por extenso?
  • Que algarismo representa as unidades do terceiro número? Como você chegou a essa conclusão?
  • Em que ordem estará representado o algarismo cinco no último número? E o algarismo um? Qual será o algarismo que estará representado nas outras ordens desse número?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora: Cíntia Diógenes

    Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

    Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

    Especialista de área: Luciana Tenuta



    Habilidade da BNCC

    (EF04MA02) - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.



    Objetivos específicos

    • Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no Q.V.L.;
    • Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente;
    • Decompor e compor números naturais.

    Conceito-chave

    Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais. Composição e decomposição de números naturais de até cinco ordens.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Quadro Valor de Lugar (Q.V.L);
    • Giz colorido;
    • Projetor ( opcional).



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Apresente a situação problema para a turma, projetando o slide ou escrevendo o conteúdo no quadro. Peça que os alunos pensem como registrariam a decomposição desses números, ou em outras palavras, como esses números são formados. A atividade propõe que as crianças façam a relação dos números dos cartões coloridos com os respectivos valores posicionais de seus algarismos presentes na tabela. Dê alguns minutos para que todos possam pensar individualmente. Então convide alguns alunos para socializarem as respostas com toda a turma, explicitando seu raciocínio. Peça que registrem no quadro a forma de decomposição de cada um dos três números, enquanto explicam. Depois forneça giz colorido para que eles pintem o quadro com as cores respectivas de seus valores relativos.

51 493= 50 000 + 1 000 + 400 + 90 + 3

15 732= 10 000 + 5 000 + 700 + 30 + 2

93 241= 90 000 + 3 000+ 200 + 40 + 1

Discuta com a turma:

  • O algarismo da ordem das dezenas é aumentado em quantas vezes para se encontrar seu valor posicional?
  • E o algarismo da ordem das centenas?
  • Partindo desse raciocínio, em quantas vezes o algarismo da ordem das unidades de milhar precisa ser aumentado para se chegar ao seu valor posicional?
  • E o algarismo da dezena de milhar?
  • No número 51 493, quais são os valores posicionais de seus algarismo?
  • Quais os valores posicionais dos algarismos do número 15 732? E dos algarismos do número 93 241?

Propósito: Compor e decompor números naturais a partir dos valores posicionais dos seus algarismos.

Resposta esperada:

Pintados de azul: 50 000, 1 000, 400, 90 e 3.

Pintados de verde: 10 000, 5 000, 700, 30 e 2.

Pintados de amarelo: 90 000, 3 000, 200, 40 e 1.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientações: Peça que as crianças leiam individual e silenciosamente o texto do slide e, em seguida, leia junto com a turma em voz alta. Se não for possível projetar o slide, entregue para cada aluno uma cópia do texto. Caso deseje aprofundar no conteúdo do texto, há a possibilidade de o professor lê-lo na íntegra para o aluno (o link para o texto pode ser encontrado no material complementar para o professor deste plano de aula). Leve um globo terrestre e explique, a título de curiosidade, o que representa a circunferência da Terra. Basta levar uma fita métrica e circundar o globo, a partir da linha do Equador. Caso a turma já tenha trabalhado com medidas de comprimento, compare a circunferência do globo com a circunferência do planeta Terra, apresentada no texto. Após a leitura, peça que as crianças identifiquem os números que estão escritos por extenso. Depois, reúna os alunos em grupos de quatro ou cinco e peça para eles escreverem em uma folha de papel a hipótese de como esses números devem ser representados, utilizando algarismos. Explique que depois cada grupo deverá escrever no Q.V.L. como registraram seus números, bem como sua decomposição e composição.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu a partir da leitura individual do texto?
  • Após a leitura em grupo, você conseguiu compreendê-lo melhor?
  • Quais informações é possível retirar do texto?
  • Quais números você consegue identificar no texto? O que eles indicam?
  • Quais números estão escritos por extenso? Como você os escreveria, utilizando algarismos?

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos dos números e representá-los no Q.V.L.

Material complementar:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Os alunos retomarão a hipótese de registro dos números que realizaram na etapa anterior de resolução da atividade para, agora, escrevê-los no Quadro de Valor de Lugar. Peça que eles observem os números que escreveram no quadro, quantos algarismos cada número tem, a posição de cada algarismos e as diferenças e semelhanças entre eles. Há a possibilidade de os grupos sentirem dificuldade sobre a maneira como irão decompor um número que possua o zero como algarismo. É importante que você intervenha, levando o aluno a entender que o algarismo zero possui valor posicional também zero, independente da ordem na qual ele esteja localizado, pois ele está ali para preencher a ordem vazia.

Utilize o guia de intervenções para refletir sobre as possíveis dificuldades ou os possíveis erros que as crianças podem apresentar ao tentar resolver a situação problema e quais intervenções o professor pode estabelecer para a promoção da aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês representaram os números destacados no texto?
  • Explique o caminho traçado pelo grupo para chegar à conclusão de como os números são representados por algarismos.
  • Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo?
  • Quantos algarismos possui o número? Quais são eles?
  • Como vocês realizaram a decomposição desse número?
  • Qual o valor posicional de cada algarismo?
  • De que forma saber o valor posicional de cada algarismo facilita no momento de decompor ou compor um número?
  • Houve alguma dificuldade no momento de compor os números?
  • Há algum algarismo que não necessitaria ser incluído na composição do número? Explique.
  • Há outras formas de apresentar a composição do número? Explique.

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos dos números e representá-los no Q.V.L.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 e 7)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Orientações: Peça que cada grupo explique como chegou a conclusão da forma como se representa cada número. Essa é a oportunidade de verificar as dificuldades que as crianças ainda possuem sobre o Sistema de Numeração Decimal e sua representação.Eles devem explicar como os membros realizaram a decomposição e a composição dos números, explicando todo o processo até chegar à conclusão e atribuindo um valor posicional a cada algarismo. Se desejar, aproveite os números propostos para essa atividade por grupos fictícios e compare esses números com aqueles apresentados por eles, as diferenças e semelhanças. É importante abrir uma discussão e permitir a participação de todos os alunos. Depois, o professor deve questionar qual teria sido o caminho trilhado por cada grupo apresentado no slide para eles chegarem a tal conclusão. Para facilitar a compreensão dos alunos recomenda-se a utilização do Q.V.L como recurso. O professor pode desenhar o Quadro na lousa, trazê-lo em uma cartolina ou, até mesmo, confeccionar um menor para cada grupo com cartões com os algarismos para preenchê-lo. Os alunos devem utilizar o Quadro de Valor de Lugar para posicionar os algarismos em suas determinadas ordens e, assim, serem capazes de representar os números apresentados no texto convencionalmente. O professor deve esclarecer que cada número escrito pelos grupo há um raciocínio lógico, mesmo estando com a resposta errada. Essa é uma excelente oportunidade para que o professor possa conscientizar os alunos sobre a importância do erro e de como ele é fundamental para o processo de aprendizagem. Sem erro não há aprendizagem. Além disso, é a partir do erro que é possível observar que caminho o aluno está traçando, quais as suas dificuldades e quais as intervenções necessárias que o professor precisa realizar para que a criança alcance os objetivos esperados. Valorizar o erro é um papel do professor e a turma precisa sentir-se à vontade para apresentar seus erros, com naturalidade. Após essa reflexão e discussão sobre os resultados apresentados, vamos verificar qual grupo conseguiu responder acertadamente a todos os números, a partir do valor posicional de cada algarismo.

É importante que as crianças concluam até o fim dessa etapa da resolução da atividade que o grupo 1 escreveu os números aglutinando os valores posicionais dos algarismos que os compõem, com exceção dos algarismos da dezena e da unidade do número quarenta mil e setenta cinco, que foram representados da forma convencional. Os grupos 2, 3 e 4 escreveram o número quarenta mil corretamente. Porém, no grupo 2 os outros números foram escritos acrescentando-se o 75, no segundo número, e o 8, no terceiro, ao final do 40 000. Provavelmente, esse raciocínio surgiu da leitura convencional do número, que primeiro lê-se quarenta mil para, em seguida, lermos 75 ou 8, em cada caso. O grupo 3 confundiu-se quanto à posição dos algarismos no número, posicionando, no segundo número, o algarismo 7 na centena e o algarismo 5 na dezena e para completar o quinto algarismo do número locou o zero na unidade. No terceiro número, posicionou o algarismo 8 na centena e, também para fechar os cinco algarismos, escreveu um zero na ordem da dezena e outro na ordem das unidades. No último grupo, os números foram escritos da forma convencional, atentando-se para a organização dos algarismos em suas devidas ordens.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria os resultados aos quais o grupo 1 chegou? Qual o raciocínio que eles utilizaram?
  • De que forma você explicaria para o grupo 1 como corrigir os erros encontrados? Não deixe de valorizar o raciocínio que utilizaram para alcançar a resposta apresentada.
  • O grupo 2 acertou algum número? Houve algum equívoco nesse grupo? Qual(is)? Como você explicaria o raciocínio que os membros do grupo realizaram para escrever o número com os algarismos dispostos da forma como estão?
  • De que forma você explicaria para o grupo 2 como corrigir os erros encontrados? Não deixe de valorizar o raciocínio que utilizaram para alcançar a resposta apresentada.
  • O grupo 3 equivocou-se no segundo e terceiro número. Como você explicaria o raciocínio deles para encontrar os resultados apresentados?
  • De que forma você corrigiria os erros do terceiro grupo, valorizando o caminho percorrido por eles até chegarem ali?
  • Como você escreveria por extenso os números apresentados pelo terceiro grupo? O que isso indica com relação à posição que os algarismos encontram-se em um número?
  • Existe algum erro nas respostas apresentadas pelo grupo 4?
  • Como você explicaria o raciocínio estabelecido pelo grupo para alcançar as respostas apresentadas?
  • Quais os valores posicionais de cada algarismo?
  • Como a identificação dos valores posicionais de cada algarismo pode ajudar na representação de um número?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 e 7)

Orientações: Durante essa etapa da resolução da atividade, peça que a turma observe as soluções fictícias apresentadas no slide e compare com as soluções que os grupos de sala de aula apresentaram, verificando as semelhanças e diferenças e refletindo sobre o raciocínio, tanto dos grupos do slide como dos da sala, que foi desenvolvido para chegarem à resolução. O Q.V.L ainda deve ser utilizado nessa etapa da resolução, para que as crianças identifiquem o valor posicional de cada algarismo e será um recurso bastante útil, caso algum aluno ainda sinta dificuldade no momento da decomposição. Mais uma vez, apresentar o erro como parte importante do processo de aprendizagem. Nesse momento, não é suficiente verificar os grupos que erraram ou os que acertaram, mas, de fato, evidenciar todo o raciocínio elaborado por cada grupo e construindo a aprendizagem através das trocas entre os alunos. Por isso, é importante favorecer a participação de todos os alunos e a interação deles entre si, trocando ideias e propondo os caminhos possíveis para chegar à resolução da atividade.

É esperado que as crianças percebam que o grupo 1 realizou a decomposição corretamente, porém, sem atribuir os valores posicionais ao algarismo zero, já que ele é elemento neutro da adição. Essa ação não invalida a resposta. O grupo 2 respondeu a atividade sem atribuir valor posicional ao algarismo da dezena de milhar em todos os números e agrupando a dezena e a unidade no número 40 075. O grupo 3, assim como o grupo 1, realizou corretamente a decomposição, porém, nesse caso, atribuindo valor posicional ao algarismo zero, que é zero. Por fim, o grupo 4 simplesmente somou todos os algarismos dos números, não atribuindo valor posicional a eles, portanto, sem realizar a decomposição.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças que são possíveis encontrar entre as decomposições apresentadas pelos grupos em sala de aula e as decomposições do slide?
  • Quais as maiores dificuldades que vocês enfrentaram para efetuar a decomposição dos números?
  • O grupo 1 realizou a decomposição corretamente? Como você explicaria o raciocínio elaborado pelo grupo para chegar a esse resultado?
  • Por que, no grupo 1, a decomposição do número 40 000 é o próprio número?
  • O grupo 2 realizou a decomposição corretamente? Como você explicaria o raciocínio que levou o grupo a esse resultado?
  • Quais as diferenças entre a resposta do grupo 1 e do grupo 3? E quais as semelhanças? Você considera que somente uma das duas respostas está certa? Por quê?
  • Como os membros do grupo 4 realizaram a decomposição dos números? Como você ajudaria os membros do grupo a corrigir suas respostas?
  • Qual a importância dos erros para a compreensão dessa atividade?

Propósito: Nortear a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Respostas possíveis:

Quarenta mil: 40 000 + 0 + 0 + 0 + 0 = 40 000

Quarenta mil e setenta e cinco: 40 000 + 0 + 0 + 70 + 5 = 40 075

Quarenta mil e oito: 40 000 + 0 + 0 + 0 + 8 = 40 008

Ou

Quarenta mil: 40 000 = 40 000

Quarenta mil e setenta e cinco: 40 000 + 70 + 5 = 40 075

Quarenta mil e oito: 40 000 + 8 = 40 008

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
  • Propósito: Resumir a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem observar os valores escritos por extenso e representar a escrita numérica preenchendo o Q.V.L. com algarismos. A proposta é que eles identifiquem primeiramente o valor posicional dos números descritos para que possam realizar o registro numérico, atentando-se para o fato de que algumas ordens possuem valor posicional igual a zero. As crianças, então, devem realizar seus registros individualmente. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação dos números do Sistema de Numeração Decimal, baseado no valor posicional de cada algarismo.

Discuta com a turma:

  • Quais os valores posicionais de cada algarismo do primeiro número escrito por extenso?
  • Que algarismo representa as unidades do terceiro número? Como você chegou a essa conclusão?
  • Em que ordem estará representado o algarismo cinco no último número? E o algarismo um? Qual será o algarismo que estará representado nas outras ordens desse número?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

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