16313
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Funções urbanas das cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer as diferentes funções das cidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp; e-mail e Word.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos as imagens previstas na contextualização do plano original.

Contextualização
Comente com os alunos que, além das características comuns às cidades, há características que as diferem e as classificam a partir do que chamamos suas funções.
Peça que os alunos:
     1. Pesquisem no dicionário o significado da palavra função, e questione-os sobre como isso pode ser atribuído às cidades;
     2. Identifiquem nas imagens anteriormente encaminhadas elementos correspondentes à função, por exemplo: o mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de Salvador como turística e histórica.

Problematização
Encaminhe aos alunos a reportagem mencionada no slide do plano original, disponível aqui, por e-mail ou WhatsApp (se for uma aula assincrônica), ou apresente a manchete aos alunos e faça a problematização conforme o plano original.

Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Ela é uma adaptação da proposta do plano original.
 Os alunos farão a atividade individualmente, podendo ou não ter ajuda de um familiar.
A ideia é que registrem as funções urbanas de três cidades:
     1. a cidade onde vivem;
     2. outra cidade qualquer, de sua escolha, da mesma região do Brasil onde vivem;
     3. outra cidade qualquer, de sua escolha, de qualquer outra região do Brasil.

O registro deve ser realizado em uma tabela, como no exemplo abaixo:

Para a construção da tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Para identificarem as funções das cidades, há dois sites que tratam da temática, indicados no plano original e disponíveis aquiaqui.

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a sala toda as cidades pesquisadas pela turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
     - Turismo em Cena: Cidades Históricas - disponível aqui;
     - Ouro Preto e as Cidades Históricas (MG) - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - 5 destinos religiosos mais badalados do Brasil - disponível aqui;
     - Os 10 principais portos do Brasil - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_03UND02

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas