16313
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Funções urbanas das cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer as diferentes funções das cidades

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente. Caso o professor desejar, ele pode encadear as aula de maneira que os planos se completem.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens ou peça, antecipadamente, que o estudantes levem imagens sobre o tema da aula.

Livros didáticos poderão servir como fonte de consulta.

Jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais, sobre o tema central da aula, também devem ser disponibilizados.

Quadro e marcadores para quadro (ou giz).

Cadernos, lápis, canetas etc. e outros materiais para registro dos estudantes.

Material complementar:

Atividade de sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rj5M5r2Gn5tu3MjVBG9gXwwSeM5Xws9dRktfnB4fyH9cCZN2JZQJfk6k4Skx/geo5-3und02-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem. Dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.

As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:

  • Cidades Comerciais
  • Cidades Industriais
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Históricas
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Turísticas

Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.

É essencial que ao trabalhar a temática da aula, vá apresentando as várias funções urbanas e inferindo a principal característica de cada uma delas. Os sites são uma fonte de pesquisa, embora deva utilizar também o material didático da Disciplina Geografia.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Orientações:

Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.

A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula. Caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas, Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa.

Peça que os estudantes identifiquem as características das imagens gradativamente, tentando dizer qual é o conteúdo principal de cada imagem, como forma de chegar às várias FUNÇÕES DAS CIDADES.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Informe aos estudantes que não serão apresentadas imagens para cada função urbana, a fim de facilitar a análise sobre o tema.

Como adequar à sua realidade:

Utilize imagens de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)

Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).

A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:

  • Cidades Turísticas
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Históricas
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Industriais
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Comerciais

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)

Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).

A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:

  • Cidades Turísticas
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Históricas
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Industriais
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Comerciais

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente a manchete da reportagem para os estudantes e, se possível, leia trechos importantes sobre o acontecimento. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a análise do texto lido, buscando conversar sobre o papel de um Centro de Convenções em uma cidade. No presente exemplo, a falta de um grande espaço para a realização de eventos diversos, impactou negativamente a economia local.

Apresente a questão da PROBLEMATIZAÇÃO para a turma, instigando a reflexão sobre a mesma.

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Aproveite para destacar a potencialidade turística e histórica de Salvador, conforme mostrada através de imagem anterior, reforçando, portanto, as principais FUNÇÕES URBANAS da citada Cidade.

Assegure a ampliação do conceito de FUNÇÃO URBANA a partir de novas informações trazidas por você, bem como cite as várias funções existentes, ressaltando que elas podem coexistir.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje e seja possível, pode buscar uma reportagem que se adeque à sua realidade, lembrando do tema central “Funções Urbanas”.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.

Solicite que as duplas dialoguem sobre as potencialidades da cidade em que vivem.

Vá registrando no quadro as respostas dos estudantes.

Faça com os estudantes um mural com a(s) FUNÇÃO(ÕES) URBANA(S) da cidade, utilizando imagens ou desenhos para ilustrar as potencialidades.

O mural deve ficar exposto na sala de aula.

Como adequar à sua realidade:

Caso não tenha acesso aos recursos mencionados, pode levar algumas imagens e pedir que os estudantes também o façam. Desenhos também podem ser utilizados na ilustração da atividade.

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Imprima a Atividade da Ação Propositiva e distribua uma ficha para cada dupla:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rj5M5r2Gn5tu3MjVBG9gXwwSeM5Xws9dRktfnB4fyH9cCZN2JZQJfk6k4Skx/geo5-3und02-sistematizacao-atividade.pdf

Explique que embora as duplas tenham recebido uma ficha para o desenvolvimento da atividade, todos os estudantes farão coletivamente a síntese sobre o tema.

Solicite que os estudantes falem sobre a correspondência entre as FUNÇÕES URBANAS e algumas de suas CARACTERÍSTICAS.

Acompanhe o trabalho desenvolvido pelos estudantes, ajudando-os quando necessário.

Se não for possível fazer a impressão, solicite que a atividade sejam feitas no caderno.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente. Caso o professor desejar, ele pode encadear as aula de maneira que os planos se completem.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens ou peça, antecipadamente, que o estudantes levem imagens sobre o tema da aula.

Livros didáticos poderão servir como fonte de consulta.

Jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais, sobre o tema central da aula, também devem ser disponibilizados.

Quadro e marcadores para quadro (ou giz).

Cadernos, lápis, canetas etc. e outros materiais para registro dos estudantes.

Material complementar:

Atividade de sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rj5M5r2Gn5tu3MjVBG9gXwwSeM5Xws9dRktfnB4fyH9cCZN2JZQJfk6k4Skx/geo5-3und02-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem. Dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.

As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:

  • Cidades Comerciais
  • Cidades Industriais
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Históricas
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Turísticas

Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.

É essencial que ao trabalhar a temática da aula, vá apresentando as várias funções urbanas e inferindo a principal característica de cada uma delas. Os sites são uma fonte de pesquisa, embora deva utilizar também o material didático da Disciplina Geografia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Orientações:

Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.

A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula. Caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas, Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa.

Peça que os estudantes identifiquem as características das imagens gradativamente, tentando dizer qual é o conteúdo principal de cada imagem, como forma de chegar às várias FUNÇÕES DAS CIDADES.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Informe aos estudantes que não serão apresentadas imagens para cada função urbana, a fim de facilitar a análise sobre o tema.

Como adequar à sua realidade:

Utilize imagens de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)

Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).

A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:

  • Cidades Turísticas
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Históricas
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Industriais
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Comerciais

Slide Plano Aula

Orientações:

Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)

Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).

A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:

  • Cidades Turísticas
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Históricas
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Industriais
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Comerciais
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente a manchete da reportagem para os estudantes e, se possível, leia trechos importantes sobre o acontecimento. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a análise do texto lido, buscando conversar sobre o papel de um Centro de Convenções em uma cidade. No presente exemplo, a falta de um grande espaço para a realização de eventos diversos, impactou negativamente a economia local.

Apresente a questão da PROBLEMATIZAÇÃO para a turma, instigando a reflexão sobre a mesma.

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Aproveite para destacar a potencialidade turística e histórica de Salvador, conforme mostrada através de imagem anterior, reforçando, portanto, as principais FUNÇÕES URBANAS da citada Cidade.

Assegure a ampliação do conceito de FUNÇÃO URBANA a partir de novas informações trazidas por você, bem como cite as várias funções existentes, ressaltando que elas podem coexistir.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje e seja possível, pode buscar uma reportagem que se adeque à sua realidade, lembrando do tema central “Funções Urbanas”.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.

Solicite que as duplas dialoguem sobre as potencialidades da cidade em que vivem.

Vá registrando no quadro as respostas dos estudantes.

Faça com os estudantes um mural com a(s) FUNÇÃO(ÕES) URBANA(S) da cidade, utilizando imagens ou desenhos para ilustrar as potencialidades.

O mural deve ficar exposto na sala de aula.

Como adequar à sua realidade:

Caso não tenha acesso aos recursos mencionados, pode levar algumas imagens e pedir que os estudantes também o façam. Desenhos também podem ser utilizados na ilustração da atividade.

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.

Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.

Imprima a Atividade da Ação Propositiva e distribua uma ficha para cada dupla:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rj5M5r2Gn5tu3MjVBG9gXwwSeM5Xws9dRktfnB4fyH9cCZN2JZQJfk6k4Skx/geo5-3und02-sistematizacao-atividade.pdf

Explique que embora as duplas tenham recebido uma ficha para o desenvolvimento da atividade, todos os estudantes farão coletivamente a síntese sobre o tema.

Solicite que os estudantes falem sobre a correspondência entre as FUNÇÕES URBANAS e algumas de suas CARACTERÍSTICAS.

Acompanhe o trabalho desenvolvido pelos estudantes, ajudando-os quando necessário.

Se não for possível fazer a impressão, solicite que a atividade sejam feitas no caderno.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano