GEO_602UND01 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes paisagens ao redor do mundo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ser trabalhadas em outras aulas.
Esta habilidade tem como principal objetivo fazer com que o aluno compreenda que as paisagens não são únicas e alteram ao redor do mundo ou mesmo dentro do próprio município e essas alterações são feitas pela sociedade que ali habita.
Materiais necessários: folha de sulfite (uma por dupla), lápis de cor.
As imagens mostradas nos slides estão nos links (caso a escola não possua datashow e seja necessário a impressão):
1 -https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg
3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Juba_(Sud%C3%A3o_do_Sul)#/media/File:Juba_Sudan_aerial_view.jpg
4 - https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro#/media/File:Marina_da_Gl%C3%B3ria_1.jpg
6 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Seattle#/media/File:Seattle_from_Kerry_Park_(1).jpg
As imagens que devem ser impressas para a Ação propositiva estão no link abaixo:
Para você saber mais:
- Confira as 10 melhores do cidade do mundo para se viver e investir, com imagens e pequenos trechos que as retratam: https://www.terra.com.br/economia/infograficos/10-melhores-cidades/index.htm?numero=7
- Trabalhe a ideia das diferentes paisagens encontradas pelo mundo e as possíveis razões para essas contradições.
Contextos prévios: para a realização deste plano, os alunos devem ter um conhecimento prévio sobre o conceito de paisagem, de elementos naturais e culturais que formam a paisagem e as alterações que as paisagens sofrem. É necessário que os alunos se organizem em duplas após 10 minutos de aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana. Para essa aula é necessário o uso de datashow ou em caso da falta do equipamento, impressão das imagens.
Para você saber mais:
- Reflita rapidamente com os alunos a ideia de percepção, que é uma ideia subjetiva, particular. Exemplo: o que pode ser bonito para um aluno, pode ser feio para outro. É importante trabalhar essas diferenças, respeitando-as.
- Para auxiliar na discussão, é recomendado o artigo “Percepção da Paisagem: conceituação, observação, descrição, vivência” - Lucy Marion Calderini Philadelpho Machado, disponível no link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47176/1/u1_d22_v9_t03.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: As imagens mostradas são de três países bem diferentes e com modos de vida diferentes: a primeira se refere à cidade de Sydney na Austrália, a segunda se refere à Deli na Índia e a terceira à capital do Sudão do Sul. Trabalhe as imagens com os alunos, procurando discutir as principais diferenças que eles observam entre os três países e levante algumas possíveis explicações para essas diferenças: a ideia é que os eles consigam identificar que Sydney apresenta ponte, prédios altos e iluminados, parece ser uma cidade organizada, limpa e desenvolvida. Já na Índia, é possível que os alunos enxerguem uma cidade bem parecida com algumas cidades brasileiras, com pouca infraestrutura, poucos prédios (e os que são vistos são mal acabados), construções com tijolos à vista, sem pintura, pouca organização nas ruas (pessoas e carros dividindo o mesmo espaço), ambulantes trabalhando no meio da rua. Na última imagem, a turma poderá perceber ruas sem asfalto, uma cidade com pouquíssima infraestrutura, muita área verde (o que falta nas outras imagens), pouco desenvolvimento, poucos carros. Espera-se que consigam perceber que se trata de três países completamente diferentes em termos de planejamento, infraestrutura e desenvolvimento. Se houver datashow na escola, projete as imagens.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg (acesso em 03 de novembro de 2018)
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência.
Contextualização
Orientações: As imagens mostradas são de três países bem diferentes e com modos de vida diferentes: a primeira se refere à cidade de Sydney na Austrália, a segunda se refere à Deli na Índia e a terceira à capital do Sudão do Sul. Trabalhe as imagens com os alunos, procurando discutir as principais diferenças que eles observam entre os três países e levante algumas possíveis explicações para essas diferenças: a ideia é que os eles consigam identificar que Sydney apresenta ponte, prédios altos e iluminados, parece ser uma cidade organizada, limpa e desenvolvida. Já na Índia, é possível que os alunos enxerguem uma cidade bem parecida com algumas cidades brasileiras, com pouca infraestrutura, poucos prédios (e os que são vistos são mal acabados), construções com tijolos à vista, sem pintura, pouca organização nas ruas (pessoas e carros dividindo o mesmo espaço), ambulantes trabalhando no meio da rua. Na última imagem, a turma poderá perceber ruas sem asfalto, uma cidade com pouquíssima infraestrutura, muita área verde (o que falta nas outras imagens), pouco desenvolvimento, poucos carros. Espera-se que consigam perceber que se trata de três países completamente diferentes em termos de planejamento, infraestrutura e desenvolvimento. Se houver datashow na escola, projete as imagens.
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência.
Contextualização
Orientações: As imagens mostradas são de três países bem diferentes e com modos de vida diferentes: a primeira se refere à cidade de Sydney na Austrália, a segunda se refere à Deli na Índia e a terceira à capital do Sudão do Sul. Trabalhe as imagens com os alunos, procurando discutir as principais diferenças que eles observam entre os três países e levante algumas possíveis explicações para essas diferenças: a ideia é que os eles consigam identificar que Sydney apresenta ponte, prédios altos e iluminados, parece ser uma cidade organizada, limpa e desenvolvida. Já na Índia, é possível que os alunos enxerguem uma cidade bem parecida com algumas cidades brasileiras, com pouca infraestrutura, poucos prédios (e os que são vistos são mal acabados), construções com tijolos à vista, sem pintura, pouca organização nas ruas (pessoas e carros dividindo o mesmo espaço), ambulantes trabalhando no meio da rua. Na última imagem, a turma poderá perceber ruas sem asfalto, uma cidade com pouquíssima infraestrutura, muita área verde (o que falta nas outras imagens), pouco desenvolvimento, poucos carros. Espera-se que consigam perceber que se trata de três países completamente diferentes em termos de planejamento, infraestrutura e desenvolvimento. Se houver datashow na escola, projete as imagens.
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência.
Contextualização
Orientações: As imagens mostram áreas urbanas e áreas rurais do Brasil e do mundo. Primeiramente, trabalhe com os alunos as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Depois, neste momento, converse com a sala a respeito das áreas urbanas, é importante ressaltar que essas possuem características bem diferentes das áreas rurais: nas imagens 4 e 5 é possível observar que as áreas urbanas possuem mais asfalto, mais prédios, menos áreas verdes, já as paisagens rurais possuem mais áreas verdes, poucas construções e é possível observar mais a natureza. Quando for discutir as áreas urbanas brasileiras em relação às do mundo (imagens 4 e 6) é importante ressaltar o planejamento, infraestrutura, altura dos prédios e tipos de prédios, além da tecnologia. Em relação às áreas rurais do Brasil e do mundo é importante ressaltar que no Brasil o campo tem menos tecnologia, não há construções tão grandes e há mais contato com a natureza. Se houver datashow na escola, projete as imagens.
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência. (No caso das áreas urbanas brasileiras o mesmo pode ser aplicado)
Contextualização
Orientações: As imagens mostram áreas urbanas e áreas rurais do Brasil e do mundo. Primeiramente, trabalhe com os alunos as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Depois, discuta com eles quais as diferenças entre as áreas rurais e urbanas brasileiras em relação às do mundo. Professor, neste momento, converse com a sala a respeito das áreas urbanas, é importante ressaltar que essas possuem características bem diferentes das áreas rurais: nas imagens 4 e 5 é possível observar que as áreas urbanas possuem mais asfalto, mais prédios, menos áreas verdes, já as paisagens rurais possuem mais áreas verdes, poucas construções e é possível observar mais a natureza. Quando for discutir as áreas urbanas brasileiras em relação às do mundo (imagens 4 e 6) é importante ressaltar o planejamento, infraestrutura, altura dos prédios e tipos de prédios, além da tecnologia. Em relação às áreas rurais do Brasil e do mundo é importante ressaltar que no Brasil o campo tem menos tecnologia, não há construções tão grandes e há mais contato com a natureza.
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência. (No caso das áreas urbanas brasileiras o mesmo pode ser aplicado)
Contextualização
Orientações: As imagens mostram áreas urbanas e áreas rurais do Brasil e do mundo. Primeiramente, trabalhe com os alunos as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Depois, discuta com eles quais as diferenças entre as áreas rurais e urbanas brasileiras em relação às do mundo. Professor, neste momento, converse com a sala a respeito das áreas urbanas, é importante ressaltar que essas possuem características bem diferentes das áreas rurais: nas imagens 4 e 5 é possível observar que as áreas urbanas possuem mais asfalto, mais prédios, menos áreas verdes, já as paisagens rurais possuem mais áreas verdes, poucas construções e é possível observar mais a natureza. Quando for discutir as áreas urbanas brasileiras em relação às do mundo (imagens 4 e 6) é importante ressaltar o planejamento, infraestrutura, altura dos prédios e tipos de prédios, além da tecnologia. Em relação às áreas rurais do Brasil e do mundo é importante ressaltar que no Brasil o campo tem menos tecnologia, não há construções tão grandes e há mais contato com a natureza.
Como adequar à sua realidade: se houver datashow na escola, projete as imagens. Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência (No caso das áreas urbanas brasileiras o mesmo pode ser aplicado)
Contextualização
Orientações: As imagens mostram áreas urbanas e áreas rurais do Brasil e do mundo. Primeiramente, trabalhe com os alunos as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Depois, discuta com eles quais as diferenças entre as áreas rurais e urbanas brasileiras em relação às do mundo. Professor, neste momento, converse com a sala a respeito das áreas urbanas, é importante ressaltar que essas possuem características bem diferentes das áreas rurais: nas imagens 4 e 5 é possível observar que as áreas urbanas possuem mais asfalto, mais prédios, menos áreas verdes, já as paisagens rurais possuem mais áreas verdes, poucas construções e é possível observar mais a natureza. Quando for discutir as áreas urbanas brasileiras em relação às do mundo (imagens 4 e 6) é importante ressaltar o planejamento, infraestrutura, altura dos prédios e tipos de prédios, além da tecnologia. Em relação às áreas rurais do Brasil e do mundo é importante ressaltar que no Brasil o campo tem menos tecnologia, não há construções tão grandes e há mais contato com a natureza.
Como adequar à sua realidade: Caso algum aluno já tenho ido para alguns dos países citados, é interessante que ele compartilhe alguma fala sobre sua experiência. (No caso das áreas urbanas brasileiras o mesmo pode ser aplicado)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com base nas imagens mostradas aos alunos, peça para que eles se reúnam em duplas.
Cada dupla deverá responder as perguntas propostas no slide (as perguntas podem ser projetadas ou escritas no quadro). Se necessário, permita que os alunos revejam as imagens (impressas ou projetadas)
Caso seja necessário imprimir as imagens, os links são:
1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg
3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Juba_(Sud%C3%A3o_do_Sul)#/media/File:Juba_Sudan_aerial_view.jpg
4 - https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro#/media/File:Marina_da_Gl%C3%B3ria_1.jpg
6 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Seattle#/media/File:Seattle_from_Kerry_Park_(1).jpg
Converse com a turma a respeito das imagens, mostre para eles a importância do planejamento e da infraestrutura para as cidades. Procure questioná-los a razão de alguns países terem paisagens mais tecnológicas do que outros. As imagens podem ficar projetadas ou impressas, mas devem ficar disponíveis aos alunos para esta etapa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Mantenha a sala com as mesmas duplas formadas anteriormente. Neste momento, você deverá entregar uma imagem e uma folha de sulfite para cada aluno, que seguirão os seguintes passos:
- cada um receberá uma imagem diferente. Nenhum aluno pode ver a imagem do outro.
- em duplas, cada um terá 5 minutos para descrever a imagem e o outro aluno desenhará ao mesmo tempo. Depois, eles trocam de função, o aluno que desenhou deverá descrever a imagem que recebeu para que o outro desenhe. O desenho deve ser colorido, de preferência.
- após os dois desenharem, eles deverão comparar os desenhos feitos com as imagens reais e discutir as principais diferenças e semelhanças.
- qual a percepção que cada um teve da imagem descrita? Explique aos alunos que a paisagem pode ser algo subjetivo, cada pessoa dá um enfoque pessoal para o que vê. No momento da comparação, eles poderão perceber que o colega observou com mais atenção algo que para o outro não era tão “importante”.
Para que a turma tenha um direcionamento, peça para que, no momento da descrição, se atentem a alguns detalhes como:
- é uma área urbana ou rural?
- como são as construções desses lugares?
- a paisagem tem mais elementos naturais ou culturais?
- é um lugar tecnológico?
- é possível observar planejamento e organização?
- há muitas ou poucas pessoas nas ruas?
- a paisagem é moderna?
Caso não seja possível cópias coloridas das imagens, não é necessário lápis de cor. Peça para os alunos atentem-se a outros aspectos como quantidade de prédios e casas, por exemplo.
Materiais complementares:
As imagens que devem ser trabalhadas estão neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6GU6jCtArhaRrEtd8ahZpnXJGK4ythjbwgu8FEJDywDSgj5ejEr3eyW5JUt/geo-602und01-acao-propositiva-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Neste momento, peça para os alunos se organizarem em círculo e discuta com todos a pergunta “O que torna as paisagens do mundo diferentes?”. Peça para que lembrando de todos os conceitos trabalhados em aula que respondam a pergunta. Espera-se que os alunos identifiquem que as paisagens se modificam de acordo com as ações humanas e que quanto mais o homem age, mais a paisagem se torna diferente e a maneira como se comporta também altera a paisagem, visto as paisagens urbanas e rurais.
Além do mais, é possível que a turma ressalte as diferenças encontradas entre as paisagens mais bem planejadas, com melhor infraestrutura e mais organização e paisagens que não possuem tanta organização e planejamento. Enquanto a sala discute, anote no quadro os principais pontos levantados, para que no final os alunos possam enxergar a conclusão da turma a respeito da discussão feita. Caso não tenha como projetar, escreva as perguntas no quadro
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_02UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem diferentes paisagens ao redor do mundo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Nesta etapa fique atento, pois existe uma sequencia de imagens que devem ser encaminhadas aos estudantes.
As imagens mostradas são de três países bem diferentes e com modos de vida diferentes: a primeira se refere à cidade de Sydney na Austrália, a segunda se refere à Deli na Índia e a terceira à capital do Sudão do Sul. Trabalhe as imagens com os alunos, procurando discutir as principais diferenças que eles observam entre os três países e levante algumas possíveis explicações para essas diferenças: a ideia é que os eles consigam identificar que Sydney apresenta ponte, prédios altos e iluminados, parece ser uma cidade organizada, limpa e desenvolvida. Já na Índia, é possível que os alunos enxerguem uma cidade bem parecida com algumas cidades brasileiras, com pouca infraestrutura, poucos prédios (e os que são vistos são mal acabados), construções com tijolos à vista, sem pintura, pouca organização nas ruas (pessoas e carros dividindo o mesmo espaço), ambulantes trabalhando no meio da rua. Na última imagem, a turma poderá perceber ruas sem asfalto, uma cidade com pouquíssima infraestrutura, muita área verde (o que falta nas outras imagens), pouco desenvolvimento, poucos carros. Espera-se que consigam perceber que se trata de três países completamente diferentes em termos de planejamento, infraestrutura e desenvolvimento.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e peça que respondam as perguntas propostas no slide.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Neste momento, você deverá enviar imagens e solicitar que usem uma folha de sulfite para cada aluno, que deverão seguir os seguintes passos:
- Cada um receberá uma imagem diferente.
- Cada aluno deverá descrever a imagem e desenhar, deverão comparar os desenhos feitos com as imagens reais e discutir as principais diferenças e semelhanças.
Explique aos alunos que a paisagem pode ser algo subjetivo, cada pessoa dá um enfoque pessoal para o que vê. No momento da comparação, eles poderão perceber que o colega observou com mais atenção algo que para o outro não era tão “importante”.
Para que a turma tenha um direcionamento, peça para que, no momento da descrição, se atentem a alguns detalhes como:
- é uma área urbana ou rural?
- como são as construções desses lugares?
- a paisagem tem mais elementos naturais ou culturais?
- é um lugar tecnológico?
- é possível observar planejamento e organização?
- há muitas ou poucas pessoas nas ruas?
- a paisagem é moderna?
Materiais complementares:
As imagens que devem ser trabalhadas estão neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6GU6jCtArhaRrEtd8ahZpnXJGK4ythjbwgu8FEJDywDSgj5ejEr3eyW5JUt/geo-602und01-acao-propositiva-imagens.pdf. Acesso em 30/06/2020
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Discuta com todos a pergunta “O que torna as paisagens do mundo diferentes?”. Peça para que lembrando de todos os conceitos trabalhados em aula que respondam à pergunta. Espera-se que os alunos identifiquem que as paisagens se modificam de acordo com as ações humanas e que quanto mais o homem age, mais a paisagem se torna diferente e a maneira como se comporta também altera a paisagem, visto as paisagens urbanas e rurais. As repostas devem ser encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Envie a sugestão dos textos que seguem abaixo aos estudantes:
Confira as 10 melhores do cidade do mundo para se viver e investir, com imagens e pequenos trechos que as retratam: https://www.terra.com.br/economia/infograficos/10-melhores-cidades/index.htm?numero=7. Acesso em 30/06/2020
Trabalhe a ideia das diferentes paisagens encontradas pelo mundo e as possíveis razões para essas contradições
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar diferentes paisagens ao redor do mundo
Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
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