16333
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diferentes paisagens ao redor do mundo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificar diferentes paisagens ao redor do mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_02UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem diferentes paisagens ao redor do mundo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Nesta etapa fique atento, pois existe uma sequencia de imagens que devem ser encaminhadas aos estudantes.

As imagens mostradas são de três países bem diferentes e com modos de vida diferentes: a primeira se refere à cidade de Sydney na Austrália, a segunda se refere à Deli na Índia e a terceira à capital do Sudão do Sul. Trabalhe as imagens com os alunos, procurando discutir as principais diferenças que eles observam entre os três países e levante algumas possíveis explicações para essas diferenças: a ideia é que os eles consigam identificar que Sydney apresenta ponte, prédios altos e iluminados, parece ser uma cidade organizada, limpa e desenvolvida. Já na Índia, é possível que os alunos enxerguem uma cidade bem parecida com algumas cidades brasileiras, com pouca infraestrutura, poucos prédios (e os que são vistos são mal acabados), construções com tijolos à vista, sem pintura, pouca organização nas ruas (pessoas e carros dividindo o mesmo espaço), ambulantes trabalhando no meio da rua. Na última imagem, a turma poderá perceber ruas sem asfalto, uma cidade com pouquíssima infraestrutura, muita área verde (o que falta nas outras imagens), pouco desenvolvimento, poucos carros. Espera-se que consigam perceber que se trata de três países completamente diferentes em termos de planejamento, infraestrutura e desenvolvimento.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e peça que respondam as perguntas propostas no slide.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Neste momento, você deverá enviar imagens e solicitar que usem uma folha de sulfite para cada aluno, que deverão seguir os seguintes passos:

     - Cada um receberá uma imagem diferente.

     - Cada aluno deverá descrever a imagem e desenhar, deverão comparar os desenhos feitos com as imagens reais e discutir as principais diferenças e semelhanças.

Explique aos alunos que a paisagem pode ser algo subjetivo, cada pessoa dá um enfoque pessoal para o que vê. No momento da comparação, eles poderão perceber que o colega observou com mais atenção algo que para o outro não era tão “importante”.

Para que a turma tenha um direcionamento, peça para que, no momento da descrição, se atentem a alguns detalhes como:
     - é uma área urbana ou rural?
     - como são as construções desses lugares?
     - a paisagem tem mais elementos naturais ou culturais?
     - é um lugar tecnológico?
     - é possível observar planejamento e organização?
     - há muitas ou poucas pessoas nas ruas?
     - a paisagem é moderna?

Materiais complementares:
As imagens que devem ser trabalhadas estão neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6GU6jCtArhaRrEtd8ahZpnXJGK4ythjbwgu8FEJDywDSgj5ejEr3eyW5JUt/geo-602und01-acao-propositiva-imagens.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Discuta com todos a pergunta “O que torna as paisagens do mundo diferentes?”. Peça para que lembrando de todos os conceitos trabalhados em aula que respondam à pergunta. Espera-se que os alunos identifiquem que as paisagens se modificam de acordo com as ações humanas e que quanto mais o homem age, mais a paisagem se torna diferente e a maneira como se comporta também altera a paisagem, visto as paisagens urbanas e rurais. As repostas devem ser encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias

Envie a sugestão dos textos que seguem abaixo aos estudantes:

Confira as 10 melhores do cidade do mundo para se viver e investir, com imagens e pequenos trechos que as retratam: https://www.terra.com.br/economia/infograficos/10-melhores-cidades/index.htm?numero=7. Acesso em 30/06/2020

Trabalhe a ideia das diferentes paisagens encontradas pelo mundo e as possíveis razões para essas contradições

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_02UND01

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas