16260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - As regiões polares e suas potencialidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 8°ano do Fundamental sobre Caracterizar as regiões polares e refletir sobre a importância ambiental da Antártida para o planeta.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão da tabela indicada no slide 9 para que os alunos realizem a proposta apresentada. Caso não seja possível, reproduzi-la no quadro e solicitar aos alunos que transcrevam em seus cadernos. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Atividade - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Para você saber mais:

Fonte: MIGUENS, Altineu Pires. Navegação: A Ciência e a Arte. Vol.3 Navegação Eletrônica e em Condições Especiais. Diretoria de Hidrografia e Navegação, Rio de Janeiro, 2000. pp 1541-1547, disponível em: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/mat_outros/cap41_dhn_navegacao_polar.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida, o colossal continente branco, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/antartida-colossal-continente-branco/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Bem-vindo ao Ártico, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/bem-vindo-ao-artico/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Massas de ar, de Thiago Azeredo, disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos como as regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. Ressalte que todo lugar tem sua relevância, em diversos contextos, e com as regiões polares não é diferente. Neste momento, comente sobre as características morfoclimáticas dessas regiões e sua relação com os demais climas existentes no planeta. Exponha, também, a necessidade de preservação dessas áreas, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: As regiões polares são pouco conhecidas e sua importância ambiental não costuma ser amplamente discutida. Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a Antártida e o Ártico.

Durante o período de contextualização, ressalte que as regiões polares possuem as temperaturas mais baixas do planeta (até -90ºC na Antártida; e até -70ºC no Ártico) devido à incidência dos raios solares nestas áreas, com ventos de até 300 km/h e que, por isso, a vegetação não é diversificada: caracterizadas pelo domínio morfoclimático da tundra, o Ártico e a Antártida possuem vegetação composta predominantemente por líquens, musgos e arbustos dispersos (no Ártico). Explique que isso ocorre não só por causa das baixas temperaturas e velocidade dos ventos, mas também porque a água nestas regiões se encontra, principalmente, em estado sólido, impossibilitando o desenvolvimento de uma vegetação abundante e diversificada, com árvores de grande porte, por exemplo. Comente, também, que as regiões polares são caracterizadas por uma fauna bastante peculiar, composta, principalmente, por urso-polar, baleia-branca, narval, foca e gaivota-marfim, no Ártico; e pinguim, baleia-azul, foca, leão-marinho e krill (crustáceo que se assemelha ao camarão), na Antártida.

Em seguida, questione se os alunos acreditam que haja uma relação destas regiões com as demais áreas do planeta. Nos próximos slides serão apresentadas imagens da Antártida e do Ártico.

Materiais complementares

Mapa mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Materiais complementares

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Imagem Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Materiais complementares

Imagem Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Imagem Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que dará início à atividade proposta a seguir. Levante questionamentos como “Por que as regiões polares foram esquecidas na Semana de Preservação do Meio Ambiente?” “Por que nessas regiões as populações são em números reduzidos ou sequer possuem população fixa?” “Por que as regiões polares são pouco conhecidas?”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta, bem como a atividade propositiva, podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Oriente os alunos a fazerem anotações, em seus cadernos, sobre as conclusões que chegaram acerca da importância ambiental e influência das regiões polares no planeta. Neste momento, questione os alunos quanto às influências das massas de ar polares no Brasil, sobretudo na região em que se encontram. Enquanto os alunos realizam as atividades propostas, certifique-se de que estão realizando todas as etapas e peça para que pensem a respeito das frentes frias que chegam ao nosso país. Faça questionamentos como “Existe relação entre as frentes frias que chegam ao Brasil e as regiões polares?”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.

Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.

Material complementar

Tabela para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.

Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão da tabela indicada no slide 9 para que os alunos realizem a proposta apresentada. Caso não seja possível, reproduzi-la no quadro e solicitar aos alunos que transcrevam em seus cadernos. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Atividade - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Para você saber mais:

Fonte: MIGUENS, Altineu Pires. Navegação: A Ciência e a Arte. Vol.3 Navegação Eletrônica e em Condições Especiais. Diretoria de Hidrografia e Navegação, Rio de Janeiro, 2000. pp 1541-1547, disponível em: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/mat_outros/cap41_dhn_navegacao_polar.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida, o colossal continente branco, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/antartida-colossal-continente-branco/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Bem-vindo ao Ártico, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/bem-vindo-ao-artico/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Massas de ar, de Thiago Azeredo, disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos como as regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. Ressalte que todo lugar tem sua relevância, em diversos contextos, e com as regiões polares não é diferente. Neste momento, comente sobre as características morfoclimáticas dessas regiões e sua relação com os demais climas existentes no planeta. Exponha, também, a necessidade de preservação dessas áreas, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: As regiões polares são pouco conhecidas e sua importância ambiental não costuma ser amplamente discutida. Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a Antártida e o Ártico.

Durante o período de contextualização, ressalte que as regiões polares possuem as temperaturas mais baixas do planeta (até -90ºC na Antártida; e até -70ºC no Ártico) devido à incidência dos raios solares nestas áreas, com ventos de até 300 km/h e que, por isso, a vegetação não é diversificada: caracterizadas pelo domínio morfoclimático da tundra, o Ártico e a Antártida possuem vegetação composta predominantemente por líquens, musgos e arbustos dispersos (no Ártico). Explique que isso ocorre não só por causa das baixas temperaturas e velocidade dos ventos, mas também porque a água nestas regiões se encontra, principalmente, em estado sólido, impossibilitando o desenvolvimento de uma vegetação abundante e diversificada, com árvores de grande porte, por exemplo. Comente, também, que as regiões polares são caracterizadas por uma fauna bastante peculiar, composta, principalmente, por urso-polar, baleia-branca, narval, foca e gaivota-marfim, no Ártico; e pinguim, baleia-azul, foca, leão-marinho e krill (crustáceo que se assemelha ao camarão), na Antártida.

Em seguida, questione se os alunos acreditam que haja uma relação destas regiões com as demais áreas do planeta. Nos próximos slides serão apresentadas imagens da Antártida e do Ártico.

Materiais complementares

Mapa mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Materiais complementares

Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Imagem Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Materiais complementares

Imagem Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Imagem Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.

Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que dará início à atividade proposta a seguir. Levante questionamentos como “Por que as regiões polares foram esquecidas na Semana de Preservação do Meio Ambiente?” “Por que nessas regiões as populações são em números reduzidos ou sequer possuem população fixa?” “Por que as regiões polares são pouco conhecidas?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de 4 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta, bem como a atividade propositiva, podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Oriente os alunos a fazerem anotações, em seus cadernos, sobre as conclusões que chegaram acerca da importância ambiental e influência das regiões polares no planeta. Neste momento, questione os alunos quanto às influências das massas de ar polares no Brasil, sobretudo na região em que se encontram. Enquanto os alunos realizam as atividades propostas, certifique-se de que estão realizando todas as etapas e peça para que pensem a respeito das frentes frias que chegam ao nosso país. Faça questionamentos como “Existe relação entre as frentes frias que chegam ao Brasil e as regiões polares?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.

Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.

Material complementar

Tabela para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.

Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano