16235
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - A ciência produzindo a modernidade

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A ciência produzindo a modernidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts.

Contexto
O objetivo desta aula é investigar como se desenvolveu o pensamento científico “moderno”.
Para desenvolvê-la com  seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos as três imagens, e selecione algumas perguntas centrais para reflexão, por exemplo:
- Que motivos levam estudiosos a estudar estes elementos há mais de 500 anos?
- Estes estudos podem sofrer alterações ao longo do tempo?

Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Problematização
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação.Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat. As questões centrais para análise de cada documento são:
- Documento método científico: qual a importância de utilizarmos o “método científico” em nosso cotidiano e em nossas pesquisas?
- Documento Medicina: como Da Vinci criou as gravuras sobre o corpo humano?
- Documento Astronomia: como imagina que Copérnico chegou à teoria heliocêntrica?
- Documento Tecnologia: o que precisa ser feito para que estes conhecimentos atravessem os anos?

Sistematização
É interessante que você proponha que os alunos realizem o roteiro de Método Científico para analisar as pesquisas que têm sido empreendidas a respeito do Covid 19, por exemplo, com relação aos medicamentos e vacinas em teste. A partir disso, podem realizar um relatório no formato de um Checklist de cada procedimento observado e as conclusões .

Convite às famílias
Convide as famílias a observarem o documento com o modelo de Método Científico e, a partir disso, seguindo os mesmos passos, analisar algum tema de seu interesse. Estação Método Científico (disponível aqui).

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_01UND02

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas