16051
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Manifestações populares: África

Plano de aula de História com atividades para o 3° ano do Fundamental sobre As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar elementos afro-brasileiros da nossa manifestação popular. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Apresente o slide 3 do plano. Via áudio ou texto, oriente a análise do slide:
- Qual a relação entre as imagens?
- Que tipo de festa as imagens retratam?
- O que não pode faltar em uma festa de aniversário?

Peça para os estudantes responderem as questões via arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.

Problematização
Via áudio ou texto, explique para os estudantes que, assim como nas festas de aniversários (que têm bolos, balões etc.), as manifestações populares têm elementos importantes para que aconteçam e que lhes são característicos. Siga as instruções quanto a explicação do “Jongo”, que o plano traz. Ao final, compartilhe o arquivo de problematização e peça que eles respondam baseados na explicação que você deu.

Você também pode pedir que os estudantes pesquisem mais informações sobre a manifestação cultural. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma.

Sistematização
Via texto de Whatsapp, peça que os alunos desenhem a manifestação popular que analisaram. Explique que o desenho deve contemplar os elementos característicos à manifestação. As atividades devem ser compartilhadas no grupo da escola ou você pode produzir um Padlet (veja como fazer um aqui).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexões com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_03UND02

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas