16207
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Os Museus e as Teorias de Povoamento da América

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Os Museus e as Teorias de Povoamento da América

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender o papel dos museus na organização da cultura material para a construção das teorias de povoamento da América.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula disponibilizando aos alunos as imagens e questionamentos sugeridos no plano. Peça para que eles comentem brevemente as percepções por meio de mensagens, ou se voluntariem a dizê-las em meio à videoconferência. Para isso, abra os microfones deles.

Para o registro de palavras-chave referentes aos museus, os alunos poderão utilizar o modelo proposto de infográfico e contar com trocas de ideias com os colegas, via mensagens no Whatsapp, ou com familiares. Outra opção é que produzam uma nuvem de palavras em um site gratuito, como o Mentimeter (veja como usá-lo aqui), mapeando-as visualmente conforme maior recorrência.

Problematização
Disponibilize o texto a respeito da destruição do Museu Nacional, para que façam a leitura. Recomendem que realizem a leitura em voz alta, seja individualmente, em casa, ou por meio de interação em videoconferência (escolha alguns leitores). Peça que respondam aos questionamentos propostos. Os alunos também podem realizar pequenas entrevistas com os familiares, mapeando percepções e frequências a estas instituições.

Sistematização
Estabeleça um prazo para que os estudantes possam desenvolver a atividade proposta, individualmente ou em grupo (com interações virtuais). Feito isso, sugira que realizem uma campanha sobre a importância dos museus, compartilhando as percepções por meio de áudios, vídeos curtos ou mensagens de texto, acompanhadas de hashtags sobre o assunto (veja aqui como usá-las aqui).

Convite às famílias
Convide as famílias a visitar o site do Museu Nacional e explorar o conteúdo. Há informações sobre a História da Instituição, exposições e acervos catalogados, programação de lives de temáticas, dentre outros (disponível aqui).

Podem também acessar o site do projeto Era Virtual, que disponibiliza visitas pela internet com visualização 360º de diversos museus brasileiros e seus acervos (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_04UND03

(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas