GEO8_21UND01 - Contextualização - Antártida - slide 4
Plano de Aula
Plano de aula: As regiões polares e suas potencialidades
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Providenciar impressão da tabela indicada no slide 9 para que os alunos realizem a proposta apresentada. Caso não seja possível, reproduzi-la no quadro e solicitar aos alunos que transcrevam em seus cadernos. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Atividade - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf
Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf
Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf
Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf
Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf
Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf
Para você saber mais:
Fonte: MIGUENS, Altineu Pires. Navegação: A Ciência e a Arte. Vol.3 Navegação Eletrônica e em Condições Especiais. Diretoria de Hidrografia e Navegação, Rio de Janeiro, 2000. pp 1541-1547, disponível em: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/mat_outros/cap41_dhn_navegacao_polar.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Antártida, o colossal continente branco, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/antartida-colossal-continente-branco/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Bem-vindo ao Ártico, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/bem-vindo-ao-artico/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Massas de ar, de Thiago Azeredo, disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html Acesso em: 17 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, comente com os alunos como as regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. Ressalte que todo lugar tem sua relevância, em diversos contextos, e com as regiões polares não é diferente. Neste momento, comente sobre as características morfoclimáticas dessas regiões e sua relação com os demais climas existentes no planeta. Exponha, também, a necessidade de preservação dessas áreas, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: As regiões polares são pouco conhecidas e sua importância ambiental não costuma ser amplamente discutida. Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a Antártida e o Ártico.
Durante o período de contextualização, ressalte que as regiões polares possuem as temperaturas mais baixas do planeta (até -90ºC na Antártida; e até -70ºC no Ártico) devido à incidência dos raios solares nestas áreas, com ventos de até 300 km/h e que, por isso, a vegetação não é diversificada: caracterizadas pelo domínio morfoclimático da tundra, o Ártico e a Antártida possuem vegetação composta predominantemente por líquens, musgos e arbustos dispersos (no Ártico). Explique que isso ocorre não só por causa das baixas temperaturas e velocidade dos ventos, mas também porque a água nestas regiões se encontra, principalmente, em estado sólido, impossibilitando o desenvolvimento de uma vegetação abundante e diversificada, com árvores de grande porte, por exemplo. Comente, também, que as regiões polares são caracterizadas por uma fauna bastante peculiar, composta, principalmente, por urso-polar, baleia-branca, narval, foca e gaivota-marfim, no Ártico; e pinguim, baleia-azul, foca, leão-marinho e krill (crustáceo que se assemelha ao camarão), na Antártida.
Em seguida, questione se os alunos acreditam que haja uma relação destas regiões com as demais áreas do planeta. Nos próximos slides serão apresentadas imagens da Antártida e do Ártico.
Materiais complementares
Contextualização
Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.
Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.
Materiais complementares
Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf
Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf
Imagem Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf
Contextualização
Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.
Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.
Contextualização
Orientações: No decorrer dos slides 4, 5 e 6, serão apresentadas imagens do continente Antártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.
Após este momento, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e, por conseguinte, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.
Contextualização
Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.
Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.
Materiais complementares
Imagem Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf
Imagem Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf
Contextualização
Orientações: No decorrer dos slides 7 e 8, serão apresentadas imagens do Ártico. Concomitantemente à sua exibição, seja por meio de projetor ou impressão das imagens, apresente as principais características das regiões polares.
Após este momento, levante as potencialidades destas regiões, que podem ser trabalhadas a partir das referências apresentadas no item “Para saber mais”.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente a situação hipotética que dará início à atividade proposta a seguir. Levante questionamentos como “Por que as regiões polares foram esquecidas na Semana de Preservação do Meio Ambiente?” “Por que nessas regiões as populações são em números reduzidos ou sequer possuem população fixa?” “Por que as regiões polares são pouco conhecidas?”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta, bem como a atividade propositiva, podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Oriente os alunos a fazerem anotações, em seus cadernos, sobre as conclusões que chegaram acerca da importância ambiental e influência das regiões polares no planeta. Neste momento, questione os alunos quanto às influências das massas de ar polares no Brasil, sobretudo na região em que se encontram. Enquanto os alunos realizam as atividades propostas, certifique-se de que estão realizando todas as etapas e peça para que pensem a respeito das frentes frias que chegam ao nosso país. Faça questionamentos como “Existe relação entre as frentes frias que chegam ao Brasil e as regiões polares?”
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.
Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.
Material complementar
Tabela para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf
Sistematização
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos na confecção da tabela proposta (que poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro). Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça para que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões.
Caso haja necessidade, auxilie a turma na confecção da tabela e certifique-se de que estão refletindo e fazendo anotações sobre as potencialidades do Ártico e Antártico.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom; WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é caracterizar as regiões polares e refletir sobre a importância ambiental da Antártida para o planeta. Comente que regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. A aula será organizada de maneira síncrona, usando o Google Meet ou outro aplicativo semelhante. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. Outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
No dia e hora marcados, compartilhe com a turma os arquivos desta etapa. As regiões polares são pouco conhecidas e sua importância ambiental não costuma ser amplamente discutida. Projete o mapa-múndi disponível aqui e apresente a Antártida e o Ártico. Em seguida, questione se os alunos acreditam que há uma relação dessas regiões com as demais áreas do planeta. Agora, apresente imagens da Antártida e do Ártico, disponíveis aqui, aqui, aqui e aqui. Apresente as principais características das regiões polares. Depois, questione os alunos quanto ao seu conhecimento prévio sobre as regiões polares e levante as potencialidades dessas regiões. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Apresente a situação hipotética que dará início à atividade proposta a seguir: "Na Semana da Preservação do Meio Ambiente, realizada na Escola Nova, notou-se que regiões polares não foram contempladas. A professora, então, pediu que os alunos do 8º ano refletissem sobre a importância das regiões polares". Faça questionamentos como: “Por que as regiões polares foram esquecidas na Semana de Preservação do Meio Ambiente?”; “Por que nessas regiões as populações têm números reduzidos ou sequer há população fixa?”; “Por que as regiões polares são pouco conhecidas?”. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Sugira que criem grupos pelo próprio Google Meet ou WhatsApp. Em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles: preencher a tabela disponível aqui com as principais características de cada região polar e, em seguida, discutir acerca de sua importância ambiental e influência no planeta. Oriente os alunos a fazerem anotações em seus cadernos sobre as conclusões a que chegaram acerca da importância ambiental e da influência das regiões polares no planeta. Nesse momento, questione os alunos quanto às influências das massas de ar polares no Brasil, sobretudo na região em que se encontram. Enquanto os alunos realizam as atividades propostas, certifique-se de que estão realizando todas as etapas e peça que pensem a respeito das frentes frias que chegam ao nosso país. Faça questionamentos como: “Existe relação entre as frentes frias que chegam ao Brasil e as regiões polares?”. Tempo estimado: 45 minutos.
Sistematização
Agora é hora de os grupos apresentarem suas tabelas para toda a turma. Estipule um tempo para cada grupo. Posteriormente, questione se as regiões polares possuem características comuns e peça que cada um dos grupos levante as conclusões a que chegaram quanto à importância ambiental dessas regiões. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o Brasil na Antártica. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Caracterizar as regiões polares e refletir sobre a importância ambiental da Antártida para o planeta.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
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