GEO5-3UND02 - Sistematização - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Funções urbanas das cidades
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.
As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente. Caso o professor desejar, ele pode encadear as aula de maneira que os planos se completem.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens ou peça, antecipadamente, que o estudantes levem imagens sobre o tema da aula.
Livros didáticos poderão servir como fonte de consulta.
Jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais, sobre o tema central da aula, também devem ser disponibilizados.
Quadro e marcadores para quadro (ou giz).
Cadernos, lápis, canetas etc. e outros materiais para registro dos estudantes.
Material complementar:
Atividade de sistematização:
Para você saber mais:
Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem. Dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.
As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:
- Cidades Comerciais
- Cidades Industriais
- Cidades Administrativas
- Cidades Portuárias
- Cidades Históricas
- Cidades Universitárias
- Cidades Religiosas
- Cidades Turísticas
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
É essencial que ao trabalhar a temática da aula, vá apresentando as várias funções urbanas e inferindo a principal característica de cada uma delas. Os sites são uma fonte de pesquisa, embora deva utilizar também o material didático da Disciplina Geografia.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.
A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula. Caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas, Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa.
Peça que os estudantes identifiquem as características das imagens gradativamente, tentando dizer qual é o conteúdo principal de cada imagem, como forma de chegar às várias FUNÇÕES DAS CIDADES.
As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.
Informe aos estudantes que não serão apresentadas imagens para cada função urbana, a fim de facilitar a análise sobre o tema.
Como adequar à sua realidade:
Utilize imagens de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).
Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).
Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)
Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).
A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.
As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.
Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.
Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:
- Cidades Turísticas
- Cidades Administrativas
- Cidades Históricas
- Cidades Religiosas
- Cidades Industriais
- Cidades Portuárias
- Cidades Universitárias
- Cidades Comerciais
Contextualização
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema As cidades e suas funções a partir da apresentação de imagens de cidades com funções específicas (Exemplo: Função Administrativa, Portuária, Turística, Religiosa, etc).
Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (As cidades apresentadas possuem características marcantes e bem específicas, vamos observar e enumerar tais características?)
Ajude aos alunos na leitura das imagens, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizam as Funções apresentadas (Ex. O mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de SALVADOR como TURÍSTICA e HISTÓRICA; a Praça dos três Poderes em Brasília, que apresenta o seu aspecto POLÍTICO e ADMINISTRATIVO (e político); o navio e o porto presentes na Cidade de Santos, caracterizando-a como cidade PORTUÁRIA e TURÍSTICA; e o padrão das construções existentes na cidade de Ouro Preto, o que demonstra sua função TURÍSTICA e HISTÓRICA).
A partir dos conhecimentos prévios deles vá fazendo novas construções, chegando às várias funções urbanas e aos aspectos destas.
As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.
Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.
Ressalte para a turma que embora uma Função possa se destacar em uma determinada cidade, outras funções podem coexistir.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
As cidades podem ser classificadas de acordo com várias função(ões), sendo que, nesta aula, serão trabalhadas as seguintes funções:
- Cidades Turísticas
- Cidades Administrativas
- Cidades Históricas
- Cidades Religiosas
- Cidades Industriais
- Cidades Portuárias
- Cidades Universitárias
- Cidades Comerciais
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Apresente a manchete da reportagem para os estudantes e, se possível, leia trechos importantes sobre o acontecimento. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
Instigue a turma para a análise do texto lido, buscando conversar sobre o papel de um Centro de Convenções em uma cidade. No presente exemplo, a falta de um grande espaço para a realização de eventos diversos, impactou negativamente a economia local.
Apresente a questão da PROBLEMATIZAÇÃO para a turma, instigando a reflexão sobre a mesma.
Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.
Aproveite para destacar a potencialidade turística e histórica de Salvador, conforme mostrada através de imagem anterior, reforçando, portanto, as principais FUNÇÕES URBANAS da citada Cidade.
Assegure a ampliação do conceito de FUNÇÃO URBANA a partir de novas informações trazidas por você, bem como cite as várias funções existentes, ressaltando que elas podem coexistir.
Como adequar à sua realidade:
Caso deseje e seja possível, pode buscar uma reportagem que se adeque à sua realidade, lembrando do tema central “Funções Urbanas”.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.
Solicite que as duplas dialoguem sobre as potencialidades da cidade em que vivem.
Vá registrando no quadro as respostas dos estudantes.
Faça com os estudantes um mural com a(s) FUNÇÃO(ÕES) URBANA(S) da cidade, utilizando imagens ou desenhos para ilustrar as potencialidades.
O mural deve ficar exposto na sala de aula.
Como adequar à sua realidade:
Caso não tenha acesso aos recursos mencionados, pode levar algumas imagens e pedir que os estudantes também o façam. Desenhos também podem ser utilizados na ilustração da atividade.
Para você saber mais:
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Peça que os estudantes mantenham as duplas de trabalho.
Relembre, ainda que brevemente, a principal característica de cada função urbana como forma de garantir que os estudantes tenham uma compreensão sobre a temática da aula e tenham condições de participar das discussões e desenvolver a atividade proposta.
Imprima a Atividade da Ação Propositiva e distribua uma ficha para cada dupla:
Explique que embora as duplas tenham recebido uma ficha para o desenvolvimento da atividade, todos os estudantes farão coletivamente a síntese sobre o tema.
Solicite que os estudantes falem sobre a correspondência entre as FUNÇÕES URBANAS e algumas de suas CARACTERÍSTICAS.
Acompanhe o trabalho desenvolvido pelos estudantes, ajudando-os quando necessário.
Se não for possível fazer a impressão, solicite que a atividade sejam feitas no caderno.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/funcao-das-cidades.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp; e-mail e Word.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos as imagens previstas na contextualização do plano original.
Contextualização
Comente com os alunos que, além das características comuns às cidades, há características que as diferem e as classificam a partir do que chamamos suas funções.
Peça que os alunos:
1. Pesquisem no dicionário o significado da palavra função, e questione-os sobre como isso pode ser atribuído às cidades;
2. Identifiquem nas imagens anteriormente encaminhadas elementos correspondentes à função, por exemplo: o mar, o mercado de artesanato e o Elevador Lacerda, elementos que destacam a cidade de Salvador como turística e histórica.
Problematização
Encaminhe aos alunos a reportagem mencionada no slide do plano original, disponível aqui, por e-mail ou WhatsApp (se for uma aula assincrônica), ou apresente a manchete aos alunos e faça a problematização conforme o plano original.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Ela é uma adaptação da proposta do plano original.
Os alunos farão a atividade individualmente, podendo ou não ter ajuda de um familiar.
A ideia é que registrem as funções urbanas de três cidades:
1. a cidade onde vivem;
2. outra cidade qualquer, de sua escolha, da mesma região do Brasil onde vivem;
3. outra cidade qualquer, de sua escolha, de qualquer outra região do Brasil.
O registro deve ser realizado em uma tabela, como no exemplo abaixo:
Para a construção da tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Para identificarem as funções das cidades, há dois sites que tratam da temática, indicados no plano original e disponíveis aqui e aqui.
Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a sala toda as cidades pesquisadas pela turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- Turismo em Cena: Cidades Históricas - disponível aqui;
- Ouro Preto e as Cidades Históricas (MG) - disponível aqui.
Leiam juntos:
- 5 destinos religiosos mais badalados do Brasil - disponível aqui;
- Os 10 principais portos do Brasil - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer as diferentes funções das cidades.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA