16253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Povo Catalão: política no esporte

Plano de aula de Geografia com atividades para 9°ano do Fundamental sobre Relacionar as questões de luta pela igualdade por direitos socioterritoriais com a cultura de massa

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade refere-se identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A análise dessas manifestações a partir da cultura de massa, no caso o futebol, proporciona uma aproximação dos alunos com a temática. Para isso, serão utilizadas manchetes de vários noticiários abordando o impacto do referendo de independência da Catalunha durante o jogo do Barcelona, no dia 01/10/2017.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha sulfite (almaço ou folha de caderno destacada) para Ação Propositiva. Os alunos devem ter acesso ao Mapa Político da Europa e da Espanha para a contextualização da aula. Caso não seja possível a utilização dos mapas selecionados, separe com antecedência alguns exemplares de Atlas Escolares ou utilize para a Contextualização um Mapa-Múndi Político.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Imagens para a Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Imagens para a Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nX4MGhvRtWqVyeAPdf5h6CVaCW46KYwnn4n43BsMVhCc9HqbF3q4tnkbDC4R/geo09-03und01-imagens-da-sistematizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQufQDerFAfGc37eBZqpjTQUwbdjUpaKMecZVysxqSmnTNWekgPMtjPtbmA9/geo09-03und01-grafico-de-pizza-1-pie.pdf

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Link para os mapas:

Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

Para compreensão do termo “minoria”, associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Caso queira ter acesso na íntegra a reportagem que ilustra o impacto global do Camp Nou vazio, acesse o link: https://www.fcbarcelona.com.br/clube/noticias/2017-2018/camp-nou-vazio-com-impacto-global. Acesso em: 09 de novembro de 2018

Para entender mais como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã, acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/2265/como-o-time-de-futebol-fc-barcelona-se-relaciona-com-a-cultura-catala. Acesso em: 09 de novembro de 2018

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de minorias étnicas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer uma minoria étnica específica, o povo catalão. Irão conhecer onde esse povo está localizado e como suas manifestações culturais estão presentes no futebol.

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas e que tenham conhecimento prévio do significado de minoria étnica. Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se conhecem o povo catalão. Caso a resposta seja afirmativa, pergunte: o que sabem sobre esse povo? Como, por exemplo, a localização, língua, costumes, cultura, etc.

Pergunte ainda se eles sabem que o povo catalão é considerado um minoria étnica. Neste momento, retome brevemente o que é significado de minoria étnica, ressaltando que o termo está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade.

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.

Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.

Link para os mapas:

Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.

Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.

Link para os mapas:

“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Para finalizar, projete ou apresente impresso aos alunos a bandeira da Catalunha e a imagem de protesto, com os dizeres: “Somos uma nação”. Nesse momento, destaque que os principais motivos pelos quais o povo catalão pede independência estão relacionados ao fato de defenderem uma identidade própria, diferente do restante do país, como o idioma oficial adotado, o catalão. Além disso, os argumentos separatistas têm cunho histórico, com a Sucessão Espanhola (1702-1714), no qual o território passou a fazer parte do Estado espanhol. Atualmente, os argumentos utilizados são também de cunho econômico, pelo fato de defenderem que a região paga mais impostos do que recebe em benefícios. Portanto, os dizeres “Somos uma nação” reforçam a identidade própria e o desejo de independência.

Link para os mapas:

“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Para esta etapa, apresente ou realize oralmente o questionamento sobre a importância que o FC Barcelona tem para o povo catalão, e as manifestações constantes desse povo durante os jogos, como demonstra a imagem apresentada, na qual é possível identificar a bandeira da Catalunha.

Links para impressão das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Logo após, apresente ou realize oralmente os questionamentos:

Quais foram os motivos que levaram o estádio Camp Nou a ficar vazio durante a partida contra Las Palmas, no dia 01/10/2017?

Foi uma questão apenas esportiva? Ou vai além do caráter futebolístico?

Nesse momento, incentive os alunos a entender que o fato de o Camp Nou estar vazio durante a partida entre FC Barcelona e Las Palmas nada tem haver com uma punição futebolística, e sim uma decisão política por parte do FC Barcelona, que pediu para o encontro ser adiado, mas a Liga espanhola, organismo que tutela o futebol profissional na Espanha, não aceitou o pedido alegando não existir razões para adiar o encontro. Diante da negativa da liga, O FC Barcelona decidiu disputar o encontro a portas fechadas, como forma de protesto em favor do referendo de independência da Catalunha, que ocorreu no mesmo dia da partida, 30/10/2017. Destaque que o fato foi noticiado pelo mundo todo, como ilustra a imagem apresentada. Caso necessário, a notícia pode ser visualizada na íntegra no site do clube.

Links para impressão das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

Comente com os alunos que, para entender o que de fato aconteceu, irão ler e analisar duas reportagens do dia 01/10/2017 que noticiaram o fato do Camp Nou estar vazio durante a partida entre o FC Barcelona e Las Palmas. O texto 1, “Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha”, relata o fato trazendo informações a partir da decisão do FC Barcelona. Para isso, cita um trecho do depoimento do clube apoiando o exercício do direito democrático e da livre-expressão do povo catalão e depoimentos de jogadores do time. Já o texto 2, “Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa”, é uma reportagem do jornal O Marca, publicação da capital Madri, que foi crítico ao Barcelona no fato, trazendo como destaque o fato de Las Palmas bordar a bandeira da Espanha em seu uniforme, com depoimentos do clube e dos jogadores defendendo a unidade da Espanha. O jornal citou em outras reportagens que o clube tentou suspender a partida em apoio a um “referendo ilegal” e recuou diante de punições que poderiam ser impostas ao time.

Para realização desta etapa, disponibilize cópias das reportagens, disponível neste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados no slides. Caso não seja possível a projeção, disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Ou registre os questionamentos no quadro para registro dos alunos.

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados nos slides e registrem suas respostas em uma folha separada. Caso não seja possível a projeção, registre os questionamentos no quadro ou disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Para finalizar a aula, peça a socialização dos alunos sobre os questionamentos da etapa anterior, retornando ao questionamento inicial. Incentive os alunos identificar que o fato está ligado a uma questão política e não uma punição futebolística, por exemplo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente aos alunos a bandeira "Sim" para promover a votação para a independência da Catalunha no referendo e o significado de referendo de independência.

Para impressão das imagens, utilize o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nX4MGhvRtWqVyeAPdf5h6CVaCW46KYwnn4n43BsMVhCc9HqbF3q4tnkbDC4R/geo09-03und01-imagens-da-sistematizacao.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Ao final, apresente o Gráfico de Pizza com os resultados obtidos (em porcentagem) do referendo de independência da Catalunha no dia 01/10/1017. Caso não seja possível a projeção e nem a impressão, registre os resultados no quadro em forma de uma tabela simples.

Para impressão do Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQufQDerFAfGc37eBZqpjTQUwbdjUpaKMecZVysxqSmnTNWekgPMtjPtbmA9/geo09-03und01-grafico-de-pizza-1-pie.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade refere-se identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A análise dessas manifestações a partir da cultura de massa, no caso o futebol, proporciona uma aproximação dos alunos com a temática. Para isso, serão utilizadas manchetes de vários noticiários abordando o impacto do referendo de independência da Catalunha durante o jogo do Barcelona, no dia 01/10/2017.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha sulfite (almaço ou folha de caderno destacada) para Ação Propositiva. Os alunos devem ter acesso ao Mapa Político da Europa e da Espanha para a contextualização da aula. Caso não seja possível a utilização dos mapas selecionados, separe com antecedência alguns exemplares de Atlas Escolares ou utilize para a Contextualização um Mapa-Múndi Político.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Imagens para a Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Imagens para a Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nX4MGhvRtWqVyeAPdf5h6CVaCW46KYwnn4n43BsMVhCc9HqbF3q4tnkbDC4R/geo09-03und01-imagens-da-sistematizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQufQDerFAfGc37eBZqpjTQUwbdjUpaKMecZVysxqSmnTNWekgPMtjPtbmA9/geo09-03und01-grafico-de-pizza-1-pie.pdf

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Link para os mapas:

Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

Para compreensão do termo “minoria”, associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em: 09 de novembro de 2018.

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Caso queira ter acesso na íntegra a reportagem que ilustra o impacto global do Camp Nou vazio, acesse o link: https://www.fcbarcelona.com.br/clube/noticias/2017-2018/camp-nou-vazio-com-impacto-global. Acesso em: 09 de novembro de 2018

Para entender mais como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã, acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/2265/como-o-time-de-futebol-fc-barcelona-se-relaciona-com-a-cultura-catala. Acesso em: 09 de novembro de 2018

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de minorias étnicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer uma minoria étnica específica, o povo catalão. Irão conhecer onde esse povo está localizado e como suas manifestações culturais estão presentes no futebol.

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas e que tenham conhecimento prévio do significado de minoria étnica. Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se conhecem o povo catalão. Caso a resposta seja afirmativa, pergunte: o que sabem sobre esse povo? Como, por exemplo, a localização, língua, costumes, cultura, etc.

Pergunte ainda se eles sabem que o povo catalão é considerado um minoria étnica. Neste momento, retome brevemente o que é significado de minoria étnica, ressaltando que o termo está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade.

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.

Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.

Link para os mapas:

Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.

Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.

Link para os mapas:

“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

Para finalizar, projete ou apresente impresso aos alunos a bandeira da Catalunha e a imagem de protesto, com os dizeres: “Somos uma nação”. Nesse momento, destaque que os principais motivos pelos quais o povo catalão pede independência estão relacionados ao fato de defenderem uma identidade própria, diferente do restante do país, como o idioma oficial adotado, o catalão. Além disso, os argumentos separatistas têm cunho histórico, com a Sucessão Espanhola (1702-1714), no qual o território passou a fazer parte do Estado espanhol. Atualmente, os argumentos utilizados são também de cunho econômico, pelo fato de defenderem que a região paga mais impostos do que recebe em benefícios. Portanto, os dizeres “Somos uma nação” reforçam a identidade própria e o desejo de independência.

Link para os mapas:

“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zQ9cgcH6DNXRcVbD8tw5jRaN2ygmEtWjbvAhEAjTg3U6Ywj2SkszYQhcdbFX/geo09-03und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018

Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:

“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018

“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Para esta etapa, apresente ou realize oralmente o questionamento sobre a importância que o FC Barcelona tem para o povo catalão, e as manifestações constantes desse povo durante os jogos, como demonstra a imagem apresentada, na qual é possível identificar a bandeira da Catalunha.

Links para impressão das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Orientações:

Logo após, apresente ou realize oralmente os questionamentos:

Quais foram os motivos que levaram o estádio Camp Nou a ficar vazio durante a partida contra Las Palmas, no dia 01/10/2017?

Foi uma questão apenas esportiva? Ou vai além do caráter futebolístico?

Nesse momento, incentive os alunos a entender que o fato de o Camp Nou estar vazio durante a partida entre FC Barcelona e Las Palmas nada tem haver com uma punição futebolística, e sim uma decisão política por parte do FC Barcelona, que pediu para o encontro ser adiado, mas a Liga espanhola, organismo que tutela o futebol profissional na Espanha, não aceitou o pedido alegando não existir razões para adiar o encontro. Diante da negativa da liga, O FC Barcelona decidiu disputar o encontro a portas fechadas, como forma de protesto em favor do referendo de independência da Catalunha, que ocorreu no mesmo dia da partida, 30/10/2017. Destaque que o fato foi noticiado pelo mundo todo, como ilustra a imagem apresentada. Caso necessário, a notícia pode ser visualizada na íntegra no site do clube.

Links para impressão das imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EeF43GU7DXjz67dmZhKeTUYS9gR5hEtYQBRj6n5BG9xcvjMvkRnRKW22szc/geo09-03und01-imagens-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

Comente com os alunos que, para entender o que de fato aconteceu, irão ler e analisar duas reportagens do dia 01/10/2017 que noticiaram o fato do Camp Nou estar vazio durante a partida entre o FC Barcelona e Las Palmas. O texto 1, “Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha”, relata o fato trazendo informações a partir da decisão do FC Barcelona. Para isso, cita um trecho do depoimento do clube apoiando o exercício do direito democrático e da livre-expressão do povo catalão e depoimentos de jogadores do time. Já o texto 2, “Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa”, é uma reportagem do jornal O Marca, publicação da capital Madri, que foi crítico ao Barcelona no fato, trazendo como destaque o fato de Las Palmas bordar a bandeira da Espanha em seu uniforme, com depoimentos do clube e dos jogadores defendendo a unidade da Espanha. O jornal citou em outras reportagens que o clube tentou suspender a partida em apoio a um “referendo ilegal” e recuou diante de punições que poderiam ser impostas ao time.

Para realização desta etapa, disponibilize cópias das reportagens, disponível neste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados no slides. Caso não seja possível a projeção, disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Ou registre os questionamentos no quadro para registro dos alunos.

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados nos slides e registrem suas respostas em uma folha separada. Caso não seja possível a projeção, registre os questionamentos no quadro ou disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/27ZJyR8ZJgNAmCPck9e64gvYagFKcEENprrBBrcxJkrP5a6waHPv7dvRE2rw/geo09-03und01-acao-propositiva.pdf

Link das reportagens selecionadas:

Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:

https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Para finalizar a aula, peça a socialização dos alunos sobre os questionamentos da etapa anterior, retornando ao questionamento inicial. Incentive os alunos identificar que o fato está ligado a uma questão política e não uma punição futebolística, por exemplo.

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente aos alunos a bandeira "Sim" para promover a votação para a independência da Catalunha no referendo e o significado de referendo de independência.

Para impressão das imagens, utilize o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nX4MGhvRtWqVyeAPdf5h6CVaCW46KYwnn4n43BsMVhCc9HqbF3q4tnkbDC4R/geo09-03und01-imagens-da-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Ao final, apresente o Gráfico de Pizza com os resultados obtidos (em porcentagem) do referendo de independência da Catalunha no dia 01/10/1017. Caso não seja possível a projeção e nem a impressão, registre os resultados no quadro em forma de uma tabela simples.

Para impressão do Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQufQDerFAfGc37eBZqpjTQUwbdjUpaKMecZVysxqSmnTNWekgPMtjPtbmA9/geo09-03und01-grafico-de-pizza-1-pie.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano